FRAMEWORK IONIC: utilização no desenvolvimento de aplicações mobile híbridas
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Tecnologia da informação
Temos então como objetivo geral desse trabalho apresentar as vantagens de uso do framework em questão frente a demais concorrentes no mercado. Palavras-chave: ionic, desenvolvimento mobile, desenvolvimento hibrído. Introdução A internet como conhecemos hoje foi criada em 1992 por Tim Berners-Lee, um cientista do CERN (Berners-Lee, 1990), sendo que ele foi o primeiro a criar e publicar uma página em HTML. Desde esse dia o acesso as aplicações web passaram por várias mudanças, seja de layout ou de tipo de acesso. Dessa forma, Patil e Khandagale (2016) relatam que a internet evoluiu muito nas últimas décadas, e citam algumas razões para esse crescimento e explosivo aumento de tráfego: facilidade e baixo custo de usar a internet, interfaces gráficas, ferramentas de edição e navegação, diferentes linguagens de programação e protocolos.
Para atingir tal objetivo, temos os seguintes objetivos específicos que auxiliarão no alcance do objetivo geral: Entender o funcionamento do desenvolvimento mobile; Diferenciar as formas de aplicações hibridas existentes; Analisar a arquitetura de funcionamento do Ionic; Pesquisar aplicações criadas em Ionic; E por fim, apresentar seus pontos fracos e fortes como plataforma de desenvolvimento hibrido. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico, segundo Silva e Menezes (2005). O levantamento bibliográfico compreende a pesquisa em artigos, livros e revistas da área, de forma a embasar o conteúdo apresentado. Desenvolvimento Nessa seção iremos definir o contexto e os fatores que motivaram o surgimento do desenvolvimento mobile, das aplicações hibridas e detalhar o funcionamento do framework Ionic.
Desenvolvimento Mobile Os principais desafios do desenvolvimento mobile são referentes a diferença de linguagem, arquitetura e ambiente de desenvolvimento para cada plataforma, tal como demonstrado na Tabela 1. Porém, como ponto negativo tem-se o alto custo de desenvolver um mesmo aplicativo nas 2 principais plataformas existentes. Procedi (2016) cita que os aplicativos nativos tem a capacidade de explorar todo o potencial da plataforma, porém para que para atender todo o mercado seria necessário o desenvolvimento de aplicativo para cada plataforma, o que seria inviável para a maior parte das empresas. As tecnologias multiplataformas, onde o Ionic também se encaixa, são relacionados as tecnologias que podem gerar aplicativos a serem compilados em diferentes plataformas a partir de um único código, e tem por principal vantagem a redução de custos, agilidade no desenvolvimento e facilidade de manutenção no código.
Já as tecnologias de desenvolvimento hibrido buscam unir as aplicações nativas com o uso de aplicativos web, também permitem ter acesso as funções nativas de cada sistema operacional, porém muitas vezes possuem um desempenho mais fraco, quando comparado com o nativo. Por fim, a Figura 2 apresenta um resumo dos recursos de cada um dos tipos de aplicação mobile mencionados, onde pode ser visualizado que o desenvolvimento hibrido apresenta muitas vantagens frente a demais formas de desenvolvimento. Sua construção inicial foi baseada no AngularJS e Apache Cordova, porém em versões mais atuais o usuário já tem a liberdade de escolha quanto a interface, tendo 3 opções disponíveis, sendo elas: React, Vue. js e Angular. As aplicações desenvolvidas no framework podem ser construídas para rodar em 3 plataformas: ioS, Android e Windows Phone.
Dessas somente o ioS tem a limitação da necessidade de um equipamento MacOs para fazer a compilação do aplicativo. A interface dos aplicativos é construída em práticas modernas de web, utilizando CSS e HTML5, e a arquitetura geral pode ser visualizada na Figura 5, onde os plugins são responsáveis pelo acesso aos itens nativos do telefone, a parte web app faz a frente do layout e i webView reune os dois itens e compila a aplicação de forma que ela possa rodar em vários dispositivos. Os principais são apresentados abaixo: ◦ app. componentes. cs: contém o estilo do módulo. ◦ app. componentes. ts: arquivo principal da aplicação, já vem definido por padrão. ◦ Style. css: arquivo de css global da aplicação. O Ionic permite que o aplicativo seja testado diretamente no browser através do Ionic Lab, enquanto não forem utilizados recursos nativos tal como acesso a câmera ou GPS, após isso o mesmo deve ser emulado ou testado diretamente no aparelho físico.
O Ionic Lab também permite que se escolha os sistemas operacionais em que se quer visualizar o aplicativo, tal como demonstrado na Figura 7. Oferece ferramentas como a capacidade de rastrear o humor do usuário ao longo do dia, ouvir exercícios em áudio, gravar verbalmente pensamentos, desafios diários e até conectarse a comunidades úteis. Disponível para Android e iOS. JustWatch O JustWatch é um mecanismo de pesquisa de streaming desenvolvido para encontrar o conteúdo disponível legalmente nos serviços mais populares da atualidade. Ele ajuda você a encontrar onde assistir filmes e programas, além de descobrir conteúdo novo e popular em uma variedade de serviços, incluindo Hulu, iTunes, Netflix, HBO NOW, Amazon Video e muitos outros. Disponível para Android e iOS. • Necessário uma IDE para desenvolvimento.
Flutter Xamarin • Aplicativos compatíveis com Android e iOS. • Utilizado por Facebook, Instagram, Pinterest, Skype, Tesla, Uber, Walmart, Salesforce, Vogue, entre outros. • Desenvolvimento ágil baseado em widgets. • Permite alterar o código nativo das plataformas. Tabela 4: Comparativo outros frameworks de desenvolvimento hibrido (do Autor). Por fim, temos que o Ionic destaca-se frente a seus concorrentes pelos seguintes fatores: • Utilização de linguagens comuns como html, css e javascript • Cria aplicativos pequenos em relação a tamanho em MB • Pode ser alterado/ programado através de qualquer editor de textos, não sendo necessário o uso de IDE’s ou demais programas • Pode ser utilizado para o desenvolvimento de vários tipos de aplicativo, conforme demonstrado na Tabela 3 Conclusão A rápida evolução e crescimento da internet trouxe o desafio para os profissionais de TI e de designer de atender a exigência cada vez maior de aplicativos de qualidade para diversas plataformas.
Dessa forma nascem 3 formas de desenvolvimento de aplicativos, a nativa, multiplataforma e hibrida. Conforme demonstrado na Figura 2, o desenvolvimento hibrido consegue unir o melhor do desenvolvimento web com o nativo, tornando assim a curva de aprendizagem, tempo e custos de desenvolvimento menores. Nasce então o framework de desenvolvimento Ionic, responsável por auxiliar desenvolvedores a desenvolver aplicações hibridas. Disponível em: <https://www. ijcsmc. com/docs/papers/June2015/V4I6201599a17. pdf>. Acesso em: 26 out. Acesso em 7 de janeiro de 2019. CETIP. PR. Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 2014. Disponível em <https://nic. Study on Xamarin Cross-plataform Framework. International Journal of Techinal Research and Applications, v. p. Disponível em: < https://www. ijtra. Uso da Internet no Brasil. Disponível em <https://www2. camara. leg. br/camaranoticias/noticias/COMUNICACAO/516912-CONFIRA-COMO-E-O-USO-DA-INTERNET-NO-BRASIL.
Monografia apresentada ao curso de Ciência da Computação - UFRGS, RS. PREZOTTO, Ezequiel Douglas & BONITI, Bruno Batista. Estudo de Frameworks Multiplataforma Para Desenvolvimento de Aplicações Mobile Híbridas. Anais do EATI -Encontro Anual de Tecnologia da Informaçãoe Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação. Ano 4n.
1189 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes