A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO MUNDO CORPORATIVO

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Finanças

Documento 1

A excelência na qualidade do serviço é ligada a uma boa administração de logística, tendo como foco o atendimento com agilidade e eficiência. Este trabalho buscou entender como os administradores estão gerindo suas empresas no planejamento logístico, como estão gerenciando a logística para minimizar gastos desnecessários. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde os livros e autores com suas citações individuais nos forneceram as informações necessárias. O resultado da investigação aponta para uma evolução nos processos logísticos dos empreendimentos, contudo, alguns novos processos necessitam ser implementados para uma melhoria da prestação dos serviços oferecidos. Numa época em que a informação tecnológica é dominante, saber unir a inteligência da informação com o planejamento logístico será um grande diferencial para as empresas do futuro, gerenciar o tempo sempre foi e será um bem mais valioso de um negócio.

Os consumidores, por decorrência do preço, necessidade de armazenagem e até por aspectos do transporte, os estocavam para utilizá-los futuramente. Todo este processo gerava limitações, principalmente no que envolvia produtos perecíveis que não podiam ser guardados por muito tempo e nem comprados em grandes quantidades. Hoje, mesmo com todos os recursos, informações disponíveis e um sistema logístico bem desenvolvido, as produções e o consumo ainda são limitados. Antes de abordarmos o assunto principal deste estudo, é importante definirmos alguns conceitos necessários para o bom entendimento do mesmo. Este estudo visa analisar o processo logístico de um restaurante goiano oferecendo a seus clientes variedade, qualidade, disponibilidade e rapidez no atendimento aos clientes que forem até suas dependências e também no serviço de entrega.

Mudanças econômicas, culturais e sociais do país exigem alterações no perfil das empresas de modo a se adaptarem a situação econômica atual. Nas organizações, uma das práticas utilizadas para a busca constante dessa competitividade dá-se através de uma gestão eficiente de estoque, determinando uma maior satisfação dos clientes e, consequentemente aumento de lucratividade. As exigências do mercado fazem com que as empresas necessitem constantemente de atualizações, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes em relação a produtos e serviços, os produtos sofrem constantes alterações e a busca pela redução de custos é necessária para sobrevivência do negócio em si. Várias empresas possuem estoques a maior parcela de seus ativos, representando grandes investimentos e necessitando retorno em curto prazo.

Esta situação demanda o estabelecimento de um modelo de gestão de estoques que propicie satisfazer os interesses das organizações, reduzindo os custos com estoques aliado a excelência no atendimento aos seus clientes. Nos anos 70 chega à gestão da cadeia de suprimentos – Supply Chain, onde as compras, estoques e armazenamento passaram a fazer parte da logística empresarial. Recentemente houve um upgrade na logística, onde a rede de suprimentos teve ajuda significativa da tecnologia da informação, atualmente preocupar-se com a logística é de suma importância nas empresas, tornando aí a vantagem ou desvantagem competitiva. A globalização e a velocidade da informação fazem que as empresas necessitem de uma logística rápida e eficaz para satisfazer seus clientes a fim de fidelizá-los.

A logística brasileira é um tema recente se compararmos ao surgimento de fábricas e indústrias no país. Ela vem sendo comentada e discutida com mais propriedade desde os anos 90, com a conscientização política do “custo Brasil” e pela percepção da vantagem competitiva percebida pelos empresários, desde então o conceito de logística foi pouco difundido. Atualmente a logística é uma área estratégica da empresa, tendo em vista as vantagens competitivas que podem fornecer a organização. Ao invés de ser apenas uma simples atividade operacional, foram alteradas e incentivadas pelas mudanças econômicas nas ultimas décadas. Objetivo geral Identificar como é realizado o planejamento logístico nas empresas e propor melhorias para reduzir custos com estocagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS I.

Analisar a gestão da logística, e também a relação com clientes e fornecedores. “mais do que informações ocasionais, certos indivíduos ou grupos implicados numa determinada situação devem se tornar, no decurso da pesquisa, investigadores nesta situação”. De acordo com BALLOU (1993), um dos objetivos da logística é melhorar o nível de serviço oferecido ao cliente, onde o nível de serviço logístico é a qualidade do fluxo de produtos e serviços e gerenciado. A logística, portanto, é um fator que pode ser utilizado como estratégia para uma organização. Sua aplicação se dá da escolha adequada de fornecedores, passando pela organização e chegando ao cliente. A tecnologia da informação (TI) criou os sistemas de informação que vieram para facilitar os processos em todas as áreas das empresas e, consequentemente reduzir gastos desnecessários, são práticas desenvolvidas para melhorar o desempenho, fazer a integração com clientes e fornecedores aumentando a eficiência em todos setores.

