Importancia da informação dos Dias Atuais
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Tecnologia da informação
É a área da informática que trata a informação, a organização e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo. A tecnologia da informação pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas ou tornar-se um instrumento de dominação. TI refere-se, de modo geral, à coleção de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona, inclusive a infraestrutura de TI e todos os outros sistemas de informação em uma organização. Índice 1O termo o 1. Impactos dos Sistemas de Informação (SI) / Tecnologias de Informação (TI) nas organizações o 1. Existem tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação, como técnicas de classificação, por exemplo, que não requerem uso de máquinas apenas em um esquema.
Esse esquema pode, também, ser incluído em software que será usado, mas isso não elimina o fato de que a técnica já existia independentemente do software. As tecnologias de classificação e organização de informações existem desde que as bibliotecascomeçaram a ser formadas. Qualquer livro sobre organização de bibliotecas traz essas tecnologias. carece de fontes] Os maiores desenvolvedores mundiais desse tipo de tecnologia são Suécia, Finlândia, Suíça, Israel, Singapura, Holanda e os Estados Unidos; segundo o Relatório Global de Tecnologia da Informação 2015-2016 do Fórum Econômico Mundial. A tecnologia permitiu uma modificação na maneira de pensar e de agir dos produtores e consumidores. As Tecnologias de Informação têm reconhecidamente impactos no nível interno das organizações: na estrutura orgânica e no papel de enquadramento/coordenação na organização; em nível psicossociológico e das relações pessoais; no subsistema de objetivos e valores das pessoas que trabalham nas organizações; bem como no subsistema tecnológico.
Os maiores benefícios somem quando as estratégias organizacionais, as estruturas e os processos são alterados conjuntamente com os investimentos em TI. As TIs permitem, assim, ultrapassar todo um conjunto de barreiras na medida em que existe uma nova maneira de pensar, pois em tempo real é possível às empresas agirem e reagirem rapidamente aos clientes, mercados e concorrência. Tecnologia de Informação e seu impacto na segurança empresarial A Tecnologia da Informação segue em avanço constante, mas ao mesmo tempo sua gestão no quesito segurança,[5] não acompanha o mesmo ritmo das políticas de segurança e não está ainda em um patamar que pode ser considerado eficiente. O desenvolvimento da TI, segundo Keen (1996, p. XXV) pode ser dividida em quatro períodos distintos: Processamento de dados (década de 1960); Sistemas de informações (década de 1970); Inovação e vantagem competitiva (década de 1980); Integração e reestruturação do negócio (década de 1990); De acordo com Foina (2001), foi com o advento dos computadores nas empresas e organizações que as TICs surgiram.
Antes, o processo de tratamento das informações eram em formatos de memorandos, planilhas e tabulações, todas datilografadas e distribuídas por meio de malotes aos funcionários. Analisando os avanços da TI vemos o quanto esse instrumento de tomada de decisão é importante no mundo dos negócios, nas empresas e na própria tecnologia. A era do processamento de dados Em 1960 os computadores começaram a se tornar importantes para as grandes e médias empresas, mas eram limitadíssimos quanto a aplicações e incompatíveis entre si. Assim os velhos CPDs começaram a se transformar em bibliotecas de informações. Os profissionais de informática eram os que mais resistiam às mudanças. A era da inovação e vantagem competitiva Em 1980, ocorreram mudanças tecnológicas principalmente em tecnologias de escritório e microcomputadores, e o termo “Tecnologia da Informação” passou a ser mais usado.
Os gerenciadores de banco de dados se tornaram disponíveis nos PCs e softwares de custo baixo dominaram o mercado, assim as atenções se voltavam para o mercado em busca de novas estratégicas com base das tecnologias de TI. As telecomunicações e os microcomputadores liberaram o uso da TI nas empresas do mundo todo. A transformação e utilização das ferramentas da TI se tornam globais e as distinções entre computador e comunicação desaparecem mudando radicalmente o mundo dos negócios. O computador se torna elemento de TI indispensável em uma organização. O profissional O profissional de TI é aquele que atua em um dos segmentos relacionados a Tecnologia da Informação, como: Programação, Segurança da informação, Redes, Banco de Dados, Análise de Sistemas, Engenharia de Software, infraestrutura e hardware, entre outros.
Cada profissional tem um papel fundamental nas organizações para que sistemas, ou a infraestrutura que existe continue operando corretamente. Além disso, o profissional de TI pode ser responsável por criar e desenvolver novas tecnologias. ISBN 9788582600146 3. Ir para cima↑ locação de computadores Revisado. Ir para cima↑ «Brasil melhora posição em número de TI», Cio, 7 de Outubro de 2016, consultado em 26 de março de 2010. Ir para cima↑ GeekZilla(Antigo RdcTech, O que é que Segurança da Informação), Segurança nas Tecnologias de TI 6. Ir para cima↑ DOS SANTOS, André Eduardo Miranda; POPADIUK, Silvio. Guia Gerencial para a tecnologia da informação: Conceitos essenciais e terminologia para empresas e gerentes. Rio de Janeiro: Campus, 1996. FOINA, Paulo Rogério. Tecnologia de informação: planejamento e gestão / Paulo Rogério Foina.
São Paulo: Atlas, 2001.
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