IMPORTÂNCIA DO ENSINO DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O objetivo estabelecido foi compreender a importância do ensino das artes no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória com análise qualitativa dos dados realizada através da busca nas bases de dados: SCIELO, LILACS e MEDLINE. No ensino fundamental foi constatado que a arte ainda é ensinada de forma deficiente e por profissionais não especializados, prejudicando dessa forma compreensão do aluno acerca das artes. Nesse ciclo, é ensinada com o objetivo de estimular a criatividade, imaginação, olhar crítico e capacidade do aluno relacionar a arte com as suas experiências do cotidiano. Para comtemplar o ensino das artes na sua totalidade de forma adequada, deve ser ministrada a carga teórica e prática por um profissional especializado na área para que o aluno tenha oportunidade de compreender a artes em toda sua complexidade.

To properly understand the teaching of the arts in its entirety, the theoretical and practical load should be taught by a professional specialized in the area so that the student has the opportunity to understand the arts in all its complexity. Keywords: Art. Elementary School. Teaching methods. INTRODUÇÃO A arte e o homem se integraram desde o começo da história da humanidade. Dessa forma, é necessário educar os indivíduos para que possam construir um diálogo de experiências estéticas e os objetos artísticos, para tornar isso possível é necessário a arte ser abordada em todos os níveis de educação formal a fim de, formar o leitor apreciador da arte (BEDIN, 2014). O problema de pesquisa evidenciado foi: qual a importância do ensino das artes no ensino fundamental?.

Nesse sentido, o objetivo estabelecido foi compreender a importância do ensino das artes no ensino fundamental. METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória com análise qualitativa dos dados realizada através da busca nas bases de dados: SCIELO, LILACS e MEDLINE, sendo utilizados e cruzados os descritores Arte, Ensino fundamental, Métodos de ensino de forma a colaboras para o o entendimento acerca da importância do ensino das artes no ensino fundamental. Os critérios de inclusão estabelecidos foram trabalhos completos dentre artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e que respondam aos objetivo do trabalho, publicados em português e espanhol do ano de 2015 a 2019. ARTES NA EDUCAÇÃO A união da arte com a educação resultou no termo arte-educação, que passou a ter o hífen por parte da autora Ana Barbosa que o inseriu quando nos anos 70 a arte foi incluída na educação.

A sua intenção era criar uma ligação entre as duas palavras para que os educadores, que não aceitavam bem essa ideia, conseguir perceber a união da arte com a educação (TOCHETO, 2017). A introdução da arte no sistema educacional se deu através da criação a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de nº 9. que, no parágrafo II no artigo 26, estabelece a disciplina artes como obrigatória, tornando possível estabelecer a arte como ferramenta pedagógica no processo de ensino e de aprendizado através da expressão de ideias e estímulo da criatividade do indivíduo (RODRIGUES, 2017). Bendin (2014) afirma: Como qualquer ciência, a Arte favorece o desenvolvimento intelectual, possui conteúdos próprios capazes de estimular situações adequadas à construção de conhecimento aliado à produção artística e permite a veiculação de ideias, sentimentos, criatividade, expressão artística e cultural através do objeto de Arte.

Permite que os jovens através das suas próprias experiências, que são adquiridas num movimento de relações permanentes, desenvolvem sua capacidade de apreciação, reflexão, otimiza a memória do vivido para além da sua visão, adquirindo sentimentos de prazer ou desagrado (SOARES, 2016). A linguagem da arte ao ser estudada irá permitir que o aluno compreenda a ideia do artista como aquele que apresenta a sua visão do mundo através da suas obras carregadas de significado. No sentido da prática social das artes possibilitará o aluno revelar a possibilidade de se perceber como sujeito da sua história, fazendo com que questione a submissão e as formas de submissão que estão inseridas na sociedade (ROCHA, 2017). Freire afirma em seu estudo (2016): A Arte e o seu significado vem, ao longo do tempo histórico, passando por profundas mudanças, principalmente se levarmos em conta o advento da tecnologia em nossa sociedade.

