Histologia do olho

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Geografia

Documento 1

A intermediaria  Úvea, essa região irá apresentar 3 porções diferenciadas. A mais posterior é a úvea propriamente dita, mas na região mais anterior teremos o corpo ciliar e a íris ( região não continua espaço entre as 2 íris = pupila). A mais interna  Retina é a região que é de fato foto sensitiva. • Câmaras dos olhos : •Três câmaras: 1. Câmara anterior – endotélio da córnea e a superfície anterior da íris, porção pupilar do cristalino e a base do corpo ciliar. Frouxo que precederá o estroma. º Camada  ESTROMA- é a camada mais grossa da esclera ela constitui quase 90% de seu volume total. Essa camas é contituida de um tec. conj. Denso, rico em fibras colágenas do tipo I e também em fibras elásticas.

º Camada  CAMADA DE BOWMAN – essa camada na verdade não passa de uma membrana basal com algumas especificidades: RICA EM COLAGENO TIPO 1, NÃO POSSUI FIBRAS ELASTICAS E NÃO TEM CAPACIDADE REGENERATIVA. Além da sua usual função de nutrir e sustentar o tecido, ela também tem a função de barreira física. º Camada  ESTROMA – é a camada mais volumosa e representativa da córnea, ela é na verdade constituída de tec. conj. denso. • CORÓIDE > A região coróide da úvea é a região mais extensa que temos desse extrato. º Camada – ESTROMA – é a região logo abaixo da lâmina supracoroidea, ela apresenta uma quantidade significativa de grandes veias, que estão circundadas por um tecido conjuntivo, que contem ,além de seus componentes tradicionais, células musculares, melanocitos e alguma inervação autônoma.

º Camada – CAMADA CARIOCAPILAR— essa camada é uma região riquíssima em capilares FENESTRADOS cuja função será nutrir e sustentar a retina. esses capilares são circundados por tec conj. º Camada – MEMBRANA DE BRUCH-- essa é a ultima camada da coróide e a que estará em contato com a retina. Ela é composta , na verdade, de 2 camadas de epitélio : • Camada externa: É denominada camada epitelial PIGMENTADA, ela é continua com o epitélio da retina, assim como sua lâmina basal que será continua a membrana de bruch. • Camada interna: Já essa camada é denominada camada epitelial NÃO PIGMENTADA, que é continua com retina sensorial , porem ele não é sensorial , e sim apenas derivada dessa região. esse epitélio NÃO pode se considerado estratificado *** as superfícies apicais de cada epitélio estão uma voltada para a outra, o espaço que surge entre os 2 epitélios será denominado de canal ciliar.

o complexo desse epitélio somado à camada cariocapilar será o conjunto responsável pela produção do HUMOR AQUOSO. • ÍRIS > Saindo desse corpo ciliar, uma continuação, teremos uma camada chamada de íris, que fica anterior ao cristalino e posterior a córnea. B. Camada interna ( epitélio sensorial ) -A retina sensorial tem dois pontos de referência importantes, sob os pontos de vista clínico e anatómico: a fóvea central, uma depressão rasa com cerca de 2,5 mm de diâmetro e a mácula Iútea, uma borda amarelada em torno da fóvea central. A fóvea é a área da retina em que a visão é mais nítida e é atravessada pelo eixo visual. Essa camada do epitélio é composta por vários tipos celulares (vários tipos de neurônios), e na verdade sua organização nos dará 9 subcamadas que são organizadas e denominadas de acordo com essas células.

• As células da retina a) Células pigmentares – são células epiteliais cuboides com micro vilosidades; b) Cones (FOTORRECEPTOR)- São as células que serão sensíveis as cores e aos detalhes, elas são predominantes na região da fóvea. Já o segmento interno, região onde ocorrerá a síntese dos fotorreceptores (BASTONETE PRODUZ RODOPSINA), é a região onde encontraremos os núcleos e organelas dessas células, nessa região a terminação nervosa onde ocorrerá a sinapse é denominada de esférula ( que nos bastonetes termina arredondada). d) Células bipolares (CÉL. CONDUTORA) – São células que irão levar os sinais dos fotorreceptores para as células ganglionares. Nesse caso nós temos células bipolares que se ligam exclusivamente aos bastonetes (CÉLULAS BIPOLARES DOS BASTONETES ) e células bipolares que se conectam exclusivamente aos cones ( CÉLULAS BIPOLARES DOS CONES).

Dentro das células bipolares dos cones nós temos aquelas que irão se ligar a APENAS UM cone, essa será denominada célula bipolar menor do cone ( essa posteriormente farão sinapse APNAS COM 1 CELULA GANCLIONAR). Ela irá fazer a integração entre cones e bastonetes. h) Células de Müller (NEURÓGLIA)- São células de sustentação, vai das células ganglionares até a região medial dos cones e bastonetes. Além das céluas de muller termos tb as células gliais tradicionais. AS 10 CAMADAS DA RETINA: 1. º Camada –EPITÉLIO PIGMENTAR - Como já citada é a camada mais externa da retina, ele está imediatamente abaixo da membrana de bruch, e é um epitélio de revestimento simples, cuboide, com micro vilosidades (dão suporte aos cones e bastonetes), rico em junções oclusivas, além de reciclarem os fotopigmentos produzidos pelas células fotorreceptoras, elas sustentam essas células fotorreceptoras.

O cristalino apresenta três componentes: 1) a cápsula do cristalino  A cápsula do cristalino é uma espessa estrutura semelhante à uma membrana basal transparente que envolve o cristalino 2) o epitélio do cristalino  Abaixo da porção anterior da cápsula, há uma camada única de células epiteliais cúbicas que se estende posteriormente até a região equatorial. Não há camada de células epiteliais sob a superfície posterior da cápsula 3) a substância do cristalino  que é composta por fibras celulares corticais e nucleares do cristalino. Essa substancia originasse das células do epitélio do cristalino que vão se alongando formando camadas concêntricas, à medida que esse processo ocorre essas células morrem dando origem a tal substância. Correlação clinica  com a idade a precipitação das proteínas presentes na substância do cristalinos acabam precipitando-se , essa precipitação ( completamente fisiológica) acaba transformando o cristalino de uma lente transparente para uma lente opaca, esse processo é conhecido como CATARÁTA.

• Câmaras dos olhos : •Três câmaras: 1.

1098 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Documentos semelhantes

RESUMO SOBRE ONCOLOGIA

Palavras: 4400

Páginas: 16

Resumo icteria do RN e amamentação

Palavras: 2475

Páginas: 9

COLESTASE DO RECÉM NASCIDO

Palavras: 2475

Páginas: 9

Feocromocitoma

Palavras: 4125

Páginas: 15

ANATOMIA DOS MEMBROS INFERIORES

Palavras: 2200

Páginas: 8

Farmacologia da Dor

Palavras: 2200

Páginas: 8

Semiologia da dor

Palavras: 1375

Páginas: 5