CONCEITUAÇÃO E APLICAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Administração

Documento 1

Cidade 2019 CONCEITUAÇÃO E APLICAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS Nome do autor1 Nome do professor2 RESUMO Essa pesquisa buscou analisar como a gestão estratégia é considerada nas micro e pequenas empresas, e como esta é importante para desenvolvimento da organização. E para alcançar esse objetivo, o procedimento técnico adotado foi através da pesquisa bibliográfica, que permitiu o acesso a fontes primarias e secundarias tais como a utilização de artigos, revistas e livros. Dessa maneira permitiu verificar o quanto a gestão estratégica tem forte influencia para a organização que deseja se manter no mercado, pois independentemente se a empresa é de grande ou de pequeno portes, com um bom desenvolvimento estratégico a mesma pode permanecer no mercado com um grande diferencial, pois o conceito sobre a gestão estratégica precisa ser mais abrangente para que as empresas consigam desenvolver um melhor posicionamento, credibilidade, rentabilidade e criatividade e sustentabilidade no âmbito em que esta inserida.

Palavras-chave: Gestão Estratégica, Organização, Planejamento Estratégico, Micro e Pequenas Empresas. ABSTRACT This research sought to analyze how management strategy is considered in micro and small companies, and how this is important for the development of the organization. Para melhor aproveitamento e entendimento do tema, este artigo está estruturado em três capítulos, sendo este a Introdução, na sequência apresenta-se o referencial teórico abrangendo o conceito da gestão estratégica e sua importância nas micro e pequenas empresas. No terceiro capitulo apresentam-se a conclusão. REFERENCIAL TEORICO 2. DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA Antes de compreender a importância que a estratégia possuem para a organização é preciso entender o que seja a estratégia. E segundo Crainer e Dearlove (2014) a estratégia trata-se de um planejamento organizado de ações que levam a realização dos objetivos e metas da organização, ou seja, é um conjunto de ações que a organização utilizam com o propósito de alcançar o foco da empresa.

Ainda segundo Pereira é possível descrever que a gestão estratégia é um planejamento que consiste em tomadas de decisões necessárias para garantir o futuro da organização. Por isso torna-se indispensável para as empresas sejam elas de grande e de médio ou pequeno porte tenha uma ótima gestão estratégica. A gestão estratégica é nada mais do que uma identificação das necessidades do momento atual e futuro da empresa. ELEMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGIA Para se desenvolver uma gestão estratégica de qualidade é preciso que se tenha foco em alguns elementos essenciais da gestão, e segundo Pereira (2015) esses elementos são: entender a missão da organização, compreender a visão da empresa, diagnosticar o ambiente interno e externo, observar os fatores negativos, analisar os concorrentes e colaboradores, entender o objetivo, e está alerta ao planejamento de ações para o desenvolvimento e os resultados.

Desta forma o elemento da gestão estratégia trata-se de um conjunto de observação do sistema administrativo da organização, pois envolve diretamente aos objetivos da empresa. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESTRATEGICA PARA AS ORGANIZAÇÕES Manter uma empresa no mercado a cada dia mais globalizado, cheio de inovações, tecnologia, vários concorrentes, competitividade constante como na variedade de preços, e produtos e em serviços e entres outros recursos, torna-se desesperador para o administrador acompanhar essas tendências, no entanto existe algo que pode ajudar as empresas a obter um crescimento contínuo e progressivo que é através da gestão estratégica implantada na organização. Independentemente qual seja o tamanho da organização, se as empresas utilizarem de uma boa gestão estratégica obterá sucesso.

Segundo Eliana (2011) de acordo com Igor a gestão estratégica é tão importante que esta pode conscientizar os colaboradores sobre as responsabilidades que este possuem, fazendo o mesmo refletir sobre a produtividade, para que possa aumentar, faz-se uma analise sobre a maneira como este tem trabalhado de forma que evite desperdício, aumente a rentabilidade e promovendo uma melhora continua na organização para garantir sobrevivência no mercado a longo prazo. Por isso pode-se considerar que a gestão estratégica é fundamental para as organizações. Uma organização que não possuem estratégia vai tornando-se uma empresa de fracasso, pois só conseguem crescer quem possui inteligência, discernimento, sabedoria e conhecimento da realidade, e procura exercitar suas novas ideias em prol do crescimento constante da organização.

Sendo assim a empresa de micro e pequeno porte necessita adaptar uma maneira de executar uma gestão estratégica para ter seu diferencial no mercado. Geralmente é por causa da falta da estratégia que muitas empresas chegam à falência. E isso requer um pouco mais de atenção quanto aos empresários e proprietários. Mesmo este alegando que não possui recursos para investir em um profissional, porém este pode estudar sobre o assunto e buscar melhora para o seu próprio estabelecimento. Tornando-se preparado para as diversidades que serão encontradas durante o processo de estabelecimento no mercado. Fonte: www. estrategiaconsultoria. com. br Conforme apresentado na figura 01 a gestão estratégica precisa ser desenvolvida através da observância do mercado e do ambiente interno e externo da organização, ou seja, trata-se de uma analise de um conjunto como um todo, para assim poder executar as estratégias acessíveis á realidade e a visão de crescimento para o futuro.

