Gestão Empresarial da Empresa Ambev Estudo através das teorias gerais da administração da comunicação empresarial interna e das técnicas
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Administração
Entre necessidades e expectativas do público, as marcas são responsáveis por trazer itens agregadores, seja na produção, na apresentação, materiais, ou qualquer aspecto que traga preferência dos clientes. Para que haja um real aproveitamento destas oportunidades, além de garantir todo um funcionamento e administração empresarial com sucesso, é preciso que ocorra a gestão empresarial, um caminho que é composto pelo direcionamento do processo aos melhores resultados, através de controle de toda a estrutura local, desde a diretoria e gerência, departamentos financeiros, produção industrial, até a entrega final do produto. Aqui, vemos o quão abrangente é este conceito, onde temos mudanças e aplicações entre todos os setores de trabalho, atuando de maneiras diferentes para chegar a um objetivo comum. Neste trabalho, vamos analisar estes aspectos na empresa Ambev, uma empresa que fazendo proveito de um bom momento de mercado incentivado pela globalização, se formou como uma grande companhia, inicialmente dentro do país até conseguir expandir-se, usando técnicas de abertura para se tornar uma multinacional, com agregação de marcas e produtos diferentes, o que aumentou sua variedade de bebidas, de preços e de propagandas, tornando-se uma referência em estratégia e gestão.
Como metodologia, utilizaremos de dados da empresa, liberados por suas publicações, além de artigos, teses e trabalhos de fontes confiáveis, para então analisar as teorias administrativas que são aplicadas na companhia, passamos então pela descrição da estrutura e processos organizacionais, detalhando também a comunicação da empresa e as técnicas de informática da qual se utilizam. • Teoria Neoclássica: outra teoria com foco na estrutura, no qual procura-se entender a prática da administração, relembrando os princípios clássicos de divisão do trabalho, hierarquia, entre outros. • Teoria Estruturalista: é um método que apresenta ênfase tanto na estrutura quanto em suas inter relações, obtendo uma visão ampla de características formais e sociais durante a análise, e o ambiente onde estão inseridos.
• Teoria Comportamental: é uma teoria com ênfase social, focando nos trabalhadores, desde características comportamentais, até questões de ambiente, segurança e fisiologia que possam interferir no trabalho. • Teoria Contingencial: esta última teoria nos traz um foco no ambiente, porém com interação tecnológica. Defende o fato de poder organizar um ambiente de trabalho estrutural e social por meio do mesmo método. Vemos também como isso acaba refletindo em suas concorrentes e em seus próprios resultados. Conclui-se então que a discussão do presente trabalho busca focar em quais estratégias foram as melhores em sua administração, iremos detalhar seu perfil de gestão, comparando com as teorias apresentadas e explicar as tomadas de decisão por definição destes métodos de gestão além de um resumo dos resultados destas estratégias.
Práticas Organizacionais da Empresa (conforme teorias) Na Ambev, em sua própria apresentação ao público, temos que há itens que caracterizam a cultura da empresa, podemos verificar por exemplo uma tríade de índices importantes declarados abaixo (AMBEV, 2021). Sonhamos grande. Estamos construindo uma empresa que cresce de forma rentável. Buscamos atender com excelência e criar parcerias sólidas com nossos clientes, que são a conexão com cada consumidor(a). Acreditamos no bom senso e simplicidade. Operamos com excelência e eficiência em tudo que criamos, sempre orientados por nossos clientes e consumidores(as). Gerenciamos os recursos como donos(as). Só assim é possível crescer de forma rentável e sustentável. Quando nos deparamos com a parte de comunicação de uma empresa, nos damos conta sobre um índice que pode alterar sua produção e metodologia de trabalho.
Temos nesse quesito um item a ser direcionado que trata-se de característica de decodificação de mensagens, interpretação de ordens, entre outros, trazendo um sistema de avaliação de informações e inter relações. Podemos verificar conforme alguns autores diferentes importâncias para este tema. Conforme Berlo (2003), a organização somente se torna viável através da comunicação. Com esta afirmação podemos considerar que a comunicação funciona como uma ferramenta de gestão, onde há determinação das relações e capacidade de interações. Intranet Trata-se de uma rede de interação com utilização da internet, em software próprio, onde apenas funcionários e pessoas com permissão podem ter acesso. Serve para mensagens de interesse interno, como publicações, treinamentos, mensagens, qualquer serviço que possa ser padronizada, porém com possibilidade de locais privados para serviços pessoais.
Possui características do local, como marca, histórico, logotipo, entre outros, deixando claro do que se trata a ferramenta. Na imagem abaixo podemos ver a página de entrada da intranet da AmBev, aí qual é necessário um cadastro interno para acessar. Figura 1: Página Intranet Ambev Fonte: AmBev, 2022. Aqui, notamos então, que esta é uma estratégia da Ambev, intensificando os funcionários sobre sua importância, seus valores e ética, além de utilizar de sistemas e meios de comunicação citados para suas reuniões, mensagens, recados, conversar com terceiros, entre outras utilidades. Técnicas de Informática Sendo a tecnologia um fator de grande importância para o funcionamento de empresas atualmente, podemos verificar que os sistemas de informação evoluem acompanhando as tendências atuais, são instrumentos necessários para que haja eficácia e melhoria na qualidade do produto.
Seja uma presença pequena em computadores, ou todo um equipamento, todos os processos são regidos através de tecnologias de informação, e, neste tópico vamos explorar mais a fundo como a empresa, seus procedimentos e comunicação estão interligados com estas tecnologias. Tecnologias da Informação e Comunicação Chamada de TIC, a tecnologia da informação e comunicação faz parte do desenvolvimento da empresa, e podemos verificar através de diferentes pensamentos como ela é relevante nos procedimentos internos de uma indústria. Conforme o autor Werthein (2000), em seu livro, há uma referência sobre uma expressão chamada “sociedade da informação”, que traz uma ideia do surgimento de um novo cenário da sociedade. Sua forma de comunicação para com os funcionários segue esta mesma linha, onde ocorre de maneira hierárquica, com a informação sendo passada verticalmente até chegar a todos os níveis de profissionais.
Sua tecnologia é um ponto forte, que garantiu sua abertura para diferentes linhas de produção, podendo abrir o leque de público consumidor, gerando opções para diferentes gostos, além de utilizar tecnologias em todos os processos, planejamento, comunicação, produção, marketing, entre outros. De uma maneira geral, todos os pontos são utilizados de maneira positiva, trazendo lucros e qualidade para a empresa, melhoram a imagem e aumentam sua participação no meio ativo de compras e vendas, colocando como pioneira neste campo, o que pode ajudar sobre como é levada em consideração mundo afora. Como sugestões finais, podemos dar ênfase sobre o uso de teorias inovadores, não mudando completamente a empresa, visto que é bem sucedida como ocorre, mas propondo mudanças que possam ser observadas e trazer maior conforto dentro dos profissionais.
Melhorando os meios de comunicação, o acesso às informações, não somente por forma hierárquica, mas abrindo novas janelas de oportunidades para haver trocas de experiências dentro da companhia. São Paulo: M. Fontes, 2003. CALDEIRA, A. Woody Allen e motivação para o trabalho. Disponível em: <https://www2. Communication and organizations: an interpretive approach. Beverly Hills, CA: Sage, 1983. p. MAX I M I ANO, A. C. San Francisco, CA: Organizational Communication, 2000. LOPES, M. C. B. Redes, tecnologia e desenvolvimento territorial. GAETA, B. Organização do Trabalho em Indústrias. Disponível em: <https://edisciplinas. usp. br/pluginfile. Ci. Inf. Brasília, v. n. p.
300 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes