Laudas do estagio
Tipo de documento:Relatório
Área de estudo:Matemática
A observação de aulas foi feita com fins críticos e didáticos do ambiente, através de reflexões que descrevem as atividades realizadas em sala de aula, avaliações e atividades. Foi possível observar que para preparar alunos capazes de solucionar problemas, é necessário mais do que apenas ensinar conceitos matemáticos, é preciso vincular tais conceitos a realidade, atribuir significado aos mesmos, para que os mesmos possam utilizá-los da melhor forma possível em sua vida cotidiana e no seu futuro acadêmico, preparando assim o aluno para participar efetivamente da sociedade. No que diz respeito ao desenvolvimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai ocorrer na medida em que cada escola os torne seus. Por isso, será preciso operacionalizar os princípios dos Parâmetros Curriculares Nacionais no projeto educativo de cada escola, peça fundamental de seu bom funcionamento.
Dados de identificação do campo de Estágio O Estágio Curricular Supervisionado II foi realizado entre os dias 12 de março de 2018 com encerramento em 09 de abril de 2018, perfazendo uma carga horária total de 150 horas. Em seguida, colocou-se em prática o Plano de Intervenção “Tabuada Divertida”. Foram aplicadas diversas atividades matemáticas, dentre elas, a “Tabuada com as mãos”, atividade que privilegia o cálculo menta, um dominó da tabuada, onde podemos realizar operações matemáticas de multiplicação, bingo matemático, dentre outras atividades. O projeto contou com a participação do PIBID (Projeto interdisciplinar de bolsa de iniciação a docência), cujos bolsistas ajudaram na realização das atividades. O projeto culminou em pesquisa de satisfação dos alunos de cunho quantitativo e qualitativo, sobre a realização das atividades, os resultados foram os melhores possíveis, os alunos relataram muita satisfação em participar das atividades.
Percebeu-se através da realização das atividades propostas, que é possível proporcionar um aprendizado construtivo e satisfatório com a realização de atividades simples, e até mesmo confeccionadas pelos próprios alunos. Em relação a orientação sexual, os PCN’s instruem fortemente o uso da estatística aplicada a análise de dados. Deve-se ainda ensinar aos alunos a cuidar do próprio corpo,respeitar culturas e povos, e ainda, compreender a importância das questões ambientais. Outro assunto de extrema importância o qual é discutido no documento, trata da relação entre professor e aluno. Os PCN’s relatam que atualmente o aluno é visto como autor do seu próprio conhecimento, e nessa realidade o papel do professor mudou de agente transmissor do conhecimento, no ensino tradicionalista para mediador entre o aluno e o aprendizado.
Na fase de ensino do 3º ciclo, os alunos (11 e 12 anos), aprendem os conceitos de números naturais, inteiros e racionais, contemplando os números negativos através de representação na reta numérica, aprendem também sobre formas geométricas, criando a base de aprendizado de trigonometria. Como contribui para o processo de aprendizagem dos alunos? R=Acompanhando os desempenhos dos alunos, propor situações de aprendizagem envolvendo professores e alunos em projetos. O que é e como funciona o conselho escolar? R= O conselho escolar é formado por membros da comunidade escolar e tem como objetivo da sustentação as ações administrativa e pedagógica da instituição, atuando de forma a aprovar, acompanhar e fiscalizar as ações tomadas pela equipe diretiva. Como é elaborado o projeto político pedagógico da escola? R= O projeto político pedagógico foi elaborado pela comunidade escolar e a cada inicio de ano letivo ele é reestudado para que haja suplementação de dados, bem como atualização dos mesmos.
Sobre o conselho e direção escolar O Conselho Escolar é o órgão de poder máximo dentro de uma instituição educadora, de caráter consultivo e com autonomia de tomar decisões a frente dos assuntos de ordem pedagógica escolar, administrativa e financeira. O Conselho é formado por representantes de todos as áreas escolares: professores, alunos, auxiliares de serviço, secretários, direção administrativa e pedagógica (representada por diretores e supervisores). Na última aula assistida na turma, o professor deu continuidade ao assunto que estava sendo trabalhando, possibilitando por parte do estagiário a observação da importância da postura, respeito e ordem em sala que são necessários para que o professor obtenha êxito nas suas atividades. Observações em turma do 7º ano do Ensino Fundamental Diário de observação para o 7º ano Nome da escola: Escola Estadual João XXIII Série/Ano: 6ªsérie/7º ano Data das 6 aulas observadas: 12/03, 14/03, 15/03, 16/03, 19/03 e 09/04 Turno das aulas observadas: ( ) Matutino ( x ) Vespertino ( ) Noturno Professor(a) regente: Sueli Aparecida GobboCatharino Tema(s) abordado(s) nas 6 aulas: Figuras geométricas e suas características A primeira aula foi iniciada com a proposta de realização de jogos relacionados às figuras geométricas.