Além desta consideração, Ballou (2001) acrescenta o conceito de criação de valor para a definição de logística, citando que logística deve prover os produtos e serviços da forma anteriormente citada, adicionando a maior contribuição para a empresa. O termo logística tem suas origens nas operações militares, relacionando-se com o deslocamento (movimento) de materiais (munições, equipamentos médicos e fornecimentos e outros), bem como de elementos humanos (equipe médica, enfermeiros e auxiliares, tropas de soldados, etc. necessários para as atividades de campo de batalha. Desta forma, Novaes (2001), identifica a Logística como “o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor”, (NOVAES, 2001:30).

O autor coloca que os elementos do processo logístico eram enfocados com o objetivo único de satisfazer as necessidades e preferências do cliente final, o consumidor de produtos e/ou serviços. • Acelerar o ciclo da cadeia de suprimentos • Ter uma ótima relação com parceiros e clientes. • Ter o produto certo, na quantidade exata, no tempo certo e com menor custo possível. Baseando nesse contexto acredita-se que uma empresa que tem sua gestão de logística bem definida e implantada, com certeza não terá aqueles problemas comuns enfrentados por empresas de porte ou até mesmo grandes multinacionais, tais como: falta de itens de alto giro, produtos estocados há muito tempo gerando prejuízo pela ação do tempo, produtos obsoletos, estoque com capacidade máxima sem espaço para armazenar novos produtos, isso tudo gera gastos desnecessários.

Na logística para se ter um bom planejamento deverá ter a consciência que a qualquer momento haverá encontra com dificuldades e busca auxílio até do governo. O empresário considera que o problema pode ser resolvido com uma reestruturação nos seus processos operacionais, principalmente no sistema logístico. Salvar os relatórios em banco de dados para que as compras sejam feitas quando realmente necessárias, calcular o tempo de entrega de itens que não comercializados no país ou estados mais distantes, pois a entrega desses itens geralmente são bem mais demoradas, se programar para eventuais problemas é uma boa estratégia de antecipação de fatores inesperados, ter um sistema de informação capaz de buscar e informar ao gestor o estoque atualizado com a máxima confiança possível.

Conforme Novaes (2007) o que faz com que o trabalho logístico se torne mais estimulante é a abundância de tarefas que todas essas áreas oferecem e, quando combinadas, tornam o gerenciamento integrado da logística uma profissão desafiante e compensadora. Uma empresa que administra bem seu planejamento logístico com certeza terá bons resultados, estamos vivenciando a era da velocidade da informação e agilidade na disposição de produtos tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. Nunca na história da humanidade foi tão fácil comprar, a facilidade é tão grande que podemos apenas “clicar” e pronto, já está feito o pedido, não existe mais o ato de ligar para uma pizzaria e ter aquela indecisão do solicitante ao fazer o seu pedido exemplificando, tudo está nos aplicativos com muita facilidade de acesso, ali o cliente já consegue montar seu prato a gosto, até o pagamento já pode ser feito via cartão de crédito – o dinheiro do futuro ou melhor, do presente.

Portanto, as empresas buscam profissionais que tenham facilidade com as novas tecnologias como smartphones e computadores de mão. De acordo com a pesquisa realizada no livro de Ballou, (2007), pág. Gestão da Cadeia de Suprimentos, 5. Ed. Logística Empresarial, a rede Wal-Mart investiu milhões de dólares em operações, liderada por Sam Walton um visionário obcecado por Logística sabia exatamente o que vendia no dia a dia de cada caixa registradora em suas lojas espalhadas por todo interior americano onde tinha mais prestígio, sem sombra de dúvidas os benefícios eram imediatos, com essa exatidão de vendas os estoques poderiam ser reabastecidos com mais rapidez. Comprou milhares de caminhões e diversos centros de distribuição. O registro dos principais conceitos sobre a área que, no tempo e espaço passaram por diferentes visões, tendo sempre o consumidor como elemento chave para o aprimoramento e aperfeiçoamento estratégico da Logística.

Pois é o cliente e suas relações com o fornecedor que melhor pode colocar como trabalhar a questão da cadeia de suprimentos em uma organização atual. Finalizo este artigo pretendendo de alguma forma contribuir para os estudos direcionados a este tema tão amplo, mas que cada estudo feito venha de alguma forma somar para o planejamento logístico empresarial, analisando cada citação de autores consagrados notamos que a gestão da logística é fundamental na vida humana e na vida empresarial. Aqui foram citadas e sugeridas várias formas de melhorar a logística com planejamento, mostrando que ao investir na logística o empresário do futuro terá bons frutos conforme até mencionamos empresas famosas. Deixo minha singela contribuição para os estudos relacionados e que possa ser apreciado pelo máximo de pessoas com observância neste assunto que será o grande problema mundial a mobilidade urbana juntamente com logística empresarial.

ed. Logística Empresarial, bookman, 2007. Duarte, V. M. de Julho de 2015). Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de janeiro: campus. periodicos. capes. gov.

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