Letramento no mundo contemporâneo

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para além das dificuldades apresentadas na academia e nos planos pedagógicos, a tecnologia surgiu a fim de potencializar as áreas do saber, trazendo benefícios, os quais, ajudariam na democratização do conhecimento. Infelizmente, saber continua sendo poder, e neste caso, alguns problemas como o despreparo, a falta de material necessário acabam por surtir o efeito contrário ao desejado, pois aumentam as diferenças existentes entre aqueles que possuem o acesso as tecnologias e os que não o tem. Sendo assim, qual o papel do educador e da academia no preparo de políticas que melhorem o sistema educacional? E até que ponto, a tecnologia é benéfica? PALAVRAS CHAVE: Alfabetização, letramento, tecnologia. INTRODUÇÃO O presente trabalho versa sobre os desafios e problemas relacionados ao letramento na contemporaneidade.

Com o advento e constante evolução da tecnologia, as práticas relacionadas ao ensino sofreram grande mudança, graças ao impacto dessas novas facilidades advindas do avanço tecnológico, como a implementação de novos instrumentos em detrimento dos tradicionais, sendo um exemplo a substituição do quadro negro pela lousa interativa. Este conceito, que muitas vezes é confundido com o da alfabetização, é mais complexo e compreende a capacidade cognitiva de interpretação. Devemos partir, portanto, da compreensão do que é alfabetização. O conceito de alfabetização pode ser considerado simples e definido como a ação de alfabetizar, de propagar o ensino da leitura, ensinar a ler2. Sendo assim, a alfabetização são os conhecimentos adquiridos na escola, o aprendizado da leitura e da escrita.

Já o letramento pode ser definido como o conjunto de conhecimentos de leitura e escrita adquiridos na escola; capacidade de ler e de escrever ou de interpretar o que se escreve3. O construtivismo, como é conhecido este sistema no Brasil, apresenta o princípio de que aprender a ler e a escrever é aprender a construir sentido para e por meio de textos escritos, usando experiências e conhecimentos prévios, portanto o sistema grafofônico não é objeto de ensino direto e explícito, pois sua aprendizagem decorreria de forma natural da interação com a língua escrita. Este sistema tem reproduzido dificuldades na leitura e na escrita da população em fase escolar, tal fato passou a ser notado por pesquisas nacionais e, o sistema holístico/construtivista passou a ser questionado duramente quanto aos resultados apresentados.

A aprendizagem da língua escrita passa então a ser considerada como muito mais ampla e multifacetada que apenas a aprendizagem de um código. Passa a ser requerido, portanto, que essa faceta seja reinserida em sua importância no aprendizado de uma língua escrita. Deve-se buscar então, tendo em vista os fracos índices que vem sendo obtidos em exames que avaliam questões de linguística, estabelecer a diferença entre letramento e alfabetização, estabelecendo as conexões entre as necessárias entre as diferenças existentes, para que, durante o processo de aprendizagem, que leva em consideração diversos fatores sociais e humanos, a compreensão e a interpretação de diferentes gêneros de material escrito possam ser relacionados e associados a outra faceta da língua escrita que é na verdade multifacetada e engloba a fonologia, a codificação, processos de tradução da língua escrita, etc.

O processo de apropriação de uma tecnologia ou de algum outro recurso midiático – o acesso – depende das estratégias forjadas pelos próprios sujeitos para fazer uso do material. A disponibilidade diz respeito apenas às condições materiais existentes; sem uma construção individual, o recurso disponível é inutilizável. Há muitas instituições que têm muitos recursos disponíveis, aos quais, no entanto tem pouco acesso. Essas estratégias são essencialmente individuais. Seja para trabalho, ou para o lazer, ou para o registro de experiências, ou para o estudo, ou para a expressão artística; seja para recepção e consumo, ou para criação e distribuição, o usuário constrói, por si próprio, um trajeto individual, único, em busca da informação.

Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. KLEIMAN, Angela B. Letramento na contemporaneidade.

63 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download