Desse modo, o jogo, na Educação Matemática, “passa a ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem. A criança,colocada diante de situações lúdicas, apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a estrutura matemática presente” (MOURA, 1996, p. sendo assim, o trabalho com jogos se mostra como metodologia de excelência a ser empregada na elaboração de aulas. A terceira aula, continuou a explicação sobre a fórmula de Bhaskara para que os alunos pudessem assimilar de forma significativa as noções de a, b e c, podendo assim os mesmos realizarem os exercícios ao fim da explicação, foram aplicados exercícios para que os alunos pudessem realizar atividades necessárias para que pudessem desenvolver a sua criatividade e seu raciocínio lógico através de alguns estímulos com problemáticas distintas, os mesmos tiveram dificuldades em realizar tal atividade, onde tive de auxiliá-los de forma exaustiva para que os mesmos pudessem desenvolver tal assunto que é dado complexo as primeiras vezes que se lida com o mesmo, os alunos não terminaram os exercícios e o mesmo foi encaminhado para casa, tendo a necessidade da realização do mesmo.
A quarta aula marcada por muitos alunos não conseguirem realizar o exercício em suas casas, o que inferiu que era necessário maiores explicações e sanar dúvidas, a fim de tal proposta o professor começou a realizar a correção dos exercícios, pedindo a participação dos alunos para auxilia-lo assim podendo identificar as maiores dúvidas e necessidades dos alunos, foi uma aula bastante proveitosa, pois buscou o dialogo para alcançar a superação de dúvidas pertinentes a matéria, com tal possibilidade gerou o estímulo e a curiosidade dos alunos de resolver problemas acerca de tal temática. A quinta aula novamente foi encaminhado um trabalho para os alunos, este deveria ser realizado dentro de sala em dupla, para que os alunos pudessem se auxiliar e exaltassem também a necessidade do trabalho em equipe, cooperando assim uns com as dificuldades dos outros, superando as mesmas de maneiras gradativas e consistente, o trabalhofoi auxiliado por mim e pelo professor para sanar dúvidas subsequentes e orientar aos alunos a raciocinarem por si mesmos em busca de satisfação pessoal e desejo de superação.
Na última aula acompanhada na turma o professor propôs a resolução do trabalho para que as dúvidas e ideias que surgiram com a elaboração do mesmo fossem expostas, uma vez que tal atividade contribuía para a construção de conhecimentos palpáveis para os alunos, sendo tal temática difícil os alunos conseguiram supera-la a partir da motivação, paciência e companheirismo facilitando assim o processo de ensino aprendizagem, observei temáticas distintas no acompanhamento das aulas e pude entender que não basta a atribuição de conteúdo, mas também a preocupação com o aluno como individuo. Análise do Livro Didático A escola trabalha na disciplina de matemática, com a coleção didática intitulada “Projeto Teláris”, o manual do livro didático foi bem avaliado pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).
Ao final de cada capítulo, há uma seção de exercícios cujo título é: “Tratamento da Informação”, estes exercícios visam o estudo e análise de gráficos e tabelas, visto que esse é um conteúdo que geralmente apresenta difícil assimilação por parte dos alunos. Posteriormente, na seção “Outros Contextos” o autor insere atividades adicionais que envolvem situações-problema contextualizadas. A educadora utiliza o exemplar do professor na elaboração de planos de aulas, o manual do professor dá dicas e faz orientações importantes sobre a forma de ensinar e criar os planos de aulas. A professora, por sua vez, segue o modelo didático adotado com rigor, seguindo os exemplos, dicas e orientações. Foi dado pela professora em uma de suas aulas, proposta de desafio, em que ela ofereceu meio ponto para quem respondesse a desafiadora questão, caracterizada pela professora como um problema.
Juros: Fórmula de Juros simples. Situações problemas contextualizadas envolvendo juros. Objetivos: Porcentagem: Interpretar a correta utilização do símbolo %. Ser capaz de trabalhar com porcentagem simples, bem como identificar contextos de aplicação da mesma. Fazer cálculos usando a multiplicação para aplicação de diminuições ou aumentos em cima de um dado valor x. Após a atividade, o professor inciará com o auxílio de projetor e notebook, aula expositiva em que explicará para os alunos a aplicabilidade dos juros no dia-a-dia. Em seguida os alunos serão apresentados aos conceitos relacionados a fórmula de juros simples (capital, montante, taxa de juros e tempo de aplicação). O professor dará exemplos, seguidos de exercícios resolvidos. Em seguida, serão retomados os exercícios propostos no início da atividade, nessa fase, espera-se que os alunos estejam aptos a resolver as situações-problema propostas.
Atividades Propostas: Aula 1 (Fonte: próprio autor) Questão I: Explique com suas palavras, o uso do símbolo ‘%’, e em que situações ele pode ser aplicado. As questões 3 e 4 serão reservadas a exercícios simples em que os alunos deverão demonstrar a compreensão de transformação de conteúdos fracionários em decimais e percentuais, bem como, avaliar onde os juros aparecem no cotidiano, citando um exemplo, a última das questões será composta de uma situação-problema de nível parecido com o que foi pedido nas aulas onde será avaliada a aplicação dos conceitos de porcentagem e juros. Questões da avaliação escrita: 1) (Fonte: próprio autor)Marque V ou F nas afirmativas, sendo V para verdadeiras e F para falsas ( ) O termo porcentagem pode ser descrito como uma medida de razão com base 100.
