GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO SETOR DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Tecnologia da informação
Para delineamento deste estudo, o presente artigo baseia-se na pesquisa bibliográfica com o objetivo central de detalhar e analisar as particularidades relativas ao contexto de projetos de tecnologia da informação. Para isso, os principais autores e obras consultados foram Kerzner (2011), PMBOK (2014) e Guimarães et al (2008). Por meio do estudo da literatura relativa a gestão de projetos percebeu-se que os projetos de TI possuem peculiaridades que impactam diretamente as entregas dos projetos. Entre estas peculiaridades estão os prazos curtos para a execução dos projetos e a rápida inovação no setor de TI. Desta maneira, ficou identificado neste estudo que a adoção de metodologias de gestão de projetos traz melhorias para o alcance dos objetivos dos projetos de tecnologia da informação. A metodologia empregada no estudo para determinar as características dos projetos de TI, as peculiaridades do gerenciamento desses projetos e a necessidade de adoção de técnicas e métodos de gerenciamento de projetos é, quanto aos objetivos, de base exploratória, pois tem como foco proporcionar maior familiaridade com o conceito de projeto e gerenciamento de projetos.
Quanto aos procedimentos de coleta é fundamentado em pesquisa bibliográfica para explicar a influência das características dos projetos de TI na necessidade de adoção de metodologias de gerenciamento de projetos. E quanto às fontes de informação foi adotada como estratégia o levantamento de referências teóricas publicadas em livros, congressos, trabalhos científicos e periódicos científicos. Os principais autores consultados nesta pesquisa foram: Kerzner (2011), Duarte et al (2012) e Guimarães et al (2008). Desenvolvimento O conceito de projeto é definido como um empreendimento temporário com a finalidade de gerar um produto, serviço ou resultado nunca antes produzido na organização (PMBOK, 2014). Já o guia PMBOK (2014, p. define o gerenciamento de projetos como sendo a “aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender os seus requisitos”.
Desta maneira, são os gerentes de projetos os encarregados da aplicação e administração de todos os processos de gerenciamento que levam ao objetivo do projeto (PMBOK, 2014). Ao analisar os projetos de tecnologia da informação pode-se afirmar que estes são diferenciados de outros projetos por apresentarem a requisição de prazos reduzidos, a contínua inovação de produtos para atender à demanda dos clientes quanto à vantagem competitiva, entre outras características que favorecem a criação de produtos de projetos inadequados. Guimarães et al (2008), afirma que os projetos de TI possuem um grau de dificuldade maior se comparados a outros projetos. Além disso, as lições aprendidas de projetos anteriores, na maioria das vezes, não são válidas devido à velocidade com que se dá a inovação tecnológica, a qual ocasiona uma desatualização nos conhecimentos empregados nos projetos (SOMMERVILLE, 2003).
Na mesma linha de estudo de Jeffery e Leliveld (2004) chegaram à conclusão que 68% dos projetos corporativos de TI não atendem aos objetivos e ultrapassam as metas de prazo e orçamento. O Standish Group International (2009) também fez um levantamento e publicou que 44% dos projetos de TI entre 2008 e 2009 nos Estados Unidos foram entregues com atraso e fora do orçamento. Flyvbjerg e Budzier (2011), em um estudo mais atual também concluíram que o maior problema dos projetos de TI é o não cumprimento dos prazos e orçamento. Em seu estudo, os autores mostraram uma taxa de 27% de não cumprimento de prazo e orçamento. A utilização de metodologias de gestão de projetos melhoram a ocorrência de resultados favoráveis na gestão dos projetos de uma empresa (Kerzner, 2011).
Quanto ao uso de técnicas e metodologias de gerenciamento de projetos, Brusamolin e Moresi (2008), afirmam que, entre as décadas de 60 e 70, a utilização de técnicas e métodos de gerenciamento de projeto começaram a ser usadas na engenharia de software em consequência do elevado número de projetos que não alcançavam seus objetivos. Berssanetia, Carvalho e Muscat (2011), ao estudarem empresas que implementaram metodologias de gerenciamento de projetos observaram que a maioria adota o PMBoK do Project Management Institute. Os autores observaram ainda que a adoção de práticas dessa metodologia impactou positivamente o desempenho dos projetos de TI (BERSSANETIA, CARVALHO e MUSCAT, 2011). Duarte et al (2012) acrescenta à ideia de adoção de metodologia de gerencia de projetos para a área de TI, a necessidade de desenvolvimento de um método de gerenciamento de projetos voltado ao setor de tecnologia da informação.
Um ponto importante para registrar é que a adoção de uma metodologia por parte de empresas de TI, acaba ocasionando não só um maior desenvolvimento dos processos de gerenciamento de projetos de TI, como também o desenvolvimento das competências de gestão dos gerentes de projetos de Ti. REFERÊNCIAS ALBERTIN, Alberto. L. Valor estratégico dos projetos de tecnologia de informação. Revista de Administração de Empresas, v. D. SILVA, Filipe Q. P. O. IT Project manager competencies and team commitment: a new scale proposal. CARVALHO, Marli M. MUSCAT, Antonio R. N. Impacto dos modelos de referência e maturidade no gerenciamento de projetos: estudo exploratório em projetos de tecnologia da informação. Produção, São Paulo , v. Ci. Inf. Brasília, v. n.
p. Revista de Administração da Universidade de Santa Maria, Santa Maria, v. n. p. set. dez. n. p. set/dez 2013. Disponível em:< http://www. periodicosibepes. Acesso em 18 jun. JEFFERY, Mark; LELIVELD, Ingmar. Best practice in IT portfolio Management. MIT sloam management review, abr. Disponível em: < https://sloanreview. TURNER, R. Leadership competency profiles of successful project managers. International Journal of Project Management, v. n. p. Capacitação em gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. RIVARD, S. DUPRÉ, R. Information systems project management in PMJ: a brief history. Chaos Summary 2009: 10 Laws of CHAOS. Technical Report, 2009. Disponível em: < https://www. classes. cs. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2008, Rio de Janeiro. Disponível em:<http://www. abepro. org. br/biblioteca/enegep-2008-tnsto-076538-12018. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2003.
154 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes