GESTÃO DOS NEGÓCIOS, EM TERMOS MICRO E MACROECONOMICO E DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS E QUAIS AS TÉCNICAS MATEMÁTICAS APLICADAS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Tutor Prof. CIDADE / ESTADO ANO RESUMO A agricultura familiar apresenta sérios desafios em relação a sua eficácia para o desenvolvimento local sustentável. A integração dos produtores artesanais na cadeia produtiva agroindustrial pode contribuir com a inclusão social e econômica deste segmento no mercado e para este caso específico no Programa de Alimentação Escolar. Para tal, se faz necessário, além dos recursos econômicos, uma boa dose de empreendedorismo. Assim, a comercialização dos produtos artesanais e a gestão dos negócios agrícolas podem contribuir com a inclusão social dos agricultores, criando condições para que estes permaneçam nas pequenas propriedades agrícolas. Keywords: family farming; rural development; social inclusion SUMÁRIO INTRODUÇÃO. PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR.

COMPONENTES DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SEUS BENEFICIARIOS. SELEÇÃO DAS ESCOLAS E BENEFICIARIOS DO PROGRAMA. REGIÃO/LOCAL DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos produtores rurais, tendo, como mão de obra, essencialmente o núcleo familiar. Para entender o funcionamento do programa, vamos abordar o perfil da instituição tomadora dos serviços, os estabelecimentos participantes do programa e seus beneficiários, local onde estará sendo desenvolvido o projeto de inserção da agricultura familiar como fornecedor de seus produtos composição dos serviços de alimentação e seu funcionamento através da empresa concessionária provedora do serviço final, visto isto seguiremos com as etapas iniciais para elaboração e o desenvolvimento do projeto. PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR O programa de alimentação tem como finalidade fornecer diariamente serviços de alimentação que compreendem em café da manhã, almoços, café da tarde, colação e jantar, quando corresponder este ultimo serviço, aos alunos e alunas que apresentam condições de vulnerabilidade nos estabelecimentos de ensino da rede municipal e particular subvencionados pelo estado durante o ano letivo, nos níveis de educação infantil, básica e ensino médio, com objetivos de melhorar o rendimento e evitar a deserção escolar.

COMPONENTES DO SERVIÇO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E BENEFICIARIOS É fornecido diariamente aos estudantes um serviço complementar e diferenciado, composto por: café da manhã ou café da tarde, almoço ou jantar, os serviços provem ao redor de um terço das necessidades nutricionais diárias. Têm acesso a este programa, os estudantes selecionados de acordo com suas condições sócio econômica das famílias, atualmente, cerca de 3 milhões de estudantes do sistema publico são beneficiários do referido programa de alimentação escolar. A cooperativa produz hortaliças, legumes e frutas e dentre estes, serão utilizados na aplicação do projeto, os seguintes produtos: abóbora, acelga, alface, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve-flor, espinafre, maça e marmelo. As propriedades rurais possuem toda documentação necessária para o funcionamento, desde licenças municipais a certificados sanitários, a cooperativa que participa do projeto está organizada e os produtos depois de colhidos são lavados, higienizados, embalados e enviados ao que é chamado de bodega central que está localizada na propriedade comum da cooperativa.

Imagem 1: Frutas, legumes e hortaliça Fonte: Google imagens, 2016. CONCESSIONARIA DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR A empresa concessionária que está a cargo do serviço de alimentação escolar nesta região é Nutriplus Alimentacion y Tecnologia, serviço adjudicado através de processo licitatório, a empresa é de nacionalidade brasileira e atua no Brasil e em diversos países da América latina, no caso do Chile está presente desde o ano de 2. dentro de sua estrutura no país, conta com escritório de administração comercial na capital Santiago de Chile e com dois centros de distribuição na região de Los Lagos, localizados nas comunas de Osorno e Puerto Montt, desde seus centros de distribuição, são atendidas 21 comunas nesta região fornecendo aproximadamente 180.

A ideia posterior está em estabelecer um planejamento financeiro junto a cooperativa a fim de manter a viabilidade do negócio. Nele será estudado o investimento total, que irá determinar o total de recursos a ser investido para que a parceria que se pretende comece a funcionar. As etapas do estudo serão formadas por: investimentos fixos; capital de giro; investimentos pré-operacionais.  Entendendo como estimativas: - dos investimentos fixos, correspondente a todos os bens necessários a serem adquiridos para que o negócio possa funcionar de maneira apropriada; - capital de giro, compreendendo o montante de recursos necessário para o funcionamento normal do negócio, onde engloba a compra das sementes e mudas (matérias-primas), adubos, mercadorias. Neste projeto especifico, a empresa concessionária pretende atuar com o financiamento das vendas e o pagamento das despesas iniciais de modo parcial, a se estabelecer uma porcentagem mínima dos volumes a serem negociados como forma de apoiar ao êxito do projeto e até que a cooperativa passe a ter disponíveis os valores em conta para cobrir estes custos.

DA MATEMATICA APLICADA AOS RESULTADOS Evidentemente, o aporte financeiro inicial para o desenvolvimento do projeto, deverá ser levado em conta formas de pagamento futuras, uma vez que a empresa concessionária está disposta a fazer um aporte inicial, pois está segura que o investimento trará bons resultados para ambos e, portanto, nas fases de condução, planejamento e definições de procedimentos, igual poderá ser considerada uma ajuda extra, o aporte citado servirá como meio de subsidiar a presente alternativa de investimento. A economia chilena está estável em termos de inflação anual, a inflação é regulada através de vários indicadores, no presente projeto, se define utilizar o índice de preços ao consumidor - IPC, que em maio de 2016, apontou taxa anual de 4,5%. A principio e de acordo com as análises dos recebíveis e do fluxo de caixa da empresa concessionaria, a taxa de juros a ser cobrada, será regulada de acordo com a variação da inflação mensal divulgada pelo organismo responsável pela economia chilena e expressamente reconhecido pelo banco central de Chile, o índice a ser adotado será o índice de preços ao consumidor – IPC.

Será aplicado o reajuste utilizando o sistema denominado, capitalização simples ou juros simples, onde a taxa de juros será aplicada somente sobre o capital inicial, não incidindo sobre os juros acumulados ao longo do período em que estará sendo determinado já que neste projeto, a ideia não está somente em ter a maior rentabilidade e sim prosperar com um modelo sócio econômico. Não está previsto aporte e/ou empréstimos para financiar outros interesses da cooperativa se não e somente aqueles que estiverem relacionados ao projeto de fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros direcionados ao programa de alimentação escolar. Garcia, M. E. Fundamentos de Economia. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. il. Cavaleiro, Jean Carlos. Recursos Materiais e Patrimoniais. SãoPaulo: Editora Sol. p. Sociedade e desenvolvimento rural.

v. n.

4003 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download