ESTILOS DE LIDERANÇA: OS DIFERENTES ESTILOS DE LÍDERES EM UMA ORGANIZAÇÃO
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Finanças
Há de se levar em consideração diversos fatores, não só profissionais como emocionais, individuais, casuais, cotidiano, entre outros. Hoje em dia, as qualidades de liderança são reconhecidas universalmente como um elemento-chave em administração. Um bom administrador deve ser por definição, um líder. Basicamente, o líder deveria além de servir de exemplo, possuir e, talvez, até mesmo personificar as qualidades esperadas ou requeridas em seu grupo de trabalho. O estudo das teorias sobre liderança tem por finalidade elucidar a natureza singular da figura do líder através de várias abordagens teóricas da liderança. Onde a imaturidade profissional e o acumulo de emoções tem um posicionamento maior do que um bom desenvolvimento interno e boa influência comercial.
Resumidamente falando, o mercado está incapacitado com pessoas ineficientes, que não se adaptam a mudanças impostas, e nem tem a iniciativa esperada para desenvolver uma liderança, e suprir as expectativas das empresas. Existem 3 tipos clássicos de liderança. Autocrático; Democrático e Liberal. E 2 lideranças “atuais” Situacional e Coaching. O gestor de empresa com esse regimento, acredita que cada funcionário sabe de suas obrigações e deixa as coisas fluírem de forma autônoma. A sua ausência tira a credibilidade, e faz com que não se desenvolva referências de qualidade dos trabalhos. Esse estilo gera individualismo entre os colaboradores e pouco respeito pelo líder. SITUACIONAL O líder trabalha com maturidade, identificando as necessidades e os atenuantes negativos de seus liderados, fornecendo direção para desenvolver suas habilidades e reestabelecer seus desempenhos.
Sendo flexível a cada caso. • Feedbacks. • Crescimento da empresa. • Resultados mais rápidos. • Trabalho em equipe. • Liderança receptiva. Segundo Bergamini (1994, p. a maior parte dos autores conceitua liderança como processo de influência de um indivíduo sobre outro indivíduo ou grupo, com vistas à realização de objetivos em uma situação dada", ou seja, dessa forma o conceito de liderança varia entre os autores e dentro das organizações. De acordo com Hollander (1978) citada por Bergamini (1994). Para se formar o processo de liderança é necessário um relacionamento voltado para o entendimento de objetivos mútuos, seja na sociedade ou organização. Assim, a liderança não é definida apenas como um cargo, mas uma cooperação de ambos os sentidos, líder e liderados.
Outro ponto mencionado por Tourinho (1981) e que se verifica na prática, é a dificuldade de aceitação da chefia com a liderança, pois o chefe tem a obrigação de defender os interesses da empresa, já o líder tem a grande vontade de alcançar um objetivo para seu grupo. Uma má liderança cria desnecessários problemas à empresa, como conflitos, estimula jogos de poder e desmotiva a equipe. Caso os líderes não percebam os desafios enfrentados por suas equipes, a empresa fica sem objetivo definido. A liderança é hoje um dos caminhos das organizações ao alcance da excelência e da própria superação, isso atrai diversas teorias e incentiva a formulação de pesquisas sobre modelos e aplicações utilizados para identificar, desenvolver e avaliar o potencial dos executivos e pessoas dentro das empresas, juntamente com o desempenho das equipes de trabalho Para Chiavenato (1992, p.
a princípio, para que as pessoas trabalhem com satisfação e realização profissional elas necessitam de liderança, já que constitui uma grande necessidade de trabalho em equipe e para que isso de certa forma funcione e haja uma excelente produção de resultados satisfatórios, o gerente precisa desempenhar muitas funções ativadoras e dentro deste, sobressai a então liderança. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: Makron Books, 1992. p. CAMPUS, Elsevier. Gerenciando pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. KOTTER, John P. Liderando Mudança. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p. CASTILHO, Marcos André Martins. p. GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001. ROHDEN, Huberto. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2009 BENNIS, Warren.
A essência do líder – O grande clássico de liderança - Ano: 2010 Autor: Warren Bennis / Editora: Campus COVEY, Stephen. Oitavo Hábito, O - Da Eficácia à Grandeza - Ano 2005 Autor Stephen Covey / Editora Campus CrBasso https://www. crbasso. com. com. br/artigos-do-presidente/quais-os-estilos-de-lideranca Info Escola https://www. infoescola. com/administracao_/tipos-de-lideranca/ Prezi https://prezi. com/ua4wjdsrb4e9/estilos-de-lideranca/.
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