Gestão de resultados no setor público brasileiro: A importância de sua utilização e o Caso FINEP
Tipo de documento:Projeto
Área de estudo:Administração
Sobre a FINEP 7 3. Contexto do processo 7 3. O desenvolvimento do projeto 8 3. – Considerações e análise 9 Conclusão 11 Referências 11 Introdução Atualmente, no mundo corporativo fala-se muito sobre desempenho, alcance de metas, sendo este sempre um assunto em pauta e tem ganhado evidência de acordo com a crescente competitividade entre os mercados e as empresas. A pressão ocorre não somente nas organizações privadas, mas se estende para as organizações públicas, onde ressalta-se a importância da gestão de resultados, fazendo com que as organizações públicas começassem a utilizar as práticas das organizações privadas como benchmarks. Mais do que representar uma simples transformação do público em privado, seu modelo pode ser visto como uma forma híbrida na qual o governo tem um cunho mais empresarial.
Um tema importante neste contexto é a GESPÚBLICA, que segundo Castro, R. G. et al. é um modelo de gestão que contempla novas e crescentes demandas da sociedade, sendo que em 2014, a Secretaria de Gestão Pública (SEGEP), do Ministério do planejamento, Orçamento e Gestão, revitalizou o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, chamado de GESPUBLICA, com a intenção de fortalecer a gestão pública. A gestão de resultados ou também conhecida como gestão por resultados pode ser definida como um modelo de administração de empresas que exige muito comprometimento do time de colaboradores, principalmente por ser mais voltado para o empenho e finalização das metas, do que pelo número de horas trabalhadas em si (ANDRADE, M.
R. Ainda segunda este autor, ao contrário de uma gestão tradicional que é focada em processos, a gestão por resultados foca nos objetivos a serem alcançados, sendo que o conceito deste modelo de gestão é a priorização dos resultados em cada ação e menos no processo, possuindo uma liderança mais participativa, visando otimizar o desempenho da empresa. Neste modelo de gestão existem instrumentos de análise qualitativa e quantitativa de desempenho, sendo que a análise qualitativa do desempenho descreve os comportamentos desejados segundo os valores e estratégia da organização, enquanto que a análise quantitativa avalia o quanto das metas e objetivos organizacionais esperados para aquele colaborador foi atingido. Vale ressaltar que estes instrumentos de análise servem para verificar o resultado obtido somente no momento da avaliação, sendo, portanto, um ponto negativo do método o fato de não conseguir ser utilizado para apoiar o gestor no gerenciamento da sua equipe ao longo do ano.
São mais frequentemente utilizadas em programas de subvenção econômica e programas de apoio com recursos não reembolsáveis. Investimento indireto em empresas através de fundos de investimentos (FINEP). A FINEP, está progressivamente adotando como referência estratégica, bem como as avaliações de competências ou qualitativas e avaliações de metas ou quantitativas, como método de avaliação e gestão, estruturando seus processos de forma a integrá-los com os valores e objetivos organizacionais. O uso dos instrumentos de avaliação qualitativos e quantitativos apresentam serventia para auxiliar na tomada de decisões, principalmente às relacionadas à processos no setor de gerenciamento de pessoas, tendo como objetivo orientar e engajar os colaboradores para o atingimento das metas da organização 3. Contexto do processo Foi proposto à FINEP a modernização da gestão da empresa através do uso de melhores práticas do mercado, por meio do desenvolvimento de alguns projetos estratégicos, como um sistema de monitoramento de indicadores e avaliação de desempenho focando em resultados, sendo um exemplo de avaliação de desempenho quantitativa.
Segue abaixo um quadro resumido das etapas do projeto: Quadro 1 – Resumo das etapas do projeto Etapa Objetivo Macro Ações Primeira Foco na sistematização de peças do sistema estratégico Consolidação de documentos produzidos nos últimos anos, criando o Mapa Estratégico oficial da empresa, contendo seus objetivos estratégicos. Segunda Alinhamento Validação do Mapa Estratégico elaborado com primeiro nível estratégico da organização Terceira Concepção de Metas Após a validação do Mapa Estratégico, foi preciso elaborar os indicadores e as metas que conseguissem mensurar os objetivos que seriam definidos, bem como o desdobramento das metas para englobar todos os níveis de colaboradores. Quarta Mapa Estratégico desmembrado A etapa anterior gerou o Mapa Estratégico segmentado em três perspectivas, Resultado, Realinhamento Externo e Realinhamento Interno, com diversos objetivos estratégicos, que após análise culminou em 36 indicadores e 16 projetos prioritários.
Quinta Validação e Direcionamento de Responsáveis Estes pontos foram discutidos com a diretoria, superintendência e gerência para validação e desdobramento das metas corporativas em metas para as unidades responsáveis por sua execução, sendo distribuído desde a diretoria executiva até a gestão operacional da empresa. Fonte: Adaptado de Godoy, A. A execução coerente e sistemática destas etapas possibilitou que os procedimentos elaborados para o planejamento estratégico, desdobramentos de metas, avaliação de desempenho e etc, culminaram para que a FINEP conseguisse elevar seu desempenho enquanto empresa, chamando ainda mais atenção por ser um órgão de administração pública, mostrando que a gestão de resultados, embora seja um processo constante, consegue apresentar resultados significativos no curto prazo.
Conclusão De acordo com o exposto, percebe-se que a administração pública brasileira possuí muitas dificuldades para realizar suas ações, muitas vezes inflexíveis, o que reflete na tendência de baixa capacidade do atendimento às necessidades da população. Assim, o reconhecimento da existência de condições diferentes que geram desafios especiais para administração do setor público, nos quais os gestores precisam rejeitar os antigos papeis de administradores e se tornarem mais empreendedores com orientação para os resultados e mentalidade com base no mercado, características já exigidas há muito tempo no ambiente corporativo das organizações privadas. O estudo do caso da FINEP auxilia na percepção destes desafios enfrentados e os avanços obtidos para a introdução de mecanismos de gestão avaliativa de resultados e de desempenho.
Este é um ótimo exemplo de caso real de como a utilização de técnicas para gestão de resultados dentro da administração pública são benéficas e vem evoluindo no decorrer dos anos, visando tornar as organizações públicas tão competentes e eficientes quanto às privadas, de modo a oferecer um atendimento mais eficiente e eficaz em resposta às demandas cada mais complexas que a sociedade exige. R. Gestão por resultados: características, vantagens e usos. Disponível em: <https://blog. contaazul. com/gestao-por-resultados/#:~:text=A%20gest%C3%A3o%20orientada%20para%20resultados,para%20a%20finaliza%C3%A7%C3%A3o%20das%20metas. exemplos de metas SMART e como aplicar o conceito na sua empresa. Disponível em: <https://www. ibccoaching. com. br/portal/4-exemplos-de-metas-smart-e-como-aplicar-o-conceito-na-sua-empresa/>. AZEVEDO, E.
M. HIPOLITO, J. A. CANTINI, O. Gestão Estratégica de Pessoas: Bases para a concepção do curso de especialização em gestão de pessoas no serviço público. In: PANTOJA, M. J. CAMÕES, M. R.
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