A gestão de projetos e o passo a passo da elaboração do escopo do projeto

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

DÓRO et al, 2018). Deve-se, portanto, estruturar o escopo do projeto e segui-lo fielmente, levando-se em consideração que um projeto é um empreendimento temporário, com início, meio e fim, e portanto, deve-se atuar com o objetivo de atingir os parâmetros definidos neste escopo, desde o cronograma até os custos orçados (BARBI, 2015, apud DÓRO et al, 2018). Cabendo ao gerente de projetos garantir que tudo o que foi determinado no escopo seja atingido e para que não ocorram impasses ao longo do ciclo de vida do projeto. DÓRO et al, 2018). Pois França (2014) garante que grande parte dos insucessos em projetos está ligada a uma definição incompleta ou inexistente de escopo. Já o artigo discutido por Russo, Ruiz e Cunha (2005) tem uma abordagem voltada para a análise do papel da liderança no gerenciamento de projetos por meio de uma amostra levantada concluintes de cursos de gerenciamento de projetos.

Com foco em algumas competências e as habilidades definidas pelo PMI de 2004, classificadas segundo as características dos projetos. Apesar de não fornecer recomendações, mostra princípios encontrados nas situações selecionadas que poderão ser relevantes para gerentes de projetos, servindo de reflexão para melhorar ou adquirir algumas habilidades, elevando a possibilidade de sucesso. Dentre algumas características do PMI, listadas por Russo, Ruiz e Cunha (2005), tem-se destaque para: cinco áreas de especialização que a equipe deve usar, como: o conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, das normas e regulamentos da área do projeto; entendimento do ambiente do projeto (cultural, social, político, internacional e físico); conhecimentos e habilidades de gerenciamento geral (envolvendo planejamento, organização, formação de pessoal, etc. e habilidades interpessoais (comunicação eficaz, a liderança, a motivação, a influência sobre a organização, a negociação e o gerenciamento de conflitos e resolução de problemas).

O tratamento estatístico foi com distribuição por frequência, cruzando-se as “variáveis segmento, tamanho da equipe, tamanho do orçamento, prazo, satisfação do cliente, satisfação da equipe e fase do projeto, com as habilidades demonstradas por seus respectivos líderes” (RUSSO; RUIZ; CUNHA, 2005, p. As habilidades com maior média foram a Autoconfiança e a Iniciativa, qualidades muito reconhecidas pelos liderados e gera líderes empreendedores. Várias outras habilidades apresentaram média bastante parecida, mas a menor, abaixo do limite segundo a escala Likert, foi a Empatia, conferindo que esta habilidade não está presente em um líder, constatando um problema, pois demonstra como as empresas e os líderes ainda não estão preocupados com as motivações pessoais dos liderados.

RUSSO, RUIZ e CUNHA, 2005). As fases em que as habilidades foram melhor indicadas foi da Execução (Adaptabilidade, a Iniciativa, Autoconfiança e a Inspiração foram as melhores pontuadas, mas a menos percebida foi a Consciência Organizacional) e do Controle (Comunicação e a Confiabilidade foram bem percebidas, mas a Iniciativa nem tanto). Enquanto que o segundo artigo defende a ideia de que o papel do líder na gestão de projetos é fundamental. O que pode-se compreender correlacionado ambos os artigos é que o primeiro artigo é inteiramente técnico e não apresentar nada sobre o papel do líder. Sendo este fundamental para que o projeto seja executado adequadamente, pois o segundo artigo levanta pontos positivos das qualidades dos líderes, sentidas pelos liderados. Então planejar o gerenciamento do escopo e defini-lo bem, coletar os requisitos, criar uma EAP, validar o escopo e controla-lo, são sim processos e ferramentas insubstituíveis e necessárias para uma boa gestão de projetos (DÓRO et al, 2018).

Mas será incompleta ou poderá apresentar falhas se não considerar líderes qualificados e com o desenvolvimento de competências que favoreçam todos os envolvidos no ciclo do projeto, assim como afirmaram Seagal e Horne (1998) que devem ser aperfeiçoadas novas habilidades, para complementar e/ou manter as técnicas. pdf>. Acesso em 6 nov. BARBOSA, Catarine Aparecida Vieira. Aspectos críticos da implementação do modelo de Gestão por Competências em duas empresas de manufatura. p. A gestão de projetos e o passo a passo da elaboração do escopo do projeto. Revista Eletrônica REEED Engenharia Estudos e Debates, 2018. Disponível em:<http://www. reeed. com. Rio de Janeiro: Campus, 2002. PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE PMBOK - Um guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos.

a edição. Pennsylvania, USA: Project Management Institute, 2004. PROCHNOW, Franci Daniele; LEITE, Magda Lauri Gomes; PILATTI, Luiz Alberto. RUSSO, Rosária de Fátima Segger Macri; RUIZ, Jose Moreno; CUNHA, Rosana Paulo da. Liderança e influência nas fases da gestão de projetos. Revista Produção, v. n. p.

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