Industria 4.0

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Engenharia mecatrônica

Documento 1

Apesar deste também pela fusão entre o mundo movimento ainda ser lento no Brasil, real e o virtual. das tecnologias e informação, de e Este movimento desenvolvimento, transformando industriais os que de está processos tradicionais, é nomeado de Indústria 4. Essa é a indústria do futuro, e é de extrema importância a discussão, para que possamos nos adaptar a essa nova onda. O que é a Indústria 4. A Indústria 4. Há um principais inovações a eletricidade, a consenso sobre a ocorrência de três linha de montagem e a difusão da revoluções industriais. A primeira produção em massa. radicais, industrial motivadas nos A terceira, que se iniciou na década revolução industrial, assim como o de 1960, rompeu com paradigmas advento e incorporação de outras por meio do desenvolvimento de tecnologias, autores têm sugerido semicondutores e tecnologias como que, no começo do século XXI, mainframes, computadores pessoais teríamos dado início a uma quarta e, mais tarde, nos anos 1990, a revolução industrial.

internet. Porém, com um grande A desenvolvimento de desempenha um importante papel em algumas das tecnologias da terceira tudo que observamos. foi criado pelos alemães em 2011. Ele se refere às chamadas fábricas inteligentes que reúnem inovações tecnológicas em automação, controle e tecnologia da informação para aprimorar os processos da manufatura. Fonte: CNI Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado. Benefícios da indústria 4. meio da digitalização de dados. Internet das coisas industrial 6 Big Data e Analytics Conectar máquinas, por meio de Identifica falhas nos processos da sensores e dispositivos, a uma rede empresa, de computadores, possibilitando a qualidade da produção, economiza centralização e a automação do energia e torna mais eficiente a controle e da produção.

utilização de recursos na produção. ajuda a otimizar a 8 Segurança cibernética 7 Nuvem Banco de dados criado pelo usuário, Meios de comunicação cada vez capaz de ser acessado de qualquer mais confiáveis e sofisticados. lugar do mundo, por meio de uma infinidade de conectados à internet. materiais elétricos, que aparece com O setor mais avançado na adoção de 60% de uso de alguma tecnologia princípios e práticas da nova fase da envolvida nos processos de produção. digital na etapa indústria é o de equipamentos de Empresas que utilizam pelo menos uma das tecnologias digitais listadas Ranking dos setores - Percentual de respostas por setor (%) Setores que mais usam % Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos 61 Máquinas, aparelhos e materiais elétricos 60 Coque, derivados do petróleo e biocombustíveis 53 Máquinas e equipamentos 53 Metalurgia 51 Produtos de material plástico 49 Produtos diversos 49 Produtos têxteis 47 Veículos automotores 46 Químicos (exceto HPPC) (1) 45 (1) HPPC - Sabão, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

Setores que mais usam % Outros equipamentos de transporte 23 Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos 25 Farmoquímicos e farmacêuticos 27 Minerais não metálicos 28 Vestuários e acessórios 29 Calçados e suas partes 29 Fonte: CNI O setor Outros equipamentos de transporte se destaca com o menor percentual de empresas que usam tecnologias digitais (23%) e também com o maior percentual de empresas que assinalaram apenas a opção referente a projetos de manufatura por computador CAD/CAM (27%). A pesquisa mostrou que o principal desafio do país é aproximar especialistas e indústrias para a ampliação de conhecimento acerca dos benefícios que essa revolução pode trazer para a cadeia produtiva. Impactos da indústria 4. e entre estas tecnologias com o trabalho, insumos, energia e dados empregados na produção.

Esta integração fabril amplia o potencial de automação de plantas industriais (vale ressaltar o desenvolvimento isolado da automação), assim como a ampliação da geração e interpretação de dados em uma amplitude e aplicação notáveis. Logo, a integração, a automação e a aplicação da inteligência produzida impactam com um ganho de produtividade via otimização de processos, ganho de eficiência no gasto e emprego de insumos, ampliação dos retornos crescentes de escala e diminuição do custo de produção, assim como do custo marginal da produção. Relação com formas de trabalho Toda esta incorporação tecnológica acima ressaltada irá provocar mudanças dramáticas na natureza do trabalho entre indústrias e ocupações.

A principal discussão é quão profunda será a substituição do trabalho pela automação, considerando-se que esta substituição terá repercussões consideráveis sobre o mercado de trabalho, o emprego e o capital humano necessário. Neste novo panorama concorrencial de disrupção e inovação, outra mudança estrutural vem a ser a diminuição da idade média das firmas e a diminuição do tempo decorrido para uma nova entrante ganhar Market-share e dominar determinado mercado (Google e Facebook são exemplos deste rápido domínio do mercado). Vale ressaltar que setores distintos passarão por fases e níveis distintos de disrupção. Isso posto, em alguns setores, a concorrência via custo pode se sobressair sobre a concorrência via inovação, ainda assim, nesta nova dinâmica, o peso da concorrência via inovação será sempre superior dentro de uma mesma indústria em comparação a fases e conjunturas anteriores.

o capital mas, com as mudanças provocadas pela indústria 4. humano adequado, ou seja, com mão de obra modificações também se fazem necessárias nesta provisão de capital humano adequado.

127 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download