IMIGRAÇÃO JUDAICA E ATIVISMO POLÍTICO NAS CIDADES DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Por busca de uma melhor situação de vida, e fugindo das ditaduras e do pensamento antisemita, com isso esses judeus chegaram em diversos países dentre eles o Brasil, assim surgindo a necessidade de um meio de coexistência que permitiria a melhor adaptação, os depoimentos referentes ao sofrimento e demais problemas sofridos por esses imigrantes foi guardado como arquivo cultural e é hoje disseminado de diversas formas. Desenvolvimento Em junho de 1935 se formou o ICUF, o oriundo de um evento antifacista, ocorrido na Europa Oriental, os judeus presentes formavam a associação cultural judaica ou ICUF, a busca pelos direitos e pela liberdade da manifestação cultural judaica, são alguns dos motivos que levaram a criação do mesmo, em um contexto mundial ao qual o pensamento Antisemita se pronunciava, mostra a importância dessa preservação cultural.

Ao longo dos anos o ICUF sofreu mudanças significativas no país junto com adaptações que permitiram que fosse criado um jornal semita em Idiche, essa criação proporcionou não só a questão cultural valorizada, uma vez que tratando de uma língua morta, mas permitia em suas matérias a disseminação da cultura originária, através de relatos e outros assuntos, concuminantes da temática. Ser Judeu com o tempo perdeu o significado nas matérias, a busca por uma cultura já não tão atuante foi considerado irrelevante por parte dos leitores, a adaptação do mesmo, exemplificada pelo fato de antes haver apenas um pequeno trecho em português do jornal e o resto em Idiche, a adaptação passou a ser não só na escrita, mas em conteúdo a busca não era mais ser judeu, a questão passou para Ser Judeu no Brasil.

As batalhas e conquistas diárias de quem lida com a imigração e seus desafios. Muitas matérias nos jornais tratavam as situações políticas em momentos históricos distintos, pois essa questão política marcou fronteiras e criou guerras, como por exemplo, no Boletim a primeira matéria trata a guerra árabe-israelense e os massacres sofridos pela comunidade judéia. A briga entre judeus e palestinos se mostra acirrada uma vez que alegando defesa étnica, uma parte dos judeus eram contra os palestinos e esses foram acusados de antissemitas. Movimentos criados como o Paz Agora (1972), buscavam ações para tratar a insatisfação popular com as posições políticas de Israel, mas principalmente contra as especulações midiáticas, da situação vivida pelos palestinos e judeus.

A adesão dos judeus ao comunismo fez com que crescesse a intolerância e preconceito por parte de diversas nacionalidades, conduzindo ao isolamento político dessa parcela da população, isso permitiu que guerras internas por discordâncias afetassem toda a comunidade judaica. Conclusão A busca por novos adeptos do judaísmo fez com que crescessem os movimentos juvenis, favorecendo o Estado.

250 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download