IMPACTOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DO BUILDING INFORMATION MODELING BIM NA GESTÃO PÚBLICA

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Os objetivos específicos são a ampliação do conhecimento sobre o Building Information Modeling (BIM) e o que esperar dessa nova ferramenta que promete agilizar os processos licitatórios; bem como estimular para que o Building Information Modeling (BIM) se torne uma opção para as engenharias. A metodologia a ser utilizada é, por meio da consulta à fonte de pesquisas que tratem dos assuntos aqui abortados (sites, livros e também através de web aulas e conteúdos trabalhados em aula) para, então promover as críticas construtivas pertinentes. Constatou-se que projetos públicos de construção civil podem representar o melhor cenário para os usos do Building Information Modeling (BIM). Isto porque os projetos arquitetônicos e estruturais estão se tornando mais complexos. A modelagem de informações da construção Building Information Modeling (BIM) se mostrou mais do que apenas a última palavra da moda do setor, mas é a chave para criar projetos de melhor qualidade com mais eficiência e economia na seara pública.

It was found that public civil construction projects can represent the best scenario for the uses of Building Information Modeling (BIM). This is because architectural and structural designs are becoming more complex. Building information modeling Building Information Modeling (BIM)has proven to be more than just the latest buzzword in the industry, but it is the key to creating better quality projects more efficiently and economically in the public realm. Keywords: BIM. Projects. Busca-se de melhores resultados a cada dia, por isso o Building Information Modeling (BIM), vem para revolucionar a indústria da construção civil, nos proporcionando infinitas possibilidades no que se refere a projetos, orçamentos, construção, etc. Inúmeros profissionais estão se rendendo a essa forma de construção (projeto no seu todo), por ser uma ferramenta muito eficiente para quem gosta de agilidade e eficiência, por ser fácil de se trabalhar.

Com toda essa viabilidade possível com o Building Information Modeling (BIM), o governo federal sancionou uma lei para fomentar o uso do BIM na gestão pública para assim melhorar a questão de obras públicas evitando assim o excesso de aditivos. Nesta toada, o presente artigo tem como objetivo geral, demonstrar a dimensão de como está o processo de implantação do processo Building Information Modeling (BIM) no Brasil, e como está sendo esse processo de maneira que haverá uma significativa mudança de paradigma em relação ao processo de construção civil no Brasil. Os objetivos específicos são a ampliação do conhecimento sobre o BIM e o que esperar dessa nova ferramenta que promete agilizar os processos licitatórios; bem como estimular para que o BIM se torne uma opção para as engenharias.

CHAGAS, 2019, p. Dependendo da função do edifício, padrões e códigos de construção podem ser usados para estimar o peso do edifício e as cargas de neve, vento e terremoto nas estruturas. Uma vez conhecidas as cargas que atuam na estrutura, a estrutura é analisada para determinar o efeito de todas essas cargas nos elementos individuais da estrutura (GARCIA JUNIOR; CONCEIÇÃO; BARASUOL, 2021). Principalmente, um engenheiro estrutural certifica-se de que há resistência adequada para a construção e facilidade de manutenção. Por exemplo, as vigas precisam suportar a carga, caso contrário pode causar problemas nos acabamentos do teto e do piso. Para Gomes et al (2020), o software de engenharia pode ser usado por engenheiros estruturais para analisar diferentes tipos de estruturas. É sempre uma boa ideia verificar a validade dos resultados do software, usando o primeiro conhecimento principal e fórmulas básicas de análise estrutural.

As forças e tensões do software de análise estrutural podem ser usadas para projetar os principais elementos estruturais, incluindo o sistema de piso, suportes verticais, fundações e outras partes do edifício. IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL Engenharia civil é uma das mais antigas disciplinas de engenharia. Ela existe desde o primeiro assentamento humano e possibilitou os grandes projetos de construção do mundo antigo. PEREIRA; RIBEIRO, 2015) Afinal, a construção da engenharia civil é um processo de reconstrução da natureza, por isso é um problema urgente a ser enfrentado se podemos alcançar uma relação harmoniosa entre as pessoas e a natureza na construção. A inovação tecnológica da construção é uma etapa necessária no desenvolvimento e aperfeiçoamento da engenharia civil.

