Engenharia de Software
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Odontologia
Engenharia de Software: uma abordagem profissional, 8. ed. AMGH, 2016. New York: Ria de Software. Pag. Disponível em: https://integrada. minhabiblioteca. com. br/#/books/978-85-216-1992-5. Acesso em: 11 mai. Atualmente, as WebApps evoluíram para sofisticadas ferramentas computacionais que não apenas oferecem funções especializadas ao usuário, mas também foram integradas aos bancos de dados corporativos e às aplicações de negócio. Aplicativo é o software projetado especificamente para residir em uma plataforma móvel (por exemplo, IOS, Android ou Windows Mobile). Um aplicativo móvel fornece recursos de armazenamento persistente dentro da plataforma. ́ importante reconhecer que existe uma diferença sutil entre aplicações web móveis e aplicativos móveis. Uma aplicação web móvel (WebApp) permite que um dispositivo móvel tenha acesso a conteúdo baseado na web por meio de um navegador especificamente projetado para se adaptar aos pontos fortes e fracos da plataforma móvel.
O processo define uma metodologia que deve ser estabelecida para a entrega efetiva de tecnologia de engenharia de software. O processo de software constitui a base para o controle do gerenciamento de projetos de software e estabelece o contexto no qual são aplicados métodos técnicos, são produzidos artefatos (modelos, documentos, dados, relatórios, formulários etc. são estabelecidos marcos, a qualidade é garantida e mudanças são geridas de forma apropriada. Uma metodologia de processo estabelece o alicerce para um processo de engenharia de software completo por meio da identificação de um pequeno número de atividades metodológicas aplicáveis a todos os projetos de software, independentemente de tamanho ou complexidade, que compreende a comunicação, planejamento, modelagem, construção e a entrega.
No processo cada atividade metodológica é composta por um conjunto de ações de engenharia de software. Outros modelos de processos ágeis também enfatizam a colaboração humana e a auto-organização das equipes, mas definem suas próprias atividades metodológicas e selecionam diferentes pontos de ênfase. Por exemplo, o Scrum enfatiza o uso de um conjunto de padrões de software que se mostrou eficaz para projetos com cronogramas apertados, requisitos mutáveis e aspectos críticos de negócio. Cada padrão de processo define um conjunto de tarefas de desenvolvimento e permite à equipe Scrum construir um processo que se adapte às necessidades do projeto. O método de desenvolvimento de sistemas dinâmicos (DSDM) defende o uso de um cronograma de tempos definidos (janela de tempo) e sugere que apenas o trabalho suficiente seja requisitado para cada incremento de software, para facilitar o movimento em direção ao incremento seguinte.
A modelagem ágil (AM) afirma que modelagem é essencial para todos os sistemas, mas a complexidade, tipo e tamanhos de um modelo devem ser balizados pelo software a ser construído. Praxis, um processo desenhado para dar suporte a projetos didáticos, em disciplinas de engenharia de software de cursos de informática e em programas de capacitação profissional em engenharia de software. A sigla Praxis significa PRocesso para Aplicativos eXtensíveis InterativoS, refletindo uma ênfase no desenvolvimento de aplicativos gráficos interativos, baseados na tecnologia orientada a objetos. Praxis, um processo completo de desenvolvimento de software. Ele abrange disciplinas de especificação, como requisitos e análise; disciplinas de solução, como desenho, testes e implementação; disciplinas de gestão, como gestão da qualidade, gestão de projetos e gestão de alterações; e disciplinas de ambiente, como engenharia de processos e engenharia de sistemas.
O Praxis propõe um ciclo de vida composto por fases que produzem um conjunto precisamente definido de artefatos, como modelos, código, testes, planos e relatórios. Esse documento proclama os seguintes valores: indivíduos e interações, em relação a processos e ferramentas, software funcional, em relação a documentação abrangente, colaboração com o cliente, em relação a negociações contratuais e, resposta à mudança, em relação a seguir planos. Entre os métodos ágeis mais populares podem-se citar os métodos Scrum, Crystal Clear, Adaptive Software Development, Feature Driven Development (FDD), Dynamic Systems Development Method (DSDM), e principalmente Extreme Programming (XP), o mais difundido de todos, que é discutido em maior detalhe na próxima subseção. Agile Modeling não é um processo separado, e sim uma metodologia para adicionar práticas de modelagem aos métodos ágeis, proposta por Scott Ambler,8 que também desenvolveu o Agile Unified Process9 (AUP), que se propõe a ser uma versão ágil do RUP.
Em relação ao padrão SPEM (Software Process Engineering Metamodel), padronizado pelo OMG (Object Management Group) [OMG08], este descreve um metamodelo (Cap. para processos de software, ou seja, uma linguagem para descrição de processos de software. Os requisitos obtidos são verificados por meio da atividade de Inspeção dos requisitos. A última atividade, Publicação dos requisitos, é executada opcionalmente, se for requerida uma especificação documentada (por exemplo, para servir de base contratual). Na execução padrão do processo, a atividade de Identificação dos requisitos é executada na primeira iteração da fase de Iniciação, para todos os requisitos funcionais. Em uma execução do processo com ciclo de vida em espiral, as atividades de Levantamento dos requisitos, Detalhamento dos requisitos e Inspeção dos requisitos serão repetidas nas demais iterações do projeto, para cada requisito identificado.
A atividade de inspeção segue os procedimentos descritos no Cap.
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