Relação entre as Boas Práticas Descritas no PMBOK e as Metodologias Ágeis

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Considerando a importância de manter um alto nível de competitividade, muitas organizações possuem setores exclusivos com foco para a estruturação de projetos e estratégias. O gerenciamento de projetos é, reconhecidamente, uma das melhores ferramentas para a gestão organizacional, em diversos segmentos do mercado. Muitos desses projetos envolvem complexidade técnica e requerem um trabalho multidisciplinar. O gerenciamento de projetos tem se apresentado como uma ferramenta eficiente na tarefa completar as metas estabelecidas por uma organização. Compreendido como meio mais adequado quando é objetivo é desenvolver, de modo eficiente, projetos, sejam eles quais forem. Gestão Organizacional. Inovação. Metodologias Ágeis. TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação. Introdução Pesquisas destacam que, mesmo de modo rudimentar, as civilizações primitivas já estruturavam projetos para aumentar a eficiência humana na busca pela realização de objetivos definidos.

entre outros. O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram verificados as principais vantagens proporcionadas pelo PMBOK e pelas Metodologias Ágeis no gerenciamento de projetos. A presente pesquisa foi estruturada da seguinte maneira: no primeiro capítulo, é realizada a introdução, com descrição sobre os objetivos gerais e específicos, justificativa, problema, metodologia e demais questões introdutórias ao presente estudo; no segundo capítulo, foram descritos aspectos conceituais e mercadológicos sobre a gestão de projetos; no terceiro capítulo, foram analisados os principais aspectos e vantagens do método PMBOK e das Metodologias Ágeis; no quarto capítulo, é descrita a metodologia aplicada ao desenvolvimento da presente pesquisa; na última etapa, finalmente, são descritas as considerações finais, onde são abordadas as conclusões sobre o presente estudo.

Gestão de Projetos: Aspectos Conceituais e Mercadológicos A gestão de projetos abarca uma série de processos. Primeiramente, deve-se ter um planejamento bem estruturado. Sendo desta forma, compreendido como ferramenta estratégica de grande importância para otimizar processo e aumentar a competitividade de determinada empresa (KERZNER, 2006). O gerenciamento de projetos tem recebido substancial destaque no setor administrativo, sendo utilizado como forma de desenvolver projetos que consigam suportar com eficiência as complexas demandas econômicas que se apresentam, assim como adequar a empresa às outras demandas do mundo contemporâneo, relacionadas principalmente, com questões sociais e ambientais. O sucesso de uma organização no mundo do trabalho na contemporâneidade está atrelado, em grande sorte, ao desenvolvimento de projetos bem estruturados. Frente as demandas de hoje, apresenta-se como desafio para as empresas, conceber projetos que consigam dar conta da complexidade do mercado (PRADO, 2008).

Estruturar e gerenciar com excelência os projetos é extremamente importante para as organizações – públicas e privadas. O gerenciamento de projetos objetiva definir padrões de qualidade aos processos que são desenvolvidos por uma empresa. Desta forma, sua boa estruturação se reflete no desenvolvimento de processos que seguem uma sistemática controlada. De modo geral, um projeto bem desenvolvido deve abarcar processos bem estabelecidos que possuam início, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento (PMBOK, 2014). A gestão de projetos trata-se do uso de mecanismos, habilidades e capacitações específicas, cuja finalidade está associada à viabilização da realização de projetos com a máxima eficácia possível (PMI, 2013). Para administrar um projeto, são usados modelos de gestão reconhecidos na área de gerenciamento de projetos, tais como: PMBOK; Metodologias Ágeis; Abordagens Híbridas, onde ocorre o uso de boas práticas descritas no PMBOK com a junção das boas práticas descritas nas Metodologias Ágeis (COUTO, 2016).

