Introdução as reações organicas e seus mecanismos acidos e bases e estereoquimica moléculas quirais
Os principais tipos de reações orgânicas são: adições, substituições, eliminações, rearranjos e oxidação. Nas reações de adição um composto é agregado por outro formando um composto único, nas reações de substituições há uma troca de elementos nas estruturas dos compostos que estão reagindo, as reações de eliminação são opostas às adições, ou seja, um composto perde elementos de sua estrutura, as reações de rearranjos são aquelas que a composição dos átomos continua semelhante porém há uma modificação estrutural da representação do composto, e de oxidação, que está relacionada à entrada de oxigênio ou saída de hidrogênio das moléculas orgânicas. Por sua vez, ácidos são substâncias que podem doar cargas eletricamente positivas (os prótons), são substâncias deficientes em cargas negativas (elétrons).
Já as bases são o oposto dos ácidos, elas tendem a aceitar prótons, compreendendo substâncias ricas em elétrons. Ácidos e bases são fundamentais para compostos orgânicos porque podem atuar como catalisadores além de muitas das reações orgânicas que ocorrem envolverem reações ácidas e básicas. Ressalta-se que a acidez aumenta ao descer a fila da tabela periódica, assim como aumenta da esquerda para a direita. Quanto a basicidade, ocorre o oposto. A maior parte dos ácidos se tornam muito mais fracos quando não estão em solução. Compostos orgânicos que apresentam um átomo com dois elétrons que não foram compartilhados são denominados base. A transferência de cargas negativas está associada às fases iniciais de reações de algumas funções orgânicas, como álcoois, ésteres, aldeídos, ácidos carboxílicos e aminas.
A projeção de Fisher é uma sistemática para representação tridimensional de enantiômeros que apresenta o carbono e linhas que representam as ligações. Algumas propriedades dos enantiômeros podem ser semelhantes, como densidade e ponto de ebulição, mas aquelas propriedades que dependem do formato espacial da molécula apresentam diferenças, isso pode ser evidenciado na área fármaco-biológica, com substâncias que reagem de diferente forma no organismo humano em razão do formato da molécula. Além disso, existe uma diferença clara na forma como os enantiômeros se relacionam com a passagem de luz polarizada pela estrutura das moléculas, eles causam desvios em direções opostas. Quando há mais que um centro quiral na molécula, o composto pode apresentar tanto enantiômeros como diastereoisômeros, o que dependerá da configuração da molécula, se for totalmente invertida é um enantiômeros, caso contrário, um diastereoisômero.
Existem ainda moléculas aquirais qu possuem um centro quiral, esses compostos são denominados meso.
42 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes