ESTUDO DE CASO GESTÃO ESTRATÉGICA E OU ESTRUTURAL
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Administração
Foi fundada em 1957, em Franca/SP e conforme o site oficial da organização são 1. lojas distribuídas em 21 estados brasileiros (MAGAZINE LUIZA, 2021). Constituída em 1957 na cidade de Franca/SP pelo casal Pelegrino Donato e Luiza Trajano Donato, a época chamava-se A Cristaleira. Após um concurso cultural na rádio os clientes rebatizaram a loja (MAGAZINE LUIZA, 2022). Em 2019, comprou a Netshoes numa transação que custou U$62 milhões (MAGAZINE LUIZA, 2022). De acordo com o site oficial do Magazine Luiza atua na comercialização de móveis, eletroeletrônicos, informática, eletrodomésticos, presentes, brinquedos, planos de celular, e além das lojas físicas possui loja virtual com um mix de 44 mil tipos de produtos. A partir de 2013, com a compra da Campos Floridos, proprietária da Época Cosméticos, os produtos de beleza passaram a fazer parte do rol de produtos da Magazine Luiza (MAGAZINE LUIZA, 2022).
Caso a organização pesquisada não tenha formalizados esses itens (MISSÃO, VISÃO, VALORES E ORGANOGRAMA), essa pode ser uma das propostas de melhoria de seu trabalho, afinal, toda organização precisa dessas diretrizes para nortear suas ações. Até aqui você pode conseguir que a pessoa representante da empresa envie a você essas informações através de e-mail ou que você consiga através do site (se houver). Concluindo a coleta dessas informações, você deve partir para a etapa de elaboração da fundamentação teórica. Nem sempre é possível fazer essa distinção, preferindo usar os dois termos de forma intercambiável. Quando os fins são usados na área financeira, eles são frequentemente chamados de objetivos (BOECHAT, 2013). É necessário identificar os problemas que são enfrentados com o plana estratégica e distinguir deles os objetivos que serão alcançados com esses planas.
Uma coisa é um problema e outra é um propósito. Uma das finalidades poderia ser resolver o problema, mas outra poderia ser agravar o problema. A sequência de propósitos refere-se ao uso de um propósito como um passo anterior para alcançar o próximo. Começa com o curto prazo, seguido pelo meio e termina com o longo. A sequência de propósitos pode criar uma escada de conquista (TAVARES, 2014). Quando uma empresa é estabelecida, os objetivos devem ser coordenados para que não gerem conflitos. Os propósitos de uma parte da organização devem ser compatíveis com os de outras áreas. A estratégia competitiva consiste em desenvolver uma fórmula ampla de como a empresa competirá, quais devem ser seus objetivos e quais políticas serão necessárias para atingir esses objetivos (LACORTE, 2016).
Processo de administração através do qual a situação externa e interna da empresa é analisada, estabelecendo objetivos gerais e formulando as estratégias a serem seguidas para alcançar os objetivos que foram definidos. Deve ser pensado e realizado pelos principais gestores das empresas que são aqueles que conhecem e têm um nível mais geral da empresa. Abrange toda a empresa, portanto, todo o pessoal deve estar comprometido para que a administração seja um sucesso. A administração é projetado para parcelas durante as quais ele deve estar sob observação, se for necessário fazer as correções apropriadas durante o processo, caso exija que ele faça as correções quando elas forem necessárias, não importa em que estágio esteja, as correções darão mais certeza de poder realizar um administração estratégica (BOECHAT, 2013).
Saiba quem irá integrar o processo e qual o papel que será atribuído a ele. Conheça a missão e a visão do mesmo. Analise a concorrência através de um swot para uma plantação mais bem-sucedida, defina estratégias adequadas para a empresa, tome decisões relevantes para alcançar transformações mais concretas e acompanhe se necessário para fazer as correções relevantes a relação entre o ser humana (VIANNA, 2017). Funções A administração estratégica ajuda a empresa a atingir seus objetivos para se manter atualizada, sempre consciente de suas competências externas e internas. Todas as micro, pequenas, médias ou grandes empresas devem saber o que está acontecendo ao seu redor, usando a criatividade, para gerar na cliente o que outras empresas não foram capazes de fornecer.
é uma declaração de missão. Na entanto, a maioria das declarações de missão são mais detalhadas, descrevendo frequentemente o que será feito, por quem e por quê. Por exemplo: nessa missão é atender ou exceder os requisitos dos usuários de computadores na área de negócios, oferecendo serviços aos nassos clientes que excedam qualquer outro disponível na área geográfica da XXX, proporcionando aos nassos funcionários um ambiente estimulante para o crescimento, bem como, como fornecer aos nassos acionistas um benefício acima da média do setor (TAVARES, 2014). A declaração de visão tende a ser mais gráfica e abstrata do que as declarações de missão (que têm que ser mais concretas e prospectivas). Uma declaração de visão "pinta uma cena" de realizações ideais na futuro.
Mesmo que às vezes precisem de um porta-voz, todos os colaboradores devem ter acesso a qualquer liderança do Magazine Luiza, pois isso facilita o fluxo de informações e a resolução mais rápida de problemas, sem falar na satisfação dos colaboradores. Eles se sentem valiosos porque a prática nem sempre é comum. LIDERANÇA Nessa etapa, são feitas perguntas relacionadas ao processo de liderança, ao processo de tomada de decisão, à forma como os erros são tratados e ao grau de opinião que você tem sobre as operações da empresa e a forma como seus superiores lidam com elas. Empregados. Subordinados, os resultados são mostrados na Figura 2: Figura 2 O resultado da afirmação do elemento de liderança Os funcionários relataram um alto nível de comunicação dos gestores sobre as ações que estavam realizando e sua importância, o que significa que isso aconteceu com uma frequência alta de 4,66 em média.
Além do nível de integração e experiência e respeito aos valores e regras estabelecidas pela companhia. Os dados coletados são mostrados na Figura 4 abaixo: Figura 4 Resultado da afirmação do elemento de cultura organizacional Pode-se concluir que a maioria dos colaboraroes tende a ser flexível, pois declaram estar "quase sempre" (4,40 em média) receptivos às mudanças em suas atividades diárias. Ficou também evidente que os colaboradores concordavam de forma geral com as normas e regras da empresa, pois quase nunca (1,80 em média) discordavam das regras e normas defendidas pela empresa, o que por sua vez justificava a afirmação de que geralmente vivenciavam e respeitavam as regras e regulamentos. Eficaz na empresa. Note-se que as respostas dadas pelos colaboradores na Declaração 18 estiveram sempre próximas a este item (4,73 em média), o que levou à percepção de que as regras, normas e valores da empresa eram os mais respeitados.
Diante disso, recomenda-se como proposta de pesquisa: • Analisar o processo de implementação da estratégia de outras unidades do Magazine Luiza, pois pode comparar as semelhanças e diferenças dos processos das unidades pertencentes à mesma organização; • Analisar o processo de execução da estratégia de empresas do mesmo setor que passaram por um processo de aquisição ou fusão para verificar se suas estratégias estão sendo executadas de maneira semelhante e, portanto, se o setor está influenciando a implementação da estratégia da organização na prática. REFERÊNCIAS BOECHAT, M. N. Administração estratégica: aplicação nas micro e pequenas empresas. Dissertação. p. LACORTE, E. A microempresa e a empresa de pequena porte no Direito Brasileiro. Anais do II Congresso de Direito e Administração da UNESP.
Franca, SP. São Paulo: Harbra, 2014. VIANNA, N. W. H. A administração Estratégica e contexto internacional.
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