Levantamento e análise de requisitos de um sistema de controle de vendas de uma loja de jogos, acessórios e p

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Palavras-Chaves: documentação, sistema de gerenciamento, geek. ABSTRACT In recent years the consumption of geek products has grown a lot, including becoming fashionable among young people, with that many stores specialized in the sale of this type of item have appeared. However, many stores, to start sales, end up leaving the acquisition of management and administrative systems for the future, when sales have a greater flow, as in the case of the company presented. We have as a general objective of this work the presentation of the documentation, requirements and business processes related to the development of this system. Keywords: documentation, management system, geek. REQUISITOS. CASO DE USO. DIAGRAMA DE CLASSE. DIAGRAMA ENTIDADE RELACIONAMENTO. CONCLUSÃO. CONTEXTO DE USO O sistema será utilizado dentro da loja, de forma a consultar os preços dos produtos pelos funcionários, cadastrar clientes e realizar vendas.

A empresa também trabalha com alguns itens raros, que sendo vendidos dificilmente serão repostos no estoque, porém o foco do sistema é gerenciar as vendas feitas pelos clientes, sendo que para serem canceladas é necessário que o gerente ou supervisor autorize. Também deverá ser realizado um controle de acesso no sistema, onde diferentes perfis de usuário terão acesso a diferentes funcionalidades, como por exemplo cadastro de itens, clientes, consulta de informações, entre outros. GLOSSÁRIO Antes de iniciar os itens relativos ao desenvolvimento do sistema, faz-se necessário esclarecer alguns termos, sendo eles: 8  Sistema desktop: sistema de que deve ser instalado nos computadores, podendo ou não ser acessado via web. Não possuem compatibilidade nativa com outros sistemas operacionais, sendo necessário o desenvolvimento de um programa para cada sistema.

REGRAS DE NEGÓCIO Apresentamos as seguintes regras de negócio necessárias para o correto funcionamento do sistema:  Os cadastros dos clientes devem possuir: código, RG, CPF, nome, data do cadastro, endereço, telefone, e-mail do cliente.  Todo acesso ao sistema é feito na loja por meio de login e senha.  Os produtos deverão estar vinculados a uma das seguintes categorias: jogos, acessórios e produtos geek.  A venda deverá possuir os dados do cliente e todos os produtos adquiridos.  Deverá ser gerado um código único da venda, com a data da venda, o valor da venda, opções para pagamento (dinheiro/cartão), o status de pagamento e o status da venda. Já os requisitos não funcionais são relativos a usabilidade e qualidade do sistema, impactando na sua forma de utilização por parte dos usuários.

Na Tabela 1 apresentamos os requisitos funcionais e na Tabela 2 os requisitos não funcionais. ID RF01 Descrição Cadastro de usuários Prioridade Alta 11 RF02 Cadastro de produtos Alta RF03 Cadastro de clientes Média RF04 Gerenciamento de perfis de acesso Alta RF05 Gerenciamento de venda Alta RF06 Sistema disponível para desktop Alta RF07 Módulos de usabilidade no sistema Alta Tabela 1: Requisitos funcionais. ID Descrição Prioridade RNF01 O sistema deve ter botões grandes e intuitivos, Alta facilitando o uso por pessoas com problema de vista ou de idade mais avançada RNF02 O backup deve ser realizado todos os dias Média RNF03 A senhas devem ter no mínimo 6 caracteres Média RNF04 O sistema deve ser facilmente instalado e Média configurado Tabela 2: Requisitos não funcionais.

CASO DE USO O caso de uso apresentado na Figura 1 é composto de 3 atores, sendo eles o atendente, estoquista e supervisor. Sistema verifica se não tem outro usuário com mesmo e-mail cadastrado 3. Sistema salva o usuário 4. Sistema emite mensagem de registro salvo com sucesso Fluxo alternativo 1. Usuário informa os dados de novo usuário e seleciona o perfil 2. Sistema verifica se não tem outro usuário com mesmo e-mail cadastrado 3. Sistema salva o cliente 4. Sistema emite mensagem de registro salvo com sucesso Fluxo alternativo 1. Usuário informa os dados de novo cliente 2. Sistema verifica se não tem outro cliente cadastrado com mesmo cpf 3. Sistema informa que já existe um cliente com esse cpf cadastrado 4. Venda cancelada 6. Código da venda é enviado para o financeiro Cancelamento de item 1.

Usuário inicia a venda 2. Usuário registra os itens para venda 3. Cliente decide cancelar a compra de um dos itens 4. Figura 2: Diagrama de classe. DIAGRAMA ENTIDADE RELACIONAMENTO Na Figura 3 apresentamos o diagrama entidade relacionamento. Figura 3: Diagrama MER. CONCLUSÃO Nos últimos anos muitas lojas de produtos geeks surgiram, vendendo acessórios, jogos, bonecos de ação, entre outros. O crescimento dessas lojas pode ser relativo a uma maior popularização de filmes de super heróis e da década de 80, 90.

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