RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Elaborar (dois) planos de aula, conforme campo de estágio. Relatório de Estágio CONSIDERAÇÕES FINAIS 22 INTRODUÇÃO Nesse trabalho que realizei durante o estágio foi de grande valor moral e profissional, com a diversidade de idéias que cada aluno ou professores aprendemos que temos um método a seguir para ensinar, mas porem cada profissional tem seu jeito de lidar com a diferença dos alunos, de compreender, vim que o ensinar não e só repassa o conteúdo programado do ano letivo e sim o ensina e se ouve aprendizado se o aluno apreendeu não basto seguir o cronograma o professor tem que ir mais além muito caso você precisa ganhar a confiança do aluno, com o conviver vamos vendo as dificuldades que cada aluno enfrenta em suas casas, então como profissional o crescimento de apreender, a saber, falar em público perde a timidez e ter mais atitude, a tarefa de professor e você gostarem do que faz de conversa compreender cada indivíduo e ter um bom relacionamento interpessoal com os alunos, como aluno entende muito bem a influência que o professor exerce sobre o aluno, lembro bem o que o meu professor de história me falou, suas frases estimuladoras que temos que fazer o hoje aqui que queremos porque os dias meses anos vão passar da mesma forma você realizando seu objetivo ou não, e é com grande satisfação que graças a esses ensinamentos morais que tive do meu professor entendo melhor o papel do educador, vai mais além de apenas ensina conhecimentos científicos, nós vamos ajudar na construção moral daquele aluno, para ele se torna uma pessoa e profissional do bem seja em qualquer área que ele exerça educar e é uma construção moral intelectual e profissional temos que ter essa junção para ensinar aos nossos futuros alunos 1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS Como vimos o conceito de ensina vai mais além de passar o conteúdo programático e um conjunto de idéias e conhecimentos que juntos com os alunos os professores aprendem que o estudo da geografia que esta nos livros muitas vezes não basta, por que o conteúdo dos livros fica muito fora de contesto da realidade de cada aluno, temos que trazer a geografia local onde o aluno vive para que assim ele também seja protagonista do seu aprendizado, tem que trazer o conhecimento que o aluno tem juntado com a sociedade, para enriquecer o currículo formal e também a experiência de vida de conhecimento que o aluno trás consigo compreender que cada um tem já um grau de conhecimento de sua vida leva os alunos para aulas em campo explora a comunidade trazer novos conhecimentos e assim fazendo o aluno problematizar buscar pesquisar e descobrir meios para melhorar a geografia da sua comunidade o espaço que ocupam se e um local seguro ou de valor de boa localização, assim eles apreenderam mais rápido e mais facilmente, com suas pesquisas do mapa geográfico de sua comunidade, dando assim uma autonomia e crescimento em seu desenvolvimento intelectual e moral, para assim ser um profissional mais autônomo, e competente, dentro da sala de aula o professor tem que estimular o aluno a participa verbalmente das aulas, para que eles coloquem sua opinião sobre os assuntos abordados, e assim criando novas teorias e idéias ou quem sabe ate possíveis novas descobertas, por isso temos que ter muita atenção com as idéias dos nossos alunos, aprendendo a escuta e não se colocando como o que sabe tudo soberanamente a frente dos seus alunos, mas sim como um aprendiz que troca novas idéias, para que assim os alunos sejam protagonistas também no seu aprendizado.

analisar o planejamento anual Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação do ensino médio aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do professor e explique como essas atividades devem ocorrer. A rotina de trabalho de um professor é bastante "carregada" no que se diz respeito ao volume de tarefas que são atribuídas a esse profissional. São exemplos de atividades que fazem parte da rotina de um professor: 1acompanhamento do desempenho dos alunos. O interessante é que os temas transversais não estão relacionados a uma ou outra disciplina específica: eles são pertinentes para o aprendizado de diferentes áreas, contribuindo para a formação integral dos alunos Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação? Bom como futuro professor de geografia temas que TCTs que poderão ser trabalhados são o meio ambiente que também como a geografia estuda o meio espaço ambiente que habitamos cidadania e civismo também que estuda o meio social e familiar, ao respeito aos direitos do adolescente e a criança a valorização do idoso na sociedade, multiculturalismo ensina a cultura dos outros povos e a respeitá-los seus costumes e forma de pensa aprendendo a história de cada um e do nosso Brasil.

O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua perspectiva sobre essa metodologia. Os quatro pilares apresentado no Guia para desenvolvimento dos TCTs são um Problematização da realidade e das situações de aprendizagem dois superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica três da habilidade e competências curriculares à resolução de problemas Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva. Essa metodologia contribuiu para a aplicação do conhecimento teórico adquirido pelos alunos, contribuindo para que assimilem o conteúdo de forma prática em seus estudos. Logo, o gestor precisa integralizar os diferentes setores em prol do desempenho escolar.

Conhecer a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento das disciplinas. Um A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da atuação do professor no ensino médio a partir das regulamentações apresentadas na BNCC? A BNCC intensifica um novo olhar sobre a educação e o protagonizou do aluno. A Base propõe a maior inserção da tecnologia Na BNCC, o papel do professor 2. O planejamento pedagógico é fundamental para que seja ofertada uma educação de qualidade, respeitando todas as individualidades dos alunos. A BNCC, sigla para Base Nacional Comum Curricular é um documento obrigatório, é responsável por apresentar os objetivos que são esperados que os alunos cumpram a partir do que é apresentado.