O PMI também oferece apoio e incentivos para o uso das boas práticas e dos princípios associados às Metodologias Ágeis durante o processo de realização de projetos, com destaque para um certificado peculiar entregue, especialmente, aos profissionais com especialização em Metodologias Ágeis (TURNER; LEDWITH; KELLY, 2010). Metodologia O presente estudo foi fundamentado em uma pesquisa qualitativa exploratória, baseada em diversas obras e autores renomados na área de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. Apoiada por revisão bibliográfica narrativa, o embasamento teórico da presente pesquisa foi baseado por consultas em livros, revistas acadêmicas, artigos científicos e websites na Internet reconhecidos na área científica. A revisão bibliográfica proporcionou sustentação teórica a situações exigidas, bem como na definição de termos específicos referente à área pesquisada.

A natureza de uma pesquisa qualitativa apresenta as seguintes características: tem o ambiente natural como fonte direta dos dados e os pesquisador como principal instrumento; os dados coletados são predominantemente descritivos; a preocupação com o processo é muito maior que com o produto; o significado que as pessoas dão as coisas e à sua vida são focos de atenção especial pelo pesquisador; a análise dos dados tende a seguir um processo indutivo (LÜDKE; ANDRÉ, 2007). Sobre os objetivos específicos, destacam-se: descrição de aspectos conceituais e mercadológicos sobre a gestão de projetos; caracterização sobre os principais aspectos do método PMBOK e das Metodologias Ágeis; análise sobre as vantagens geradas pelo do método PMBOK e pelas Metodologias Ágeis. Para que se estabeleça uma gestão de projetos de sucesso, torna-se necessário que aconteçam planejamentos e coordenação ininterrupta em relação aos trabalhos realizados.

As áreas de gestão de projetos vêm ganhando grande destaque dentro das células administrativas das organizações, propiciando agilidade e consistência, contribuindo para que os gestores alcancem a excelência em relação aos processos que são desenvolvidos. Para que o gerenciamento de projetos se torne efetivo, é primordial o suporte da alta gerência, para que se consiga transpor algumas barreiras, principalmente, financeiras e burocráticas. Observa-se que atualmente, muitos colaboradores estão buscando especialização em gerenciamento de projetos. Sugere-se, ainda, que outros estudos sejam desenvolvidos para discutir e fortalecer o tema da presente pesquisa, levando-se em consideração a evolução da sociedade e do mercado, bem como os principais autores da área de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. Referências Bibliográficas ABRAHASSON, Pekka; SALO, Outi; RONKAINEN, Jussi; WARSTA, Juhani.

Agile software development: Review and Analysis. p. ESPOO, VTT Publications 478, 2002. usp. br/portal/images/biblioteca/revisao. pdf>. Acesso em: 26 jan. CHRISTENSON, D. São Paulo: Atlas, 2002. CLEMENTS, James P. GIDO, Jack. Gestão de projetos. p. Faculdade Estácio. Porto Alegre: Faculdade Estácio, 2016. DEMO, Pedro. Aprendizagens e Novas Tecnologias. Disponível em: <http://www. set. DOI: 10. S0103-65132014005000021. Production, 2015. Disponível em: <http://www. IPMA. A IPMA World. Disponível em: <http://ipmabrasil. org/quem-somos/>. Acesso em: 26 jan. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. reimp. São Paulo: EPU, 2007. MARTINS, G. A. n. pp. DOI: http://dx. doi. org/10. pp. Revista Sistemas e Gestão, 2013. NELSON, Christopher R. TARAN, Gil; HINOJOSA, Lucia. Explicit risk management in agile processes. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. PMI – Project Management Institute. ed. p. São Paulo: Saraiva, 2014.

SILVA JÚNIOR, A. S. FEITOSA, M. G. G. MOONEY, G. R. Project Management in Practice: Views from the Trenches. In: The 24th International Business Information Management Association Conference. International Business Information Management Association (IBIMA), 2014. International Journal of Project Management, 2010. VALLE, André Bittencourt do; CIERCO, Agliberto Alves; SOARES, Carlos Alberto Pereira; FINOCCHIO JUNIOR, José. Fundamentos do gerenciamento de projetos. Rio de janeiro: FGV, 2014.

200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download