DIVERSIDADES E IGUALDADE DE GÊNERO NA FASE DA ADOLESCÊNCIA: PRINCIPAIS QUESTÕES E ENFRENTAMENTOS
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Serviço Social
Neste viés o artigo busca conceituar a adolescência e as principais mudanças presentes nesta fase; identificar quais as diversidades com as quais os adolescentes se confrontam em especial no ambiente escolar; diferenciar os conceitos de sexo e gênero, bem como apontar quais as desigualdades de gênero inseridas na sociedade, e por fim alistas os efeitos negativos da discriminação, que podem impactar na vida adulta. A pesquisa foi realizada em forma de revisão bibliográfica em livros e artigos científicos que abordam a temática, de modo quantitativo descritivo. A justificativa para a pesquisa se embasa no fato de o assunto sobre diversidades e igualdade de gênero estar tão presentes na sociedade contemporânea. Por esse motivo é tão relevante toda e qualquer forma de esclarecimento, o que pode quebrar tabus e promover maior igualdade entre os indivíduos.
Palavras-Chave: Adolescência. Na realidade, porém, a adolescência envolve manifestações que são fundamentais para que o adolescente atinja a maturidade e se insira na sociedade como adulto, desfrutando de sua autonomia. Essa fase é determinante para a formação de conceitos e pontos de vista sobre os vários aspectos presentes e discutidos na sociedade. O assunto sobre diversidades e igualdade de gênero é enfaticamente abordado contemporaneamente, tornando praticamente impossível uma posição neutra, seja pelos expectadores passivos ou por aqueles que enfrentam questões conflitantes na pele, por assim dizer. O objetivo primário da presente pesquisa é abordar questões sobre as diversidades e igualdade de gênero com foco no público adolescente e seu enfrentamento diante de tais questões. Como objetivos específicos o artigo pretende: conceituar a adolescência e as transformações presentes nesta fase; alistar as diversidades com as quais o adolescente se depara, enfatizando o ambiente escolar; elucidar o que está envolvido na promoção da igualdade de gênero e identificar possíveis impactos da discriminação e preconceito sofridos pelo adolescente e seus reflexos na vida adulta.
O conceito de adolescência é pouco preciso. Em suma, o conceito aceito é que se refere a um período cujo marco inicial são as transformações biológicas da puberdade e seu fim seja a entrada na vida adulta. SENNA E DESSEN, 2015). Essa fase de transição inclui a presença de mudanças físicas no corpo do adolescente, sem que este nada possa fazer para evitar ou acelerar esse processo. De acordo com o artigo de Filipini et. acautela que essas etapas não devem ser confundidas. A puberdade diz respeito aos processos biológicos, que culminam com o amadurecimento dos órgãos sexuais. Já a adolescência, por sua vez, compreende as alterações biológicas, mas também as psicológicas e sociais que ocorrem nesta fase de desenvolvimento.
Citando o significado literal para o termo adolescência, Ferreira, Farias e Silvares (2010, p. comentam que a palavra tem origem no latim: “adolescere, que significa crescer”. “As práticas educativas, ao trabalharem questões do cotidiano do adolescente, parecem ser um dos caminhos para o atendimento das necessidades desse grupo”. FILIPINI ET. AL. Neste cenário surge a escola, considerada uma Instituição privilegiada. Na escola, o adolescente convive com vários outros adolescentes, promovendo a troca de experiências. Na adolescência, é relevante fazer parte de um grupo devido às características peculiares desta fase. Uma das características presentes na adolescência é o afastamento entre o adolescente e seus pais. A relação entre pais e filhos, durante a adolescência, “é apresentada como uma relação difícil e conflituosa, uma luta, pois os jovens querem se libertar dos pais e estes não querem perder o controle dos filhos”.
BOCK, 2007, p. Nesse momento é que o adolescente passa a sentir a necessidade de fazer parte de um grupo, de ser aceito, de ser popular entre os seus. AL. p. A diversidade faz parte da sociedade. As diversidades podem abranger diferentes termos, tais como: gênero, idade, grupo étnico/raça, orientação sexual, habilidades físicas e mentais, nacionalidade, nível educacional, estado civil, religião e experiências vividas influenciadoras de pensamento e modo de ser. ZAULI ET. A temática da igualdade de gênero vem ganhando destaque nas mídias e nos assuntos nas diversas áreas em que a sociedade está inserida, inclusive na política. Recentemente, gerou-se muita polêmica diante de uma frase pronunciada por uma ministra do atual governo federal. A frase, em suma, dizia o seguinte: “Meninas vestem rosa e meninos vestem azul”.