A BNCC é que uma referência nacional obrigatória, ou seja, que as escolas precisam adotar. A Base discute sobre o Ensino Médio a educação à distância, o ensino técnico-profissional, definição das áreas de conhecimentos, dentre outros. Dois Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos. CONTEÚDOS Identificar características de diferentes patrimônios étnico-culturais e artísticos. Investigar criticamente o significado da construção e divulgação dos marcos históricos relacionados à história da formação da sociedade brasileira.

Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente. O objetivo deste trabalho consistiu em investigar as atuais tendências em relação às metodologias de ensino de Geografia difundidas pelos livros paradidádigos brasileiros, tendo como viés principal os recursos didáticos, considerando as técnicas tradicionais e as introduzidas pelas novas tecnologias. Partindo desta perspectiva, os resultados forneceram um panorama geral da estrutura metodológica difundida por autores brasileiros e apontaram novas alternativas e possibilidades de materiais e suas aplicações, de modo a facilitar a aprendizagem e o diálogo entre professores e alunos. A metodologia fundamentou-se em pesquisa bibliográfica, sendo consultados livros remissivos e publicações periódicas de acordo com o tema e a lógica dos conteúdos propostos pelo currículo do ensino de Geografia no Brasil.

Os resultados preliminares apontam que à luz da bibliografia especializada tais estudos concentram-se mais em explorar as técnicas de aplicação de tal ou qual recurso, ou sua importância na relação ensino-aprendizado, nem sempre apresentando um panorama da utilização real dos mesmos in loco, bem como eles se concentram no tema cartográfico, havendo uma lacuna nos demais temas, principalmente na Geografia Humana. Esta realidade será explicada através do breve histórico do ensino de Geografia no Brasil, e o atual foco na cartografia escolar. A globalização do espaço geográfico A internacionalização da produção Os meios de transportes Os sistemas de comunicações Os fluxos financeiros e as formas de organização do capital Os fluxos de comércio mundial A regionalização do espaço geográfico Os blocos econômicos; Economias em transição A regionalização do espaço brasileiro A fragmentação do espaço geográfico A importância dos aspectos étnicos, culturais e religiosos; Os movimentos reivindicatórios por autonomia e os conflitos locais e regionais; A questão ambiental O desenvolvimento sustentável, movimentos ambientalistas e a preservação da natureza Problemas ambientais Objetivos Embora o objeto de estudo da Geografia – o espaço geográfico produzido pelo ser humano, com suas maravilhas e contradições – seja muito interessante, por que o ensino desta disciplina por muito tempo não encantou os estudantes? Apesar das mudanças advindas da renovação crítica a partir dos anos 1980, para muitas pessoas professor (a) de Geografia ainda é sinônimo de repositório de informações desconexas a serem decoradas pelos alunos.

É fato que, desde suas origens, o ensino de Geografia se ancorou muito mais na memorização do que na compreensão, muito mais na aprendizagem mecânica do que na aprendizagem significativa. Mas isso tem explicação e já mudou faz tempo. A ênfase no ensino mnemônico de Geografia é muito antiga, vem desde os primórdios desta disciplina nos nascentes sistemas escolares implantados ao longo do século XIX, pioneiramente na Alemanha, seguida por outros países da Europa e, posteriormente, de outros continentes. Na Alemanha, a Geografia entrou no currículo escolar no início daquele século e a primeira cátedra da disciplina foi criada na Universidade de Berlim, em 1820, sob a responsabilidade de Karl Repetir. Recursos Os recursos didáticos que utilizamos em sala de aula são outro aspecto muito importante e faz muita diferença para o aprendizado do aluno.

Sobre esse quesito, as nossas entrevistadas expuseram os recursos utilizados em suas aulas, usa o livro didático do aluno e do professor, livros paradidáticos e cartazes. Além do livro didático, acrescenta gêneros textuais diversos (notícia de jornal, reportagem), gráficos estatísticos, tabelas, Atlas, mapas, A utilização de diferentes recursos didáticos é imprescindível no ensino médio e como um dos objetivos do ensino médio, uma vez que a “a geografia trabalha com imagens, recorre a diferentes linguagens na busca de informações e como forma de expressar suas interpretações, hipóteses e conceitos. Quando parodiadas, refletem aspectos da sociedade, dos problemas políticos e ecológicos e denunciam as contradições espaciais. Da mesma forma, as músicas e as paródias assimilam o aprendizado dos conceitos, os quais podem ser lembrados até quando chegar à vida adulta, e estimulam a criatividade melhor explicar o conteúdo estudado.

SANTOS, Milton.  A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996, p. Geografia profa Sara EDRIANI DONIZETE LABEGALINI BARBOSA Tutor a distancia Diego Armando dos Santos 5 Relatório de Estágio. UNOPAR LICENCIATURA EM GEOGRAFIA ROBENILDO RODRIGUES MENESES SÃO FRANCISCO DE SALES 2020 Com toda experiência vivenciada no estágio levamos um aprendizado pessoal e profissional, no início do estágio vimos nas leituras obrigatórias o relato de Lana de Souza Cavalcanti sobre as preocupações dos professores, para ter atenção do aluno nos dias de hoje, que estão cada vez mais difíceis, alguns professores criam métodos não tradicionais para tentar ter um melhor aproveitamento do aluno, como o exemplo de fazer pesquisa usando o celular ou tablete, outro tentam executar suas aulas em campo para o aluno apreender o conteúdo não só na teoria, mas, também na pratica, outros educadores acabam se rendendo para o modelo tradicional e acabam caindo na rotina, passando o conteúdo curricular do ano letivo sem se preocupa com o aprendizado do aluno.

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