Estágio curricular obrigatório III: Gestão Educacional

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃO. REGIMENTO ESCOLAR. ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA. PLANO DE AÇÃO. CONSIDERAÇÕES FINAIS. O relatório conta também apresenta um plano de ação aplicável, composto por uma situação-problema; proposta de solução; objetivos do plano de ação; abordagem 7 teórico-metodológica; recursos e considerações finais. E, por fim, apresentamos as considerações finais sobre o trabalho realizado. GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃO No artigo sobre Gestão Escolar e Democratização da Escola, Bernado, Borde e Cerqueira (2018) buscam analisar a gestão escolar a partir de um viés democrático e pautado nos ordenamentos legais, tendo como principal base a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.

O artigo foi organizado em três partes principais, são elas: (1) apontamentos sobre o contexto educacional brasileiro; (2) desafios da gestão escolar democrática e participativa e, por fim, (3) as considerações dos autores sobre o tema. Sendo assim, no primeiro momento, Bernado et al (2018) apontam suas preocupações em relação ao sistema de ensino brasileiro e os novos rumos tomados pelo país, principalmente no período pós-ditadura. Isso se explica também por algumas mudanças ocorridas no seio das funções administrativas e do poder público. E um dos principais aspectos que representou essa mudança foi o movimento de descentralização da administração pública, que refletiu também na gestão das instituições de ensino. Esse movimento encerrava um antigo modelo do Estado de bem estar social, no qual o Estado era responsável pelo desenvolvimento social, político e econômico do país, exercendo um papel de conciliador.

Sendo assim, essa descentralização resultou em maior autonomia, mas também em sobrecarga para essas instituições, pois além do papel social que deveria exercer, passaria a ser responsável também pelas rotinas administrativas, antes de responsabilidade do poder público. Ao passo que se discutia a qualidade da educação e as escolas eram pressionadas a apresentar bons índices e resultados. Buscando uma visão mais horizontal do processo educativo, bem como afirmam os autores do artigo. REGIMENTO ESCOLAR ATIVIDADE – Conhecer o Regimento Escolar/PPP e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (Diretor, Coordenador Pedagógico). A partir do vídeo, você deverá responder às questões a seguir: 1. Qual a função do regimento no ambiente escolar? R: O regimento escolar é um documento de ordem prática que norteia as funções e atribuições dos agentes sociais na escola e sua função é a organização dos segmentos, para que a escola funcione adequadamente.

Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar? R: Nesse documento são descritas todas as competências que cada setor, segmento ou pessoa deve exercer no ambiente escolar. No caso dos docentes, toda demanda é apresentada em reuniões e definidas por regulamentos e planos estratégicos, onde o diretor escuta e dá direcionamento a demanda solicitada pelo professor, bem como o fornecimento de recursos materiais. PLANO DE AÇÃO Você deverá elaborar um plano de ação para uma escola fictícia. O plano de ação precisa considerar a função de gestor educacional, por isso você deverá, nesse Plano, elaborar práticas que possam auxiliar o trabalho do Diretor ou Diretor Auxiliar (Vice), como, por exemplo, um projeto que promova mais participação da comunidade na escola; estratégias para incentivar e apoiar a implantação de projetos e ações inovadoras; estratégias para diminuição da evasão escolar.

Este projeto deve estar relacionado ao respectivo campo de atuação de sua licenciatura. Para os cursos cuja habilitação é voltada exclusivamente aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e ao Ensino Médio, não serão aceitos planos com propostas para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Planejar e executar ações em conjunto com a comunidade escolar e local na construção de uma Horta Escolar Participativa. No artigo sobre Gestão Escolar Democrática, Bernado et al (2018) defende que o Diretor ou um gestor escolar tem como responsabilidade 14 Recursos Considerações finais básica o processo de aprendizagem do aluno, mas tem também outras responsabilidades administrativas e que envolve o bom funcionamento da escola. Por outro lado, os autores defendem também que essa gestão da escola não deve ser realizada somente por uma pessoa de forma vertical, mas sim envolver toda comunidade escolar, desde os alunos aos pais, passando por todos os agentes sociais do âmbito escolar.

Propiciando assim uma gestão democrática dos problemas escolares cotidianos. Sobre o projeto da Horta Escolar Participativa, autores como Fernandes (2003) defendem que a “a horta escolar representa no processo de educação um eixo gerador que aborda todas as dimensões da escola integrando múltiplos aspectos que contribuem na formação integral dos alunos e da própria comunidade escolar. Nesse sentido, é possível criar estratégias e planos de ação com vias à substituição um sistema escolar verticalizado, no qual, o “Diretor” é o único representante daquela instituição. É possível desenvolver uma gestão escolar democrática, onde haja a participação de todos os atores sociais envolvidos com a escola, como os professores, pais e alunos. Seria com uma gestão colegiada, onde todos teriam voz e poder de decisão.

Buscando uma visão mais horizontal do processo educativo. Este trabalho tem uma importância ímpar nas discussões e debates elencados constantemente acerca da educação brasileira, pois trata dos direcionamentos e processos decisórios das instituições escolares e que tem como mediador o diretor ou gestor, ao passo que deve ter como base a participação ativa, democrática e colaborativa entre todos os agentes inseridos no contexto escolar. FERNANDES, M. C. A. A Horta Escolar como Eixo Gerador de Dinâmicas Comunitárias, Educação Ambiental e Alimentação Saudável e Sustentável. Projeto PCT/ BRA/3003. n. p. jul/set. Disponível em: < https://www. scielo.

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