Essa frase e todo seu contexto podem esclarecer o conceito sobre gênero. É essencial, na tentativa de compreender o que envolve a igualdade de gênero, esclarecer a diferença entre sexo e gênero, normalmente confundidos. BANCO MUNDIAL, 2012, p. Esclarecendo melhor ainda a questão, o sexo é revelado no momento em que a pessoa nasce, configurando a distinção clara e visível entre mulher e homem, já o gênero é aprendido com o passar do tempo, num processo educacional e cultural. Voltando à frase citada no início do tópico, as questões de gênero estão presentes mesmo antes do nascimento do bebê, quando os pais escolhem a decoração do quarto de acordo com o sexo, incluindo as cores e os brinquedos. Com o passar do tempo, durante a infância, por exemplo, as crianças são censuradas se apresentarem comportamentos indesejados, até mesmo na forma como se vestem ou como se sentam.
Os conceitos de gênero são influenciados em todas as áreas vividas pelo indivíduo, até mesmo nos esportes. Alguns avanços estão sendo vistos, mas ainda há muito que fazer no âmbito da educação com verdadeira equidade. • Igualdade de gênero na esfera profissional: “Até o início do século XX, era comum a idéia de que, como a natureza de mulheres e homens era diferente, os papéis que ambos desempenhavam na sociedade também eram diferentes. ” (ZAULI ET. AL. p. Alguns avanços foram percebidos na proposta de promover igualdade de gênero por parte dos governantes. No ano de 2003, foi fundada a SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) com status de Ministério. A criação desta Secretaria foi resultado dos esforços e empenho das mulheres para garantir a criação de políticas públicas que promovessem igualdade de gênero.
ZANATTA, 2016). Outros dispositivos também foram criados com o mesmo objetivo. Num ambiente em que há igualdade de oportunidades, todas as pessoas percebem que têm as mesmas chances de participar de qualquer atividade ou processo e recebem tratamento apropriado quanto às respectivas habilidades. Quando a igualdade é praticada, todas as pessoas têm a chance de se desenvolver adequadamente desfrutando de melhor qualidade de vida. A discriminação ou preconceito envolvem ação. Isso quer dizer que a pessoa preconceituosa forma seu conceito sobre determinada pessoa ou grupo de pessoas que são diferentes dela por algum motivo e agem de forma grosseira para mostrar sua insatisfação quanto às diversidades. As ações podem incluir piadas ou mesmo evitar freqüentar lugares onde este grupo de pessoas estará presente. AL.
p. As desigualdades de gênero podem prejudicar o desenvolvimento e progresso do indivíduo e da sociedade como um todo. Ao se disseminar, por exemplo, que meninos são melhores na disciplina matemática do que as meninas, possivelmente os meninos irão se desenvolver melhor nesta área de conhecimento, ao passo que as meninas se limitarão. Outra forma muito comum de discriminação ou preconceito são as denominadas pela autora Abramovay (2015) como microviolências. No entanto, ao parar para refletir nos impactos nocivos que a exclusão social pode causar em uma pessoa, talvez os esforços para aceitar e conviver com alguma diversidade se torne mais freqüente. CONSIDERAÇÕES FINAIS O artigo apresentou a temática sobre diversidades e igualdade de gênero presentes na vida dos adolescentes enfaticamente no ambiente escolar, chamando atenção para este assunto devido à relevância das opiniões que são formadas e como os adolescentes serão afetados por elas.
A adolescência é uma fase de transição, regada por transformações fisiológicas e intelectuais. É a passagem da infância para a vida adulta, onde o adolescente busca sua identidade, o seu lugar no mundo. Os hormônios causam expressivas transformações, meninos e meninas começam a definir sua sexualidade. Comumente, essa temática é relacionada com o sexo feminino e masculino. No entanto, gênero envolve um pouco mais do que questões biológicas. O gênero é o conceito cultural que envolve aquilo que é aceito ou não nos comportamentos do homem e da mulher, ou seja, é aquilo que a sociedade espera de cada um. As desigualdades de gênero estão presentes na área educacional, no mercado de trabalho, na política, no próprio seio familiar, entre outros ambientes.
Os movimentos feministas vêm lutando para abrir espaço e tornar as oportunidades entre homens e mulheres equivalentes. REFERÊNCIAS ABRAMORAY, Miriam. Violências nas escolas. Programa de prevenção à violência nas escolas, 2015. Disponível em: <http://flacso. org. BOCK, Ana Mercês Bahia. Adolescência como uma construção social. ABRAPEE, vol. n. p. scielo. br/scielo. php?pid=S0102-37722010000200004&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso: 28 out 2019. FILIPINI, Cibelle Barcelos. Transformações físicas e psíquicas: um olhar do adolescente. V CONEDU (Congresso Nacional de Educação), 2015. Disponível em: <https://www. researchgate. net/publication/329155583_Igualdade_de_Genero_no_Ambiente_Escolar> Acesso: 26 out 2019. NATARELLI, Taison Regis Penariol et. Diversidade e identidade de gênero: uma abordagem necessária no cotidiano escolar. Revista Cadernos de estudos e pesquisa na educação básica, vol.
n. p. SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães; DESSEN, Maria Auxiliadora. Igualdade de gênero: por que o Brasil vive retrocessos? Caderno Saúde Pública, vol. n. p. Disponível em: <http://www. scielo.
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