Em que consiste a cidadania
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Medicina
DEFINIÇÃO DE CIDADANIA. pág. DIMENSÃO HISTÓRICA. pág. DIMENSÃO SOCIAL E POLÍTICA. Em uma visão geral, uma boa cidadania ocorre quando direitos e deveres caminham juntos e tanto um como outro são cumpridos e respeitados. Para viver em sociedade deve-se respeitar um conjunto de normas políticas e sociais pertencentes a uma comunidade. Não dá para falar em cidadania sem citar a ética e a moral, a ética é o que você aprendeu no primeiro núcleo(família), suas crenças individuais, do certo e errado, já a moral é relativa, é quando aplicamos o que aprendemos sobre a ética na sociedade. Para exercer a cidadania é preciso saber os direitos e deveres, por exemplo: Como deveres, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, temos que: Votar; Cumprir as leis; educar e proteger seus semelhantes; Proteger: a natureza e o Patrimônio Público e social do País.
Já os direitos do cidadão brasileiro, temos: Direito: à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros; Liberdade para escrever e dizer o que pensa, desde que assuma assinando o que disse e escreveu; O Respeito pela fé adotada, no seu pensamento e na sua ação na sociedade; Liberdade de trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso; O autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros; Quando da morte de uma pessoa, os seus bens passam para seus herdeiros; Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo a lei feita para isso.
Karl Márx ficou impressionado com algumas obras de Rosseau sobre desigualdade e injustiça. E Karl Márx(1818-1883): “ A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de classe. ” Quanto a evolução histórica, tanto os autores do materialismo histórico, quanto os pesquisadores atuais, observaram como foco central o estudo das limitações na prática presente. Dimensão Social e Política Citar na dimensão social o papel que a família desempenha na socialização da criança, nada melhor do que focar em crianças que foram isoladas da sociedade, que logo nos primeiros anos de vida passaram a viver com animais, não falam e não andam como pessoas socializadas. Tais histórias se originaram de relatos relativamente comuns no século XVIII, que descreviam crianças encontradas no campo, tidas como sobreviventes por circunstâncias especiais, desde os primeiros anos de vida, criadas por animais, sem contato com humanos e assim se tornando selvagens.
Não dá para falar em cidadania e política sem voltar lá na democracia iniciada na Antiga Grécia, no período clássico, juntamente com a cidadania, com o nascimento da filosofia e o desenvolvimento das artes(cênicas). Graças a CLÍSTENES, o pai da democracia, no ano de 500 a. C. resolveu dividir a cidade de Atenas, que até então, a divisão ou o critério era de acordo com a renda e ele resolveu mudar alterando a pirâmide social, no topo tínhamos os cidadãos, metecos (estrangeiros livres) e no final os escravos. Para que fosse cidadão e pudesse exercer a cidadania o Ateniense tinha que ser nascido em ATENAS, ser maior de dezoito (18) anos, ser filho de pais atenienses e os direitos políticos que tinha: de votar e ser votado, o direito a isonomia, isegoria (consiste no princípio de igualdade do direito de manifestação na Eclésia, a assembleia dos cidadãos, onde se discutiam os assuntos da pólis.
A Cidadania. Lisboa: Editorial Estampa, 1989. BERNADES, W. L. M. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. COMPARATO, Fábio Konder. A nova cidadania, Revista CEDEC, nº 28/29, São Paulo: Lua Nova, p. CORTINA, Adela.
58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes