Inovação nas Empresas Brasileiras
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Ciências Políticas
Nesse contexto, explicitaremos também o método de análise de conteúdo que utilizaremos para interpretar os dados. Estudo de caso de uma empresa inovadora Nesta pesquisa, escolhemos realizar um estudo de caso, compreendido como um tipo de análise exploratório cujo objetivo é a compreensão intensiva de um contexto particular dada em que as problemáticas expostas no quadro teórico se apresentam (FREITAS; JABBOUR, 2011, p. Nesse sentido, o contexto escolhido por nós é o da empresa Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (EBBA). Fundada em março de 2009, com a fusão das marcas Maguary e Dafruta – líder e vice-líder, respectivamente, do mercado de sucos concentrados –, é uma empresa de grande porte, com faturamento anual médio de R$ 300 milhões e cerca de 1. funcionários, sendo 1.
Ambas diferem não apenas na maneira como tratam o objeto, mas, sobretudo, na maneira como selecionam os dados e, dessa forma, como constroem o objeto em si. Por isso, trata-se de uma diferença epistemológica que concerne à própria maneira como ambas constroem a realidade. A abordagem quantitativa trabalha com técnicas de amostragem aletória ou estratificada, baseando-se no pressuposto de que a investigação sobre determinado fenômeno em um grupo de indivíduos representa uma totalidade maior (VICTORA; KNAUTH; HASSEN, 2000, p. Sua técnica mais comum é a do questionário survey, composto de questões fechadas, as quais são tratadas e analisadas com base em modelos estatísticos. Todavia, se, por um lado, esse tipo de abordagem possibilita o uso de largas amostragens e generalização de resultados, por outro lado esse tipo de abordagem pode encontrar limitações quando se busca investigar, por exemplo, fenômenos não quantificáveis: xxxxxxxxxxxx.
Assim, como mencionamos acima, utilizaremos neste estudo o método de entrevista em profundidade. Esta pode ser definida como um método de entrevista não estruturado (MARCONI; LAKATOS, 2007, p. no sentido de que se vale de questões abertas e de que o entrevistado tem a liberdade para respondê-las. Seu objetivo é “explorar os pontos de vista, experiências, crenças e/ou motivações dos indivíduos sobre questões específicas no campo organizacional, atendendo principalmente a finalidades exploratórias, ao abordar experiências e pontos de vistas dos atores inseridos nestes contextos” (MARTINS; OLIVEIRA; VASCONCELOS, 2012, p. As vantagens desse método estão em que ele nos dará a oportunidade de obter informações relevantes que não se encontram em fontes documentais. Esse momento norterará a pesquisa e a definição do corpus que será análisado em seu conteúdo.
A exploração do material: nessa fase, o material é tratado em função dos tópicos de estudo, e as hipóteses são confirmadas ou refutadas. “Esta fase, longa e fastidiosa, consiste essencialmente em operações de codificação, decomposição ou enumeração, em função de regras previamente formuladas” (BARDIN, 2011, p. o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação: trata-se de captar os conteúdos existentes no material captado e relacioná-lo com as hipóteses de trabalho. REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS FREITAS, Wesley; JABBOUR, Charbel. GODOI, C. K. BALSINI, C. P. V. GODOY, Arilda. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. n. mar. n. Disponível em:< https://s3. amazonaws. com/academia. edu. edu. documents/34607124/pesquisa_qualitativa_caracteristicas_usos_e_possibilidades.
pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1510409725&Signature=pt3KdwBGZQ9%2BXpv%2F4Dx%2Fp6tPqVk%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DPESQUISA_QUALITATIVA_CARACTERISTICAS_USO. pdf Víctora, C. G. pdf FORMA DE ATUAÇÃO A forma de atuação da organização impacta na maneira em que ela entregará seus produtos e serviços ao consumidor. A Ebba é uma organização atuante em todos estados brasileiros, a sua matriz está localizada na Avenida Paulista, 1106 – Bela Vista na cidade de São Paulo, além de possuir duas fábricas, uma em Araguari (MG) e a outra em Aracati (CE). A empresa também exporta para países como Japão, EUA, Holanda e Inglaterra. A sua forma de atuar é prática e muito simples, apesar de não possuírem processos desenhados têm uma cultura muito consolidada, na qual prezam o corte de custos, meritocracia e postura de dono vindo dos funcionários.
A corporação é fruto da sociedade entre membros da família Tavares de Melo, que fundaram as duas marcas no passado. Conta com 12 instalações, que engloba escritório, centros de distribuição, armazéns de terceiros, fábrica e etc. PRODUTOS A Ebba possui, de forma geral, sucos concentrados e néctares prontos para beber. Suas marcas são denominadas Maguary e Dafruta. A marca Maguary é mais conhecida nas regiões do Sul e Sudeste, seus produtos oferecem frutas selecionadas na forma de sucos concentrados prontos para beber, não possui produtos mistos, ou seja, blendados com outra fruta. Esta marca é voltada para um público que dá mais importância ao sabor natural da fruta de forma mais saudável, podendo escolher qualquer sabor. A organização também é composta pelos subgerentes, coordenadores, analistas e estagiários.
A Ebba possui um modelo de gestão diferenciado, no qual todos os funcionários tem a total liberdade de explorar as suas atividades além de sugerir diferenciais e melhoras. Não há uma estrutura muito formal como costumamos ver em empresas globais, por exemplo. A presidência, diretoria, gerência e demais funcionários de cada área sempre se reúnem para discutir o andamento das atividades e alinhar “qual o tamanho do sonho” para que seja possível montar estratégias para atingí-los mesmo que seja a longo prazo Exemplos: tem o objetivo de se tornar o maior produtor de maracujá do Brasil, para isso foram em busca de entender qual o tipo da fruta que é plantado no Peru e Equador devido a maior produtividade, além de ir atrás do MAPA para entender qual a burocracia envolvida para que pudessem trazer semente e adubos de lá para testar aqui no Brasil.
Outra situação foi a importação dos Sucos, que demoram em média 30 dias para serem aprovados pelo MAPA sem contar o tempo de trânsito, então tiveram a ideia de toda vez que pedissem uma amostra do fornecedor para o P&D aprovar pedirem também uma amostra de 5 litros (quantidade que caracteriza a importação) para já deixar o certificado de aprovação emitido para o produto ser liberado direto caso a compra seja efetuada mais tarde; outra situação foi em relação ao Suco de Uva, o Brasil não pode importar em embalagens maiores de 5 litros (o que, se realizado nessa situação, aumenta muito o custo) então tiveram a idéia de tentar trazer blends 80% uva 20% ou 50% uva 50% maçã, mas infelizmente não foram aprovados pelo MAPA pois na documentação brasileira não existe esse tipo de produto.
1896 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes