GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICAS E SUAS COMPLEXIDADES
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Administração
Para isso, se fez necessário realizar uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Verificou-se que a teoria destaca a importância da participação coletiva de todos os segmentos escolares na busca da autonomia instituição escolar. Palavras-chave: Educação; Gestão Educacional; Desafios. ABSTRACT This paper presents concepts of democratic educational management. It aims to analyze the challenges of this management within the educational context and the role of the manager, so that it can provide a new look at the factors that need to be reflected by the manager and the school community involved, in the quest to propose democracy in the school. Segundo Luckesi (2007) “Uma escola é o que são os seus gestores, os seus educadores, os pais dos estudantes, os estudantes e a comunidade. A cara da escola ‟decorre da ação conjunta de todos esses elementos”.
Isto é, a escola é administrada em função de sua comunidade e com sua comunidade com participação efetiva de todos. Assim, ela é o espelho de seus gestores. A gestão democrática é um principio constitucional fortalecido pela LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Lei n. De acordo com Luck (1998), o trabalho escolar é uma ação de caráter coletivo, realização a partir da participação conjunta a integrada dos membros de todos os segmentos da comunidade escolar. Assim o envolvimento de todos os que fazem parte, direta ou indiretamente, do processo educacional no estabelecimento de objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, na proposição, implementação, monitoramento e avaliação de planos de ação, visando os melhores resultados do processo educacional, é imprescindível para o sucesso da Gestão Escolar Participativa.
Essa participação da pessoa as oportunidades de controlar o próprio trabalho, ao mesmo tempo em que se sentem parte orgânica de uma realidade e não apenas um apêndice da mesma ou uma simples ferramenta para realizar objetivos institucionais. A sociedade hoje espera ter uma escola que busque qualidade, e para isso vem tentando metodologias que auxiliem na gestão, trazendo para sua estrutura a participação mais ativa da comunidade, estabelecendo uma parceria para tentar haver uma coordenação das ações, visando melhorar a própria estrutura da escola como um todo. A Gestão Escolar Participativa propõe a possibilidade da comunidade participar mais ativamente da escola, auxiliando nas decisões a serem seguidas pela instituição, as diretrizes organizacionais que nortearão a atuação dos educadores, servindo como uma forma da comunidade opinar sobre os elementos que são relevantes para a implementação de um ensino de qualidade.
Segundo Gadotti (2004) É preciso entender o que é democratização para que se possa efetivá-la A participação possibilita à população um aprofundamento do seu grau de organização. ela contribui para a democratização das relações de poder no seu interior e, conseqüente, para a melhoria da qualidade do ensino. p. Todos os segmentos da comunidade podem compreender melhor o funcionamento da escola, conhecer com mais profundidade todos os que nela estudam e trabalham, intensificar seu envolvimento com ela e, assim, acompanhar melhor a educação ali oferecida. p. Segundo Lück (2009) planejamento é: Planejar constitui-se em um processo imprescindível em todos os setores da atividade educacional. É uma decorrência das condições associadas à complexidade da educação e da necessidade de sua organização, assim como das intenções de promover mudança de condições existentes e de produção de novas situações, de forma consistente.
O planejamento educacional surgiu como uma necessidade e um método da administração para o enfrentamento organizado dos desafios que demandam a intervenção humana. Cabe destacar também que, assim como o conceito de administração evoluiu para gestão, também o planejamento como formalidade evoluiu para instrumento dinâmico de trabalho (LUCK, 2009 p. Propor este envolvimento e orientação desenvolve no contexto escolar resultados positivos na formação dos educandos. Essas mudanças afetam o sistema educacional, exigindo-se a adequação aos interesses do mercado e investimento na formação de profissionais mais preparados para as modificações do processo de produção. As pessoas precisam adquirir as habilidades necessárias a sua qualificação profissional. É fato que as novas realidades do mundo do trabalho requerem trabalhadores com mais conhecimento, cultura, preparo técnico.
