Fundamentos de economia

Tipo de documento:Proposta de Pesquisa

Área de estudo:Economia

Documento 1

Somado a isso, tem-se a necessidade constante da população em consumir os produtos oferecidos pelo setor varejista, tendo em vista a perenidade do anseio por mantimentos de subsistência. Face ao exposto, de grande valia é a análise do setor, tanto didaticamente, quanto para conhecimento dos alavancares da economia, considerando a parcela de sua renda que o cidadão despende no supermercado. CARACTERÍSTICAS Silva et al. apud KOTLER, 2000) aduz com maestria que o setor supermercadista é inserido no comércio varejista, pois engloba atividades de venda de bens e serviços diretamente ao consumidor final. Com isso, supermercado é um estabelecimento que fornece ao consumidor final, na forma de revenda, inúmeros produtos, desde utensílios domésticos, produtos de higiene pessoal e local, a itens alimentares. Importante frisar que as características estruturais do mercado, em como as principais empresas do ramo serão abordadas no bloco abaixo.

ESTRUTURA DE MERCADO E EMPRESAS ATUANTES Para a análise da estrutura de mercado dominante na área varejista de supermercados, tomar-se-á como norte a questão de preços. Sua precificação não depende somente de sua atuação, sendo afetada, primordialmente, pelo preço repassado pelos fornecedores (o supermercadista revende ao consumidor final), o que leva à conclusão que tal evento afeta a análise da estrutura de mercado predominante. Com isso, dentro de cada estabelecimento varejista existem inúmeros produtos, de diversas marcas, o que gera confusão ao pontuar. Para tanto, este trabalho tomará como foco o supermercado em um todo, desconsiderando a existência da concorrência monopolística que existe com frequência nas prateleiras de cada supermercado (p. Isso acaba reduzindo a proporção de crescimento de menores estabelecimentos, mas não proporcionando o fim delas, como em um monopólio, em que só há uma empresa no setor.

Dessa forma, devido à elevada competitividade existente no setor supermercadista, os supermercados de pequeno e médio porte, conhecidos como supermercados de bairro, perceberam a necessidade de estabelecer relações de cooperação entre si, criando, assim, redes de cooperação (CENTENARO; LAIMER, 2017, apud Gaspar et al. Laimer & Laimer, 2009) Face a isso, tem-se que, no oligopólio, os bens ou serviços produzidos podem ser homogêneos, ou apresentar alguma diferenciação, sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço. Com isso, as empresas dominantes do mercado investem mais dinheiro e em inovações para criar uma melhor experiência ou proximidade com o cliente, que opta por utilizar estes serviços.

A concorrência neste tipo de mercado, logo, poderá ser feita a outros níveis como nas características dos produtos distintas do preço (p. Desde inovações no local físico, até pós-vendas com formas de fidelização são adotadas para barganhar maior parcela de mercado, com isso, repassar o “valor” ao cliente, diferenciando seus preços dos demais concorrentes. Por fim, importante frisar a influência da macroeconomia no setor, que se vê afetado por diversos fatores, como inflação, matéria-prima, salário mínimo, entrada de novos fornecedores, etc. Exemplo claro é a alteração do valor da “cesta-básica” brasileira, que é influenciada por tais elementos. Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos Custo e variação da cesta básica em 27 capitais Brasil – dezembro e ano de 2016 2 Com isso, a análise macroeconômica é importante para tomada de decisões embasadas no futuro do mercado, definindo qual momento econômico vive a nação e o setor específico.

Por exemplo, a influência do desemprego nas compras domésticas é imensa, logo, em um momento de recessão, com demissões em massa, a tendência da população é reduzir o consumo, adquirindo apenas o necessário, que, geralmente, é a composição da cesta básica.  Revista Brasileira de Gestão de Negócios-RBGN, v. n. p. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. p. Ranking ABRAS.  Revista SuperHiper, ed. maio de 2019. SILVA, Rangiel Santos Bento et al.

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