Insonia

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

A insônia prejudica muita o dia a dia das pessoas, causando falta de disposição e energia para desempenhar suas atividades, tem mudanças de humor e ficam com sua qualidade de vida prejudicada. Podemos classificar a insônia avaliando sua persistência, sendo transiente, intermitente ou crônica. A primeira é tem uma duração de poucos dias ou semanas, a intermitente é a mais comum onde a insônia está presente apenas as vezes e que entre esses períodos a pessoa tem o seu sono normal e reconfortante, a crônica é a mais preocupante onde a insônia persiste por mais de 3 semanas. A insônia também pode ser diferenciada por primaria ou secundaria. A primaria é quando não há relação com doenças, apenas acontece. E a secundaria é condicionada a partir de um distúrbio mental, doença ou alguma medicação. Existem muitas causas prováveis para se ter o distúrbio do sono. Algumas com uma solução mais simples e outras mais complicada. Um dos principais causadores da insônia é o estresse mental, recorrente na atualidade o estresse se origina a partir de preocupações, problemas no trabalho ou em casa ou cansaço. Normalmente quando a insônia advém dessa causa são intermitentes pois não costumam ser longas. Apenas se houver um transtorno mental envolvido. Muitas vezes o ambiente e os hábitos errados também acarretam a insônia, o ideal são lugares onde você se sinta confortável, onde há silencio e pouca luz.

O hormônio do sono, a melatonina, não é produzido quando existe muita luz no ambiente, assim como a existência de barulho desvia do cérebro a ação de dormir. Portanto hábitos como o uso de dispositivos eletrônicos pré-sono pode decorrer a insônia. Já ouviu falar de jet lag ou relógio biológico? Eles podem ser as causas do porquê de você estar sofrendo insônia. Quando se viaja para um fuso diferenciado do seu habitual ou quando se trabalha em turnos alternados e não tem horário fixo para adormecer ou acordar, são os fatores para uma maior dificuldade de se ter um sono confortável. Um simples motivo para você ter o distúrbio do sono provavelmente seria o que se é ingerido, bebidas que são estimulantes, ou seja, que contenham cafeína como refrigerante e o café podem vir a desencadear a insônia, pois dificulta o início do sono.

Outro estimulante é a nicotina, encontra por exemplo no cigarro. Muitos pensam que o álcool ajuda a dormir, mas na verdade ele atrapalha um sono mais profundos. Não só beber mas comer coisas pesadas e em grandes quantidades também não é recomendado antes de adormecer, pois dificultam o conforto na hora de dormir o ideal é optar por um lanche mais leve e em uma quantidade pequena. Como por exemplo, mulheres tem mais propensão por causa de suas mudanças hormonais, assim como na gravidez. Também pessoas com idade acima de 60 anos tem alterações consideráveis de sono. Além das causas em que falamos durante o texto como transtorno mentais e pessoas sob estresse, os usuários de droga quando estão com abstinência sofrem insônia.

Por fim, aqueles que tem especialidade diagnosticar e tratar esse distúrbio do sono são o psiquiatra, médico clinico, médico do sono e neurologista. Os tratamentos podem ser feitos através da mudança de hábitos ou tratando a origem da insônia, ou através de medicamentos.

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