DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

O emprego de materiais sustentáveis nas construções e a aproveitado nos princípios da sustentabilidade têm evidenciado opções para o desenvolvimento sustentável na área de construção civil. Preocupações o setor econômico, social e ambiental, carecem ser levadas em estima mirando à qualidade de vida da sociedade, colaborando para a sustentabilidade do meio ambiente. Apesar de ter degradação ambiental na construção civil, é imaginável aperfeiçoar a junção com o meio ambiente, pois as construções são imprescindíveis no desenvolvimento das cidades. As construções sustentáveis e uma ideia do qual pode reduzir os problemas ambientais, colaborando para a sustentabilidade. O presente artigo analisa a aplicação de construções sustentáveis na Engenharia Civil. This article analyzes the application of sustainable buildings in Civil Engineering.

To carry out this work, bibliographic research was used as methodology and it was plausible to understand that there is a lack of sustainable buildings. However, it is imaginable to expand this idea in courses aimed at civil construction, as socioenvironmental concerns are important for sustainable development. Keywords: Construction, Sustainability, Sustainable Responsibility. INTRODUÇÃO As grandes cidades estão em um aprimoramento e desenvolvimento, cada vez maior. O Presente trabalho apresentou como alvo avaliar o emprego das construções sustentáveis na engenharia civil e constatar de que maneira a responsabilidade sustentável ambiental se manifesta. Para isso, foi empregada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Depois a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento concretizado em (1987) o desenvolvimento sustentável recebeu bastante atenção em todas as nações sendo nesta ocasião publicado um relatório que declarava a necessidade de estratégias que unissem o desenvolvimento e a conservação do meio ambiente.

O termo desenvolvimento sustentável é definido como a melhoria da qualidade de vida que concede às pessoas a oportunidade de viver em um ambiente saudável e com melhores condições sociais, econômicas e ambientais para as gerações presentes e futuras. Com surgimento da necessidade social de se alcançar o desenvolvimento sustentável, todos os setores econômicos passaram a ser pressionados para aderir ao novo modelo de desenvolvimento exigido pela sociedade. Tendo em análise e entendimento essa definição, pode-se deduzir que o desenvolvimento sustentável só é plausível se existir uma inquietação com a defesa dos recursos naturais, pois a sociedade precisa deles para a sua subsistência, por isso, faz-se preciso determinar um equilíbrio socioambiental e sustentável. A construção civil fazer jus a um enorme zelo em se abordando do desenvolvimento sustentável, pois é fator essencial para o desenvolvimento sustentável dos recursos da sociedade.

A urbanização precisa sempre dar prioridade e ter preocupação com o meio ambiente. Os recursos hídricos, são essenciais para a sobrevivência humana, pois estão ligados com uma geração de energia, desenvolvimento industrial, doméstico, etc. Por isso, deve existir um bom planejamento no uso da água nos projetos de construção. SUSTENTABILIDADE RELACIONADO A ECONOMIA Os fatores econômicos precisam ser levados em consideração durante o processo de preparação do projeto de construção civil, mirando a sustentabilidade ambiental. Kibert (1994), diz que a Construção Sustentável tem como alvo a criação e manutenção responsáveis de um ambiente construído de forma responsável, baseado no emprego competente de recursos e em princípios ecológicos. Economia e sustentabilidade andam lado a lado no método de desenvolvimento.

Alguns elementos são exibidos por Silva Mateus (2009), para demonstrar formas que colaboram para o desenvolvimento sustentável na construção civil, destacando a relação economia e sustentabilidade. Economizar os recursos renováveis, empregar materiais reutilizáveis ou descartáveis, apontando sempre à economia e qualidade. Como um mesmo município pode haver zonas climáticas diferentes, táticas distinguidas devem ser aplicadas na implantação de edificações, para colaborar com o aproveitamento das potencialidades referentes ao climática e sua boa atuação na produção de energia. a emprego das ferramentas naturais de controle térmico como a insolação, ventilação deve ser extraído ao máximo (Cianciardi e Bruna, 2004). Rocheta e Farinha (2007) demonstram uma atenção relacionado a economia de água nas edificações e assinalam o bom emprego das águas de chuvas como uma forma viável na economia dos recursos hídricos: As águas pluviais podem ser aproveitadas para limpezas assim como para o fornecimento de autoclismos de sanitas.

Os sistemas de aproveitamento destas águas agrupam um tanque para seu armazenamento, um aparelho de filtros e outro de repartição. Para um rentável bom emprego é indispensável que o edifício tenha um espaço de cobertura expressiva. Uma das proporções que se pode adotar nesse aspecto é o uso de materiais sustentáveis na engenharia civil, o que diminui bastante os custos e contribui com o amparo dos recursos naturais. Apesar disso