Assim, seus significantes, significados, funções, motivações e argumentações são, atualmente, plurais. A arte como disciplina na escola deve ser motivador e possuir a capacidade de construção novas perspectivas no processo de ensino- aprendizagem dos alunos que estudam nesses locais, que devem evitar as situações de desvalorização dos conhecimentos acerca da teoria e práticas vivenciadas por esses indivíduos, em suas relações sociais, história de vida, tradições dentre outros (SOARES, 2014). IMPORTÂNCIA DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL A arte é uma das diversas disciplinas que compõe o currículo básico da educação brasileira. O conhecimento da arte implica no conhecimento da cultura do seu país, cada aluno, aproxima a população de diversos estados do Brasil, porque apresentam variação nos seus costumes e crenças.

A partir das reflexões acerca da arte a mesma aparece como uma área de conhecimento transposta para o currículo escolar como uma disciplina obrigatória cuja a finalidade consiste em despertar nos alunos a capacidade de se expressar com liberdade a partir das suas linguagens específicas (SOARES, 2014). No ensino fundamental as artes são ensinadas de forma a estimular a imaginação, envolver e estimular, procurando investigar a criatividade e a capacidade de criar e inventar das crianças. Os conteúdos que se encontram nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) garante que a arte esteja presente na educação e seja vista de forma a aprofundar seu conteúdo de formas artísticas na escola, explicando de uma forma mais clara o trabalho pedagógico da Arte, sendo dividido em dois grupos.

O primeiro trabalha a modalidade artística, e o segundo de normas, atitudes, valores comuns a todos (ROCHA, 2017). As artes despertam nos alunos a capacidade de usar e interpretar diversos símbolos e linguagens ao experimentar diversas formas de expressão visual. Compreender os elementos fundamentais da linguagem visual prepara os estudantes para desenvolver a capacidade de interpretar e compreender as culturas que estão inseridas nas sociedades. Dessa forma, o ensino de Artes Visuais no ensino fundamental engloba, de uma forma geral, toda forma de comunicação obtidos através de técnicas e conceitos artísticos (BEDIN, 2014). A eficácia do seu ensino só será alcançado quando dispor de estrutura física adequada, disponibilidade de materiais para ocorrer aulas práticas, um material didático que possua qualidade afim de fornecer a base para as aulas teóricas e da aplicação da disciplina por professores formados nessa área, bem como pelo compromisso assumido pelo profissional com o ensino das Artes (DYNELLY,2014, p.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A arte foi inserida na educação em 1970 com a criação da a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) exercendo um papel importante no âmbito escolar pois, através das linguagens artísticas ficou evidenciado que elas estimulam o desenvolvimento de diversos aspectos nas mais variadas fases da vida, além de permitir que o educando compreenda a linguagem artística dos artistas e consiga entender a mensagem transmitidas por eles. O ensino das artes na escola torna possível que o aluno desenvolva sua imaginação, criatividade, liberdade e originalidade, sendo também utilizada no processo de formação do cidadão encorajando-o a ter sua própria visão crítica da cultura e de questioná-la. No ensino fundamental foi constatado que a arte ainda é ensinada de forma deficiente e por profissionais que não especializados, prejudicando dessa forma compreensão do aluno acerca dessa disciplina.

Nesse ciclo, é a mesma ensinada com o objetivo de estimular a criatividade, imaginação, olhar crítico e capacidade do aluno relacionar a arte com as suas experiências do cotidiano. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 23 dez. Disponível em:. Acesso em: 21 ago. BUENO, A. R. HOLZER, D. C. POPI, J. A. br/artigos/ensino-de-arte-no-brasil-uma-analise-dos-conteudos-do-ensino-fundamental/>. Acesso em: 22 de ago de 2019. FRANZ, T. S. KUGLER, L. A importância do ensino das artes na educação: Um estudo de caso no 6º ano do ensino fundamental das escolas Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, Joaquim Gonzaga Pinheiro e Fundação Bradesco na cidade de Manaus. Anais do XXVI CONFAEB - Boa Vista, novembro de 2016. NECO, D. F. ROIM, T. Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.

Educ. rev.  v.  n. N. L. SOUZA, L. J. TREVISO, V. A. O ensino de arte na escola brasileira: fundamentos e tendências. f. Dissertação (Mestre em Educação). Universidade de Uberaba, Uberaba-MG. G. S. O ensino de arte e a sua finalidade: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2017.

109 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download