Sendo assim, o usufruto ou a falta da educação básica (incluindo novas habilidades cognitivas e competências sociais) passa a ser determinante da condição da inclusão ou exclusão social, porqueo mercado de trabalho não aceita mais mão-de-obra não qualificada. LIBÂNEO, 2008, p. Esta organização parte do coletivo, de modo que cada um dos segmentos assuma sua corresponsabilidade para com a educação. Para Lück (2006): O conceito de gestão estáassociado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, a participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos (p. Por esse caminho, cabe salientar a categoria compromisso coletivo. Neste sentido, a gestão está ligada ao fortalecimento da democratização da escola, em seu aspecto pedagógico, obtendo a participação de todos nas decisões a serem realizadas, onde o diretor assume um papel muito importante; o de motivar para a participação, através da busca do exercício coletivo e participativo da comunidade escolar.
O caráter democrático de uma gestão não pode ser descompromissado, todos precisam comprometer-se com objetivos na construção de projetos, propostas pedagógicas, projeto político-pedagógico, entre outros. O diretor enquanto gestor deve ser a referência da escola, dando apoio, incentivando os professores, valorizando o seu desempenho e extraindo o máximo de sua equipe. Adquirir a competência de liderança significa envolver sua equipe na realização de projetos que resolvam problemas, de forma que ocorra a transformação da realidade em que atuam. Ao se resolver os problemas no coletivo, a comunidade escolar adquire consciência de seu poder de mudar a realidade. A gestão da educação vem justamente para alertar que uma escola não é composta por somente um gestor.
Todos os agentes diretos e/ ou indiretos são autores/ coautores e principalmente gestores da educação (LÜCK, 2006). Cabe destacar alguns aspectos importantes na concepção de uma gestão democrática de qualidade, é preciso não só um gestor democrático, mas criar uma escola democrática, onde todos os membros possam vivenciar experiências democráticas, pois nenhuma gestão democrática será de valia se não tiver como objetivo real uma educação de qualidade para todos. O gestor é um líder, capaz de estimular ações democráticas e propor melhorias no âmbito educacional, permitindo um relacionamento interpessoal, a comunicação plena com os integrantes da comunidade escolar, na perspectiva de propor uma liderança compartilhada. Diante destes e outros referenciais conceituais pesquisados na literatura referente ao tema, é fato perceber que a função de gestor tornou-se ainda mais importante no que se refere principalmente à democratização do ensino, uma vez que o mesmo ainda está longe de ter uma visão global da escola, o que traz consequências sérias para a instituição em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
Em uma época de mudança, faz-se necessário transformar a realidade a qual fazemos parte, ou seja, as práticas educativas. Portanto, para que este fato se concretize, a escola precisa ter uma vivência de gestão escolar democrática, baseada na participação, num crescente processo de renovação. Com a pesquisa constatou-se que embora a gestão escolar democrática ainda enfrente muitos desafios para se tornar uma prática efetiva, muitas são as possibilidades que podem vir a servir de subsídios para a efetivação deste processo tão importante para a evolução do bem comum de nossas escolas. Teoricamente, a vida da escola está no intuito de promover uma educação de qualidade a todos, em consonância com as pessoas que compõem esse processo no que realizam esse fazer pedagógico, na incumbência engajada de propor um ensino de qualidade, voltada a formação integral do indivíduo, no sucesso e no resultado de sua aprendizagem.
Em suma para se ter uma gestão democrática na escola é preciso ter um gestor com capacidade de promover uma ação coletiva e organizada, os membros da comunidade escolar devem estar efetivamente trabalhando em conjunto, compartilhando responsabilidades, propondo melhorias ao educando. REFERÊNCIAS CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. GADOTTI, M e ROMÃO, J E. Autonomia da Escola. ed. São Paulo: Cortez, (Guia da escola cidadã; v. HORA, D. ed. Revista e ampliada. Goiânia: MF livros, 2008. LIMA, P. G; SANTOS, S. Gestão educacional: estratégia, ação global e coletiva no ensino. In. FINGER, A. etal. Educação: caminhos e perspectivas. São Paulo: Criarp, 2007. MARCONI, M de A; LAKATOS, E M. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas; Amostragens e técnicas de pesquisa; Elaboração, análise e interpretação de dados.
ed. São Paulo: Atlas, 1996. Gestão Educacional e Tecnologia. Avercamp. São Paulo: 2004. WITTMANN, L. C.
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