Toda fração pode ser expressa em forma de porcentagem. dez por cento de algo, equivale a dois quintos de 100 por cento. Fonte: próprio autor) Defina com suas palavras: a) Montante: b) Capital: c) Taxa: d) Juros: 3) (RachaCuca)Em uma escola pobre de São Paulo a merenda vem duas vezes por semana para os alunos. Durante esse pequeno intervalo de interação, percebeu-se que os alunos tinham interesse no tema. A turma demonstrou querer colaborar com a aula, foi combinado que cada um deveria levantar a mão para ter a oportunidade de fazer comentários durante a explicação da matéria. A aula foi elaborada de forma que não ficasse cansativa e desinteressante para os alunos, dessa forma, foram usados recursos como projetor multimídia intercalado com troca de ideias e exposição de conteúdos.
Foram desenvolvidas atividades em grupos, onde cada grupo deveria desenvolver exercícios que seriam posteriormente vistados e avaliados. A metodologia usada se mostrou útil pelo fato de que fugia um pouco do contexto ao qual os alunos já estavam acostumados de aula totalmente expositiva, devido a esse motivo, a dinamicidade do plano de aula foi fundamental para o desenvolvimento da proposta. Contudo, ao finalizar o trabalho, os alunos disseram terem gostado de como as aulas ocorreram. Percebeu-se através das avaliações, que os alunos conseguiram entender e aplicar os conceitos de porcentagem e juros simples de forma clara. O trabalho realizado estimulou os alunos a apresentarem trabalhos a frente da turma, visto que essa é uma competência de grande importância para alunos do ensino fundamental, que estão dando os primeiros passos nesse sentido.
A experiência foi agradável, e reforçou a vontade de ser um educador. O Estágio como prática docente na visão de um licenciando (Texto-base: “O estágio supervisionado em Matemática como espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente”) No artigo base para a confecção desse texto, algumas características são relevantes a se destacarem, uma delas trata do fato de que o discente não entendia o Estágio como prática educativa necessária a sua formação antes de realizá-lo de fato. Após a familiarização com as aplicações, eu poderia levar os alunos para o laboratório e explicar conceitos através de geometria, conceitos esses que seriam melhores assimilados pelos alunos ao visualizarem e compreenderem as demonstrações feitas.
Os alunos teriam ainda, a possibilidade de manejar as ferramentas disponíveis no Geogebra. Quanto aos jogos pedagógicos, uma forma aceitável de inserção dos jogos seria o trabalho em equipe, onde a turma dividida em grupos, teria que cumprir tarefas previamente planejadas pelo professor, de forma a alcançarem os objetivos propostos. O Uso do software Geogebra no ensino sobre figuras geométricas 1) Tema: o uso de softwares em aulas de Matemática 2) Turma: A seguinte proposta de ensino, visa ensinar geometria para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Duração O projeto tem duração previstas para 1:40h de aula. Atividade: Aprendendo Geometria com o software Geogebra Para a realização das atividades em questão, é necessário que os alunos tenham os seguinte conhecimentos prévios: • Reconhecimento de Sólidos geométricos; • Reconhecimento de Regiões Planas Poligonais e contornos; • Simetria.
Passo a passo da realização da atividade • Inicialmente, definiremos os conceitos de ponto, reta e plano; • Construção de segmentos paralelos. Em seguida, será pedido para os alunos, que eles desenhem figuras geométricas de lados paralelos (paralelogramos). • Após auxiliar os alunos com a criação do paralelogramo, os mesmos serão questionados sobre as relações existentes nos ângulos da figura formada. Ao estudar a área do quadrado, os alunos serão questionados a criar relações métricas da área de figuras derivadas do quadrado, e assim deduzir a fórmula do cálculo da área do triângulo. Uma das principais dúvidas existentes é a confusão com figuras, alguns alunos confundem, por não conhecerem as propriedades que as definem. Por exemplo: o que diferencia um quadrado de uma retângulo.
Outra dúvida comum, trata da classificação dos triângulos quanto ao ângulo e as medidas dos lados, nem todos reconhecem um triângulo retângulo, ou um triângulo isósceles. Para sanar essas dúvidas, serão levados materiais confeccionados com o formato e definição de cada figura, de forma que seja possível o aprendizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS A realização do Estágio, proporcionou ao estagiário conhecer de perto a realidade do professor em sala de aula, e consequentemente, perceber que nem tudo é na prática, como deveria ser em teoria, a exemplo disso, temos o fato dos alunos chegarem ao sétimo ano sem saber as quatro operações básicas, deficiências desse tipo, impossibilitam o bom andamento do conteúdo por parte do professor.
br/fichaTecnicaAula. html?aula=58932>Acesso em: 25 de abril de 2018. Dante, Luiz Roberto. Projeto Teláris 7° ano, 2ª edição – SP - 2015 FIOREZI, Fabiana. Um recurso metodológico para as aulas de matemática. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, T. M. org.
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