ESTRATEGIAS COMO VANTAGEM COMPETITIVA De acordo com Giatti (2019) quando as empresas possui uma vantagem competitiva, esta adquirindo um característica positiva, é o que difere dos outros concorrentes, e esses aspectos pode esta nas estratégias do preço, na qualidade dos produtos ou serviços ou em outro aspectos que tem se destacado dos demais. Afinal muito querem trabalhar em um ambiente que seja desenvolvido que possam oferecer retorno tanto em um clima favorável para os colaboradores como principalmente retorno financeiro para os mesmo. VANTAGEM COMPETITIVA E AS PESSOAS Fischer (2002), relata que “o bom desempenho de qualquer organização depende diretamente de seus funcionários”. Ou seja, são eles que garantem um sucesso para as empresas, seja ela do órgão público ou privado. Diante deste contexto são as pessoas que causam diferença e beneficio para a organização, e atualmente o diferencial das empresas consiste em funcionários dedicados e que estão sempre em busca de inovação, criatividade, estratégia, tudo para que o crescimento da empresa seja constante e progressivo.

Por isso é considerável que o trabalhador exerça sua atividade motivada a mudanças, que tenha uma visão estratégia para auxiliar a empresa seja de micro, pequena ou grande a se desenvolver da melhor forma possível. E por ultimo é a rivalidade dos concorrentes, onde este investe no marketing para poder atrair novos clientes. Por isso faz-se necessário conhecer o mercado aonde esta inserido e procurar inovar sempre para alcançar os objetivos futuros, e essa cincos força são fundamentais para que o empreendimento possam adquirir estratégia com sustentabilidade. A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO PARA AS EMPRESAS A inovação pode ser vista como uma das estratégias que a empresa utiliza para se destacar no mercado e segundo Chiavenato (2016) a inovação é a criação de novas ideias que possibilita a melhora continua da potencialidade da empresa diante do mercado.

Desta forma compreende-se que a inovação é algo que as empresas devem obter para conquistar e manter cliente e buscar um avanço lucrativo para a organização. Vale ressaltar que empresa necessita aceitar as ideias que surgem diante das pessoas que estão envolvidas no trabalho, é preciso dar feedback, aceitas as opiniões de melhoria. Sendo algo que obteve um maior destaque após a segunda guerra mundial, onde os países procuraram acelerar a economia, aumentando a renda para diminuir a crise e evitar maior índice de pobreza, através da ajuda da industrialização compulsória. De acordo com Souza o desenvolvimento trata-se de um processo de mudanças sócias e econômicas. Considera-se que essas mudanças envolvem vários aspectos estruturais sociais, políticos e financeiros.

Agora na visão de Souza (2007, p. “O desenvolvimento pode ser visto como uma alteração da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, onde promova melhoria nos indicadores de bem estar econômico e social como a pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde e entre outros”. Atualmente um dos defeitos da MPEs é achar que em qualquer lugar em que esta se encontre esta bom, ou seja não estão disposta a ter uma visão de mercado , e não buscam um direcionamento para alcançar seus objetivos futuros. Hoje para que as MPEs tenha uma implantação da gestão estratégica necessita motivar os administradores a ir em busca de crescimento não simplesmente atual e sim de futuro.

Mesmo que este admita falta de recursos estes podem buscar uma metodologia administrativa para desenvolver no seu empreendimento com maior viabilidade. Portanto para que haja sucesso na implantação da gestão estratégica requer que os administradores tenham conhecimento especifico da realidade que existe no ambiente interno da organização e no ambiente externo que é o mercado e seus concorrentes, considerando que a decisão com relação as estratégia a serem preferidas tem quer ser direcionada pela direção, levando em conta as necessidade das mesma juntos com os recursos financeiros disponibilizados. DIFICULDADE DA INPLANTAÇÃO DA ESTRATEGIA De acordo com Crainer e Dearlove (2014), pode até parecer difícil a implantação da gestão estratégica nas micro e pequenas empresas, mais é possível quando este abre mãos de algumas coisas em prol de outras melhores.

A gestão estratégica tem forte influencia para a organização que deseja se manter no mercado, pois independentemente se a empresa é de grande ou de pequeno portes, com um bom desenvolvimento estratégico a mesma pode permanecer no mercado com um grande diferencial, pois o conceito sobre a gestão estratégica precisa ser mais abrangente para que as empresas consigam desenvolver um melhor posicionamento, credibilidade, rentabilidade e criatividade e sustentabilidade no âmbito em que esta inserida. Diante deste contexto percebe-se que existem muitos aspectos a serem estudados, o qual pode ser relevante a novas pesquisas, para que assim as empresas que surgirem futuramente, possa começar de maneira correta e também para aqueles que já possuem, aprenda a agir com sabedoria e garantir uma melhor gestão estratégica com ótimos profissionais.

Assim, pode-se obter um diferencial e um crescimento constante, seja ele em produtividade como também em relacionamento entre funcionários, proprietários, colaboradores e clientes, e com uma boa gestão as empresas poderá ser um diferencial competitivo no mercado. REFERENCIAS ALMEIDA, Marrtinho. Desenvolvimento de um modelo de planejamento estratégico para pequenas empresas. Disponível em: www. consultoriaestrategia. com. br. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019. ª ed. In: FLEURY, M. T. L. Org. R. Abordagem por processos segundo o Modelo de Excelência da Gestão para microempresa. Monografia- Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, pp. PEREIRA, Marcos Antonio. Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa. São Carlos. SOUZA, Naile de \Jesus Desenvolvimento Econômico 5º Ed são Paulo, altas 2007.

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