JUST-IN-TIME NA GESTÃO DA PRODUÇÃO: APONTAMENTO DAS DIFERENÇAS E VANTAGENS NA QUALIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS EM CONFRONTO COM O SISTEMA TRADICIONAL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Engenharia de produção

Documento 1

Os resultados são positivos e afirmativos quanto a vantagem do sistema just-in-time, comprovando sua liderança nos quesitos qualidade e redução de custos, desde que aplicados corretamente, em perfeita sincronia entre todos os processos de fabricação. Atingindo este patamar, a empresa surge como referência em eficiência e eficácia para atender um mercado cada vez mais competitivo. Palavras-chave: JUST-IN-TIME. GESTÃO LOGÍSTICA. QUALIDADE. COST REDUCTION. SYSTEM. Introdução Logística e globalização são temas atuais e amplamente difundidos já há algum tempo. A logística está intimamente relacionada à globalização, afinal, para que uma empresa vença os desafios propostos pela globalização e sobreviva ou ganhe liderança de mercado, é preciso ter uma logística que proporcione competitividade. A temática de estudo desta pesquisa, será uma estratégia logística conhecida como sistema Just-in-Time, que durante todo o artigo será mencionada pelas siglas JIT.

O just in time é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerada como uma completa “filosofia”, a qual incluiu aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O sistema tem como objetivo fundamental a melhoria contínua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá-se, através de um mecanismo de redução dos estoques. CORRÊA; GIANESI, 1996, p. Segundo Lopes (2010), o princípio básico da filosofia JIT é atender de forma rápida e flexível à variada demanda do mercado, produzindo em lotes de pequena dimensão. A linha de montagem final se dirige até o processo precedente para obter as peças na quantidade e no momento necessário para a montagem do bem ou produto.

Como continuidade do sistema, o processo precedente produz as peças retiradas pelo processo subsequente e consequentemente, cada processo produtor de peças retira estas peças ou materiais necessários junto aos processos precedentes ao longo da linha. MONDEN, 2015, p. A produção no ambiente JIT é um método desenvolvido para adaptação tanto a mudanças ocasionadas por problemas quanto por mudanças ocasionadas na demanda. Esse método faz com que todos os processos produzam os bens necessários no tempo necessário, bem como nas quantidades requisitadas. • Vantagens do sistema sem utilização de estoques: • Plantas funcionando a plena carga, com custos mínimos • Menor exposição aos riscos de sobre-capacidade • Desembolsos realizados com maior certeza e informações • Demanda atendida e clientes satisfeitos • Altos índices de utilização e menos recursos de produção • Potencial para atender variações imprevistas da demanda 2.

Entrevista – a prática corrobora a teoria A título de pesquisa qualitativa, segue por escrito respostas coletadas em entrevista com o Sr. Flávio R. Bajon Filho, do departamento comercial da empresa Controlflex Group, que iniciou suas atividades em 1986, como indústria fabricante de cabos de acionamento mecânico que atua nos mercados agrícola, moto ciclístico, automotivo leve e pesado. A empresa está situada na cidade de Votorantim, interior de São Paulo. Especificamente nos custos, houveram reduções reais? Sim. Melhor controle de fluxo de caixa, além de valores de ativos. No aspecto qualidade, houveram quais melhorias detectadas? Qualidade de produto em si não houve nenhuma melhora específica, mas qualidade como um todo sim, pois através da implementação da metodologia conseguimos melhor processo de compra e melhorar fluxos financeiros.

A Controlflex pensa, em algum momento, deixar de usar o sistema JIT e aplicar o sistema tradicional? Não. A entrevista foi realizada no dia 14 de agosto do ano corrente. a. C. o código de Hamurabi já demonstrava preocupação com a durabilidade e funcionalidade das habitações produzidas na época, de tal forma que, se um construtor negociasse um imóvel que não fosse sólido o suficiente para atender à sua finalidade e desabasse, ele, o construtor, seria imolado ou sacrificado. OLIVEIRA, 2003, p. Qualidade significa produtos sob especificação. Vistos desta forma, não são merecedores da atenção gerencial com objetivo de motivar e aplicar treinamento. Os produtos são produzidos e consumidos de modo simultâneo, não havendo tempo para inspecionar a qualidade, tampouco de executar correções de possíveis defeitos.

A qualidade melhora a satisfação do trabalhador e, portanto, torna-o mais produtivo. A qualidade traz o gosto pela direção de recursos, no sentido de atingir bons resultados e leva à autossatisfação para administradores e empresários. Leva clientes a atingirem a satisfação máxima de entender que consomem o melhor, de acordo com suas expectativas. O sistema JIT auxilia a empresa a obter vantagem em custo, por meio da otimização de todos os processos envolvidos. O sistema ataca o desperdício em todas as funções da manufatura e não somente na produção. ALVES, 1995). A filosofia JIT atende as necessidades que as empresas tanto almejam para satisfazer seus clientes, usando princípios operacionais que funcionam em harmonia proporcionando alta qualidade, baixo custo e imediata disponibilidade.

O princípio básico nesta cadeia é a redução de estoque. Todos esses fatores culminam num produto de preço mais baixo. Esse controle de custos é fundamental para que as empresas alcancem o sucesso esperado. Outro fator gerador de custos ocorre quando são identificados erros na operação interna, seja problemas com peças e materiais refugados ou retrabalhados. A perda de tempo durante o processo de produção e a falta de concentração dos agentes envolvidos na solução dos erros ocorridos também geram custos. Para eliminar esses custos, é necessário a identificação dos erros internos partindo de um controle rígido dos fatores de produção utilizados no processo e ter controle do tempo do desempenho das funções que os agentes produtivos exercem.

Neste patamar, cabe uma mudança de pensamento. As empresas com sistema tradicional de produção não precisam necessariamente mudar seu sistema, mas investir na qualidade de mão de obra dá bons resultados em qualquer que seja o sistema ou segmento de manufatura. Para comprovação da hipótese da qualidade ser uma das principais responsáveis para redução de custos foram analisados dois estudos específicos na revista Organização Sistêmica e na revista Ambiente Contábil. Ambas apresentaram histórico de resultados nas empresas que aplicaram a qualidade da filosofia JIT com objetivo de reduzir custos. Conclusões O estudo chegou à conclusão que, embora o sistema JIT não seja um processo perfeito, assim como o sistema tradicional está longe de ser, principalmente pelo sistema possuir um quadro enxuto de fornecedores e desta forma, necessitar que estes estejam igualmente comprometidos, bem como a mentalidade do departamento de compras para executar o desenvolvimento destes fornecedores, ficou claro que uma empresa ou organização pode alcançar a qualidade de seus produtos e serviços e garantir essa qualidade ao seu cliente, mérito construído com a utilização de alguns pilares, a saber, funcionários treinados e conscientes dos objetivos da organização e um processo produtivo controlado.

Tradução: Ronald Saraiva de Menezes. Porto Alegre, 2015. FUSCO, José Paulo Alves et al. Administração de Operações: da formulação estratégica ao controle operacional. Volume 1 – Editora Arte e Ciência, São Paulo, 2003, 296p.  RAE (Revista de Administração de Empresas), v. n. p. Disponível em: <http://bibliotecadigital. fgv. Gestão da produção. Editora Unijuí. Ijuí, 2010, 100p. ALVES, João Murta. O sistema Just in Time reduz os custos do processo produtivo. Redução de Custos no Sistema Just-In-Time: um estudo em uma empresa de confecções de São José de Mipibu. V. n. p. Disponível em: <https://periodicos. br/seer/index. php/tl/article/viewFile/173/222> Acesso: 17/08/2017.

43 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download