Iso14000 2004 14000 2015
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Engenharia de produção
Palavras chaves: ABNT. ISO. Normas Técnicas ABSTRACT ABNT NBR ISO 14001:2015 is an updated version of ABNT NBR ISO 14001:2004 in the face of the new requirements of the international market and the new premises of respect for the environment. A cross between the two editions became necessary to understand why the need for a second amendment in a short period of time, since the first edition of the norm was released in 1996. When talking about it, it was discovered that the insertion of more prominence of the managers, implementation of more requirements in the systems of communication and documentation making the results and records of the norm more transparent and more amenable to consultations Information in the case of adjustments or new certifications. Em 1947 foi criada a International Standardization Organization – ISO (Organização Mundial para Normalização).
Essa entidade foi formada pelos órgãos de normalização de cada país. Tem como objetivo principal buscar uma padronização de processos e produtos a nível mundial. PANDO, 2013, p. Já no Brasil, o órgão responsável é a ABNT: No Brasil, o órgão responsável pela elaboração e publicação de normas técnicas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fundada em 1940 com o objetivo de fornecer a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Isso permitirá valorar os impactos do meio ambiente que podem influenciar no alcance dos seus objetivos. Essa vertente advém do cenário de grandes mudanças ambientais que as empresas vêm sofrendo diante da escassez de recursos naturais e das interferências dos elementos meteorológicos que impactam no dia a dia das organizações.
Assim, na medida em que as empresas criam estratégias para serem menos dependentes desses recursos, também se tornam menos vulneráveis às alterações ambientais. BRANT; URZEDO, 2015) Para um maior entendimento, o quadro a seguir expõe as diferenças e evolução da ISO 14001 e suas edições ao longo do tempo: ISO 14001: 1996 A primeira versão da norma 14001 foi publicada pela ISO em 1996 e definiu os primeiros critérios para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental. Esta norma tinha a pretensão de propor mais equilíbrio entre os aspectos financeiros de uma organização (rentabilidade, lucro), com a melhor gestão dos impactos ambientais de suas atividades, buscando um relacionamento mais próximo entre a organização, o meio ambiente e a comunidade em que atua.
Há a questão, de o porquê as normas técnicas são alteradas, mas é preciso entender que as revisões periódicas são previstas em razão do próprio dinamismo que o mercado, as relações internacionais, as demandas vão se transformando ao longo do tempo: Todas as normas do sistema de gestão ISO estão sujeitas a uma revisão periódica de acordo com as regras através das quais foram redigidas. Seguindo uma pesquisa com usuários substanciais, o comitê decidiu que a revisão era apropriada e criou os seguintes objetivos para manter sua relevância no mercado de hoje e do futuro: • Integração com outros sistemas de gestão • Fornecer uma abordagem integrada para a gestão organizacional • Refletir os ambientes cada vez mais complexos em que as organizações atuam • Reforçar a capacidade da organização para tratar de seus impactos ambientais.
MUDANDO. Para um entendimento inicial e melhor aproveitamento do estudo a seguir, o alerta sobre as mudanças que foram operadas na edição da ABNT NBR ISO 14001:2015 que se relacionam: • Ao entendimento do contexto da organização, às necessidades e às expectativas das partes interessadas. • À consideração de uma perspectiva de ciclo de vida. Como os primeiros três itens se mantém com as mesmas características e terminologia, esta análise se inicia com o item 4: Um elemento importante inserido na nova estrutura é o item 4 – Contexto da organização. O entendimento sobre a organização e o contexto em que ela está inserida passa a ser um passo fundamental na definição de qualquer sistema de gestão, como, por exemplo, o ambiente em que opera, o contexto competitivo do setor no qual atua, disponibilidade de recursos, etc.
ISO. Entende-se que neste quesito, a organização deve ser avaliada e entendida como um todo, sua ambientação externa e interna, para que se possa compreender os caminhos que a busca pela certificação deve tomar. Um item de fundamental importância para o entendimento e definição do trabalho a ser realizado. Uma abordagem bem estabelecida já implementada por muitas organizações é a utilização de registros de riscos que, se devidamente gerenciados e implementados, pode gerenciar eficazmente os riscos e oportunidades para uma vasta gama de áreas e questões. Também haverá outras abordagens que resultam das várias cláusulas relevantes da 14001 (por exemplo, os resultados das cláusulas 4. e 4. e os requisitos das cláusulas 6. e 6. p. Figura 4: Parte 3 da tabela de correspondência entre ABNT NBR ISO 14001:2015 e ABNT NBR ISO 14001:2004 Fonte: (ABNT, 2015, p.
No item 10, apesar de ser baseado em itens já descritos na ISO 14001:2015, houve significante melhor definição em seus parâmetros: A melhoria contínua era citada anteriormente diversas vezes, porém agora ganha uma seção nova e específica. Deixa mais amplo a abordagem de melhoria contínua permitindo a Organização utilizar-se de diferentes tipos de melhoria. Alguns exemplos são: Alteração dos produtos, bens ou serviços, para melhorar a gestão do seu ciclo de vida, incluindo a sua destruição ou cessação; Implementação de alterações nos processos para minimizar os impactos ambientais e melhorar o desempenho ambiental. – Entender a organização e seu contexto – e no subitem 6. – Ações para endereçar riscos e oportunidades. A gestão de mudanças, que possui o foco em prevenção, também está implícita em diversos requisitos da nova norma, por exemplo: Aspectos ambientais (6.
Comunicação interna (7. Controle operacional (8. Ao se tratar de sistema de gestão ambiental, empresas, particularidades diversas e devido à diferenças inerentes é preciso unir o resultado exato da pesquisa quantitativa com a possibilidade de abordar detalhes ou características únicas presentes nos resultados da pesquisa qualitativa para um entendimento dos resultados que as mudanças na norma podem trazer ao longo do tempo. Mesmo que se afirme que os números são exatos em seus resultados, eles jamais poderão relatar detalhes da aplicabilidade das normas, a necessidade de adequações constantes e a inerente evolução face às transformações das relações comerciais e das necessidades em relação ao ambiente em que a empresa está inserida. Para o pesquisador que se propõe a desenvolver um trabalho baseado em resultados de pesquisa, que envolva dados tão distintos e mais especificamente a relação lucro/respeito ao meio ambiente, as abordagens quantitativas e qualitativas são fundamentais para seu embasamento de forma holística.
Objetividade e subjetividade devem ser utilizadas como ferramentas de diagnóstico e entendimento das situações. Sendo que quantidade e qualidade do resultado serão ferramentas de análise e confronto de informações que poderiam nem ser compreendidas se estivessem isoladas em quantidade ou qualidade. As lideranças passam a ter mais responsabilidade e comprometimento em relação ao seu papel de influenciadores ou mesmo a questão da comunicação clara e objetiva, que agora é evidenciada como necessária para ambos os públicos, interno e externo. As adequações às implementações das não-conformidades, bem especificadas no item 7, garante uma documentação detalhada e que pode ser atualizada constantemente diante das mudanças e novas adequações. Isso possibilita um registro passível de consulta sempre que necessário para dirimir dúvidas ou mesmo numa possível nova certificação quando necessário.
Ainda sobre registros, esta nova edição é bem específica como é descrito a seguir: A informação documentada que é requerida pela versão 2015 é: 1- Escopo do SGA (4. Política ambiental (5. Evidências da implementação do programa de auditoria e os respectivos resultados das auditorias (9. Evidências dos resultados da análise crítica pela gestão (9. Evidências da análise de causas das não-conformidades e quaisquer ações subsequentes tomadas (10. Registos de não conformidade e ações corretivas (10. Registos resultantes das avaliações de requisitos legais e outros. Oferecer vantagem competitiva e financeira aumentando a eficiência e reduzindo custos 6 Incentivar a melhoria do desempenho ambiental por parte de fornecedores, integrando-os aos sistemas de negócios da empresa. ABNT. Entende-se que a necessidade da atualização da ABNT NBR ISO 14001:2015 em relação à ABNT NBR ISO 14001:2004 vem atender a premissa de que as empresas e suas certificações devem estar sempre inseridas de forma atualizada e voltadas para o mercado em que atuam.
As exigências dessa norma são bem explicadas por ABNT (2015): 1 Que a gestão ambiental seja mais importante no posicionamento estratégico da empresa 2 Maior comprometimento da liderança 3 A implementação de iniciativas proativas que visem proteger o meio ambiente contra danos e degradação, como por exemplo, o uso sustentável dos recursos e a mitigação das alterações climáticas 4 Enfoque no conceito de ciclo de vida a fim de garantir que aspectos ambientais sejam levados em consideração desde o desenvolvimento até o fim da vida útil do produto 5 A adoção de uma estratégia de comunicação com foco nas partes interessadas Para quem busca a certificação entende-se que as empresas devem estar preparadas para a nova versão da norma que está atualizada, rígida com procedimentos e comportamentos e criteriosa na documentação solicitada.
E neste estudo, entendeu-se que a empresa, para se adequar e pleitear tão certificação, com as novas exigências, precisa e deve estar ciente de seu papel na sociedade em que está inserida. Ao buscar o entendimento sobre a ABNT NBR ISO 14001:2015 e as novidades que esta trouxe para o mundo das certificações ambientais, pode se entender que a empresa está um passo aquém de seus concorrentes. A certificação se traduz em visualização de um comportamento não somente ético empresarial, mas também com profundo respeito ao entorno de onde está estabelecida. Salientando que o comportamento de respeito ao meio ambiente tornou-se de ordem internacional, mercado almejado por empresas que buscam ampliar sua atuação. E, como competir com tantas outras empresas sem uma certificação de respeito mundial para garantir que seus produtos e serviços atendem aos quesitos de respeito ao meio ambiente como um todo? BIBLIOGRAFIA ABNT NBR ISO 14001: Principais benefícios.
Principais benefícios. ANPAD. doi. org/10. faces2017v16n2art4001. BOOK IV - 197. The ISO 14000 family of International Standards. Disponível em: <https://www. iso. org/files/live/sites/isoorg/files/archive/pdf/en/theiso14000family_2009. pdf>. São Paulo: Dnv-gl, 2015. p. ISO Survey of certifications to management system standards: Full results. Full results. Disponível em: <https://isotc. Disponível em: <http://hanawitt. com. br/wp-content/uploads/ISO-14001-2015-Comentada-Dani. pdf>. Acesso em: 02 fev. n. p. set. FapUNIFESP (SciELO). doi. p. dez. Disponível em: <http://www. firb. br/editora/index. TRIVIFIOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. p.
58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes