GDBR Indústria e Comércio de Componentes Químicos e Borracha
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Administração
DADOS OFICIAIS. HISTÓRICO. MISSÃO, VISÃO E VALORES. ÉTICA. CRIATIVIDADE. INTRODUÇÃO O Projeto Integrador I do Curso Superior em Gestão da Qualidade proporciona a possibilidade de aplicar na prática os conceitos estudados em sala de aula e, com isso, garante a obtenção de conhecimento válido para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes deste importante curso. O estudo realizado junto a empresa GDBR Indústria e Comércio de Componentes Químicos e Borracha Limitada – Toyoda Gosei foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando o site da companhia, sites especializados no mercado de autopeças e em obras que suportam conceitos específicos para cada tema estudado, com o objetivo de identificar as características da gestão desta empresa, sobretudo a gestão da qualidade e a gestão de pessoas.
Kanaane (1999), Fidelis (2014) e Alencastro (2014) formam a base teórica deste estudo e que justifica o seu desenvolvimento, face a carência de divulgação de boas práticas de trabalho em um mercado competitivo como o da indústria de autopeças. Na primeira parte apresentamos os dados oficiais da empresa, seu histórico, a missão, a visão e os valores, pautados em seis pontos fundamentais. Segue identificando a relação ética com os interessados no negócio, a criatividade que envolve a essência da companhia, os valores que envolvem as pessoas, o comprometimento da empresa para com a sociedade e o estilo de liderança praticado pela Toyoda Gosei. Após instalar-se nos Estados Unidos (1986), Europa (2000) e Ásia (2001), inaugurou sua planta no Brasil em 2013, na cidade de Itapetininga, estado de São Paulo, para atender as montadoras de veículos, sendo seu principais clientes a própria Toyota, a Honda e a Renault.
A Toyoda Gosei faz parte do grupo industrial Toyota, que é formado por 67 empresas distribuídas em 18 países. A sede fica no Japão e é presidida desde 2012 por Naoki Miyazaki. O grupo possui atualmente 34 mil colaborados. MISSÃO, VISÃO E VALORES A filosofia de gestão da Toyoda Gosei tem como premissa a “Criatividade sem limites e a contribuição social” para permear seus negócios, pautadas em seis pontos fundamentais: • Boa cidadania corporativa: Como bons cidadãos corporativos, contribuímos para a economia e a sociedade por meio de atividades empresariais e programas de ação social baseados na comunidade; • Operação de negócios adequada: Promovemos as operações comerciais com integridade, por meio do estabelecimento de um sistema baseado em rigorosa conformidade e ética corporativa; • Crescimento sustentável: Fortalecer a força coletiva por meio de um relacionamento aberto e justo com os fornecedores, com uma estrutura corporativa mutuamente fortalecida e uma resposta inovadora da administração; • Satisfação do cliente: O objetivo é fornecer produtos e serviços com qualidade e preço satisfatórios em tempo hábil, por meio de pesquisa e desenvolvimento voltados para o futuro e engenharia de produção; • Conservação do meio ambiente global e recursos: A conservação do meio ambiente global e os recursos são os objetivos da companhia, a fim de entregar um mundo mais verde às nossas crianças em todas as atividades empresariais, incluindo a cooperação com a sociedade e o desenvolvimento de um produto e processo de manufatura ambientalmente corretos; • Respeito pelo indivíduo: O objetivo é estabelecer uma cultura corporativa vibrante através do respeito à individualidade e do valor do trabalho em equipe aprimorado, com base na responsabilidade compartilhada e confiança mútua entre os funcionários e a gerência.
a organização é um sistema socialmente estabelecido pelo conjunto de valores expressos pelos indivíduos que dela fazem parte, sendo assimilados e transmitidos sucessivamente pelos mesmos, daí a importância e a responsabilidade diante dos outros, das novas gerações. Tais valores representam a tecnologia, a estrutura e cargos, o status e o poder, e o sistema de comunicação como elementos básicos para a efetiva atuação organizacional (KANAANE, 1999) 1. COMPROMETIMENTO Com o credo da empresa “Criatividade sem limites e contribuição social”, a Toyoda Gosei empreende uma ampla gama de esforços nas principais áreas de responsabilidade sócio ambiental e, principalmente, de preservação ambiental, criando locais de trabalho agradáveis e comunidades habitáveis com base na boa governança corporativa. Por meio de atividades empresariais que contribuem para a criação de uma sociedade melhor, como fornecimento de airbags, que reduzem acidentes durante acidentes, e peças mais leves que contribuem para melhorar a economia de combustível dos automóveis e reduzir as emissões de carbono, pretendemos crescer de forma sustentável como empresa e atenderemos às expectativas nossos stakeholders em todo o mundo, incluindo clientes, acionistas, investidores, funcionários, fornecedores e comunidades locais.
LIDERANÇA A liderança praticada na Toyoda Gosei tende a ser democrática, enquanto respeita o ser humano e crê em suas possibilidades (criatividade), com a confiança no grupo, de forma ética, sem exposições desnecessárias e procurando a cooperação de cada colaborador. Um sistema de executivos corporativos é usado para acelerar a tomada de decisões e a execução de negócios. Para questões comerciais importantes, são realizadas reuniões mensais de gerenciamento. Conferências funcionais e reuniões de comitês relevantes para áreas-chave, como tecnologia, custos e pessoal, também são realizadas conforme necessário para boas decisões administrativas. O Conselho Fiscal é composto por cinco auditores e realiza reuniões regulares. Os auditores também participam de reuniões importantes, como reuniões do Conselho de Administração, e auditam cada departamento e subsidiária, por meio dos quais cumprem sua função de auditoria da gestão corporativa.
Isso significa que todos os funcionários se esforçam para melhorar a segurança e as pessoas responsáveis por todos os processos de fabricação melhoram a qualidade através do desenvolvimento de pessoas e processos. Quando um mecanismo que pode garantir que a qualidade do alvo foi concluída e está em vigor, o gerente faz uma "declaração de garantia" para o presidente ou gerente do local. O presidente ou gerente do local realiza uma inspeção no local. Através de "jidoka”, melhoramos a qualidade criando processos que não produzem ou transmitem defeitos e desenvolvem trabalhadores com alta sensibilidade à segurança e evitando erros. Também temos auditores em tempo integral que auditam e melhoram processos em todos os locais de produção globalmente. O resultado é o crescimento sustentável e consistente, mesmo em um mercado competitivo e de instabilidade econômica por qual passa nosso país.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ALENCASTRO, Mario Sérgio Cunha. Ética empresarial na prática. Curitiba: Intersaberes, 2014. FIDELIS, Gilson Jose. KANAANE, R. Comportamento humano nas organizações: o Homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas,1999.
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