Na verdade, a inovação tecnológica da construção é o melhor meio para atingir a intenção inicial da construção civil. A construção da engenharia civil é realizada de acordo com a demanda das pessoas e a inovação tecnológica da construção pode ajudar os construtores a reduzir a pressão de vários aspectos e proteger sua segurança pessoal durante a construção, enquanto podemos atender ao máximo os requisitos dos clientes. Na construção da engenharia civil, usa-se constantemente novas tecnologias e técnicas para economizar recursos e implementar uma construção ecologicamente correta, o que é muito significativo para o desenvolvimento de projetos a longo prazo e o desenvolvimento sustentável da sociedade humana. O Building Information Modeling (BIM) vem para a indústria da construção civil não só como um novo um substituto para o CAD, mais sim como um conceito, reunindo de uma forma organizada diversas estruturas que compõem um projeto, como desenhos, informações, listas de materiais, organogramas, tempo necessário, e muito mais informações que estaremos dispostos a fornecer para que tenhamos um projeto completo e sem dúvidas durante sua execução EASTMAN et al.

A interligação entre o modelo físico e o modelo analítico é muito importante. O modelo geométrico é baseado em um modelo por uns. Esses objetos se relacionam parametricamente, vinculando assim todas as informações do modelo. O modelo analítico absorve essas informações para serem transportadas para o cálculo estrutural do software. Os processos BIM fechados também apresentam desvantagens, como algumas restrições e a flexibilidade confinada devido a essas restrições. Por outro lado, as Industry Foundation Classes (IFC) suportam processos Building Information Modeling (BIM) independentes de plataforma ou abertos. O IFC é padronizado pela ISO 16739-1:2018 em sua versão atual, para descrever e trocar modelos de informações de construção. Através do IFC, foi criado um padrão para modelos semânticos descrevendo informações de construção em todas as etapas do ciclo de vida de uma estrutura.

O IFC segue uma abordagem orientada a objetos, na qual as informações de construção são consideradas como um conjunto de objetos e cada objeto possui atributos para descrevê-lo. Este processo iterativo de dados respeita e preserva as informações definidas em ambos os softwares. Usando o Building Information Modeling (BIM), os engenheiros estruturais podem tomar decisões de projeto mais informadas, automatizar a documentação de construção e produzir projetos mais precisos e construtíveis. O Building Information Modeling (BIM) ajuda os engenheiros estruturais a otimizar e automatizar projetos, reduzir erros e riscos e melhorar a precisão e a construtibilidade, ao mesmo tempo em que melhora a entrega geral do projeto. A tecnologia também pode auxiliar na informação em um contexto de gestão onde todo o processo de implantação de edificações é baseado em documentos em papel, gerando um volume tão grande de material que facilita a ocorrência de erros que trazem consequências ao projeto, geralmente associadas a imprevistos.

A tecnologia Building Information Modeling (BIM) incorpora todas as informações relevantes ao projeto em um único modelo, reduzindo a possibilidade de ocorrência de erros e aumentando a velocidade de comunicação. O processo de manutenção das edificações é um requisito essencial para atingir ou prolongar a vida útil esperada da edificação. Assim é de extrema importância que as atividades de manutenção sejam do conhecimento do usuário, seja através do uso de manual e operação ou através de modelos 6D BIM. BÖES; SOUSA; MELO, 2019) A manutenção da edificação é um conjunto de atividades e intervenções que devem ser realizadas na edificação durante sua vida útil para que ela permaneça preservada ou recupere a capacidade de uso, sendo sua execução de responsabilidade do usuário.

Os modelos de sexta dimensão podem ser acessados e visualizados pelos usuários através de meios facilitados de visualização como PDF ou PDF 3D devido à necessidade de aplicação de conhecimentos de software BIM para visualização dentro da plataforma. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Optou-se pelo método cientifico dedutivo que apresenta como premissas conteúdos de maior abrangência que suas conclusões. DI PIETRO, 2019). Ressalta-se que é obrigatória para a administração direta e indireta. As licitações, em regra, são regidas pela LEI Nº 14. DE 1º DE ABRIL DE 2021, que é o meio pelo qual há isonomia, impessoalidade e legalidade nas contratações por meio de processos seletivos despidos (em tese) de indicações políticas ou vantagens pessoais atreladas ao responsável pela contratação e ao contratado.

Não é para menos que esse é o primeiro ponto no qual se observa a eficiência no âmbito contratação na gestão pública, levando em consideração quais empreiteiras e responsáveis pela prestação de serviços oferecem o melhor serviço pelo preço justo. Segundo o Decreto 10. de 02 de abril de 2020, a utilização do Building Information Modeling (BIM) na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal para a ser obrigatória. A implementação se dará gradativamente obedecendo critérios estipulado por esse mesmo decreto que deu início no ano de 2021, e passará por diversas etapas para em um segundo momento ser exigido em sua totalidade, tornando-se praticamente obrigatória em todos os futuros projetos públicos de todas as esferas do governo.

Para o brasil será um ganho muito significativo para a indústria da construção civil, que está cada vez mais em escândalos referentes às obras públicas, com essa metodologia fara com que tenham um maior controle quando falamos em organização das obras como um todo, vamos ter uma visão geral, e estando em completo sincronismo com todas as etapas do projeto. Com isso tem-se um controle total sobre todas as que vai da concepção a entrega e pós obra. Para os desenvolvedores, a tecnologia reduz drasticamente os custos atribuídos a planos ruins por meio de taxas de licença, atrasos na construção, pedidos de alteração, aluguéis perdidos e defeitos de construção. CHAGAS, 2019, p. A evolução do Building Information Modeling (BIM) criou um novo desafio: como montar a equipe de profissionais da construção no início da fase de projeto para garantir que o modelo esteja sendo desenvolvido com os métodos e materiais de construção corretos? Os esqueletos de aço são projetados, detalhados e fabricados a partir de modelos Building Information Modeling (BIM).

Estruturas de estacionamento de concreto são modeladas para questões de construtibilidade e layouts de vergalhões. Os projetos são executados por meio de processos de detecção de conflitos para coordenar sistemas mecânicos com projetos estruturais. No contexto da seara pública todos os detalhes da estrutura são visíveis de forma transparente com o Building Information Modeling (BIM). O modelo pode ser utilizado para análise para explorar opções de estrutura e para criar visualizações que ajudam as partes interessadas a entender como a construção se parecerá antes de ser construído. O modelo é então usado para criar a documentação do projeto para construção. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao concluir a pesquisa, percebeu-se que nada obstante as vantagens, de todos os setores que estão adotando o Building Information Modeling (BIM) em seus projetos, o setor público é o mais lento.

Constatou-se que projetos públicos de construção civil podem representar o melhor cenário para os usos do Building Information Modeling (BIM). br. Acesso em 16 set 2022. BÖES, Jeferson Spiering; SOUSA Leonardo Tavares de; MELO, Cynthia Sampaio de Couto. Adoção do BIM no curso de Engenharia Civil através de Projetos Integradores. ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, v. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. COSTA, João Batista Nunes da. SILVA, João Marcus Pereira de Lima e. A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA BIM NA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS DE RESIDÊNCIAS MULTIFAMILIARES. Revista Multidisciplinar do Sertão, v. Pesquisa em turismo: planejamento, métodos e técnicas.

São Paulo: Futura, 1998. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. ª ed. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2002. org. br/index. php/entac/article/view/1217. Acesso em 16 set 2022. GOVERNO FEDERAL. Governo Federal. Brasília. de agosto de 2019. INFRAESTRUTURA, M. D. LEEPKALN, C. E. ROSA, I. da S; BRANDÃO, M DE M. EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS EM BIM DURANTE O ENSINO NÃO PRESENCIAL. php/sispred/article/view/1103. Acesso em 16 set 2022. MANZIONE, L. Proposição de uma estrutura conceitual de gestão do processo colaborativo com o uso do BIM. Universidade de São Paulo - USP. S. BIM BR Construção Inteligente. Brasília: [s. n. MOHAMAD, K. Disponível em: <https://www. revistas. ufg. br/ijaeedu/article/view/37589>.

Acesso em 16 set 2022. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. n. p. Maio 2019. ISSN 2448-0959. TYBEL, Douglas. Tipos de Revisão de Literatura. Disponível em: https://guiadamonografia. com. br/tipos-de-revisao-de-literatura/.

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download