Gestão da qualidade em serviços de saúde
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Gestão de pessoas
Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre a grande necessidade de buscar cada vez mais por qualidade nos serviços da saúde, que consequentemente, leva satisfação para as pessoas que buscam por esses serviços. As diversas empresas estão cada vez mais se adaptando às novas formas de organizações e tomando como providência os devidos cuidado para conseguir um bom desenvolvimento, sendo fundamental para qualquer etapa iniciar com um bom planejamento, e tendo como principal objetivo solucionar os problemas de forma correta e com eficiência, evitando os desperdícios de tempo e dinheiro e sempre buscando melhorar o desempenho das diversas etapas para que desta forma atinja o objetivo esperado que é o de satisfazer as pessoas.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade. Saúde. Com o controle de tudo que se produz, do início ao final do processo, é alcançado a qualidade dos produtos e serviços prestados. Sem esse acompanhamento, os serviços que deveriam agradar os consumidores acabam gerando prejuízos. Desta forma, percebe-se uma maior aplicação de programas voltados para a qualidade nas organizações hospitalares, a fim de aumentar a eficiência dos serviços. Sendo assim, o objetivo deste artigo busca relatar sobre a gestão da qualidade nos serviços de saúde, abordando as suas eficiências e a necessidade de colocar em prática atitudes e ações que garantam qualidade para as organizações, contribuindo para a qualidade de vida e um atendimento mais humanizado. Desta forma, não existe uma forma única ou correta de processo de qualidade, mas sim formas que mais esteja de acordo com a realidade e os objetivos que deseja alcançar.
relata que: Satisfazer um consumidor não é fácil. Acredite! O que é satisfatório para uma pessoa pode ser insatisfatório para outra. Clientes são indivíduos que possuem características, opiniões e gostos diversos (. Nunca vamos conseguir satisfazer 100% dos clientes, mas é necessário fazermos o máximo de esforço para conseguimos alcançar o mínimo de satisfação esperada por eles. Bezerra 2013, p. Na área da saúde é crescente a preocupação relacionada aos benefícios e malefícios dos serviços que são desenvolvidos. Sendo assim para conseguir qualidade os profissionais da saúde estão sempre se aperfeiçoando para que seja possível satisfazer as pessoas que necessitam desses serviços. Por meio da gestão da qualidade é capaz de encontrar um padrão de excelência assistencial, a partir da melhoria contínua.
Com a qualidade consegue-se reduzir desperdícios, e trabalho desnecessários que com a ajuda da melhoria da qualidade os serviços prestados tem mais segurança, lucratividade, eficiência, satisfação do paciente. Desta forma, nota-se o importante papel da qualidade. SOUZA, Roberto de. et al. p) Na inserção do PBQP-H e ISO 9001 a equipe de produção tem um compromisso fundamental na auditoria de certificação ou re-certificação. Na qual, é importante fazer um trabalho de conscientização e treinamento da necessidade da certificação de qualidade para a empresa, além do papel deles nessas rotinas. Deve ser implantadas algumas competências com os encarregados sobre os serviços para que o auditor verifique que o sistema de qualidade está implantado e não tenham “não-conformidades”.
Através de avanços na qualidade da saúde, é possível perceber racionalização de custos, crescimento da confiança e credibilidade pelos serviços, aprimoramento da gestão, avanços no atendimento, na qual, a organização receberá uma boa imagem. Vantagens não só para as pessoas que necessitam dos serviços, mas também para toda a organização. A avaliação da qualidade por meio da ISO 9000 / 2000 ou outras, é fundamental para que seja possível comprovar, através dessa certificação, que a empresa está seguindo todas as exigências necessárias para atingir a qualidade. Essas certificações na área da saúde são fundamentais para desenvolver a melhoria contínua dos processos hospitalares, assim é possível diminuir as falhas e ofertar uma boa qualidade nos seus serviços Em todas as empresas os clientes devem ter os seus direitos garantidos, e no setor da saúde não é diferente, o paciente assim como os seus familiares devem ter os seus direitos, assim como o acesso e a continuidade de todo cuidado que o paciente deve receber.
Vale ressaltar que, um dos objetivos principais é alcançar a qualidade nos serviços prestados, sendo necessário que os profissionais envolvidos no Sistema de Saúde como, os fornecedores, médicos, investidores e os demais profissionais da área, sempre tratem todos de forma igual independente de ser no setor público ou particular, devem realizar os mesmos padrões de qualidade. M. p. CONCLUSÃO Quem não planeja, programa e controla o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige. Portanto, é fundamental conseguir uma forma de garantir que a sua empresa alcance o objetivo de produzir com qualidade e produtividade, consequentemente a garantia de bons resultados está relacionado ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.
Sendo assim, fica possível agir corretamente quando ocorrerem desvios, ou falhas do processo. Qualidade em Saúde: Conceitos, Desafios e Perspectivas. J Bras Nefrol Volume XXVI - nº 4 - Dezembro de 2004. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. ed. SANTOS, C. C. Orçamento na administração de empresas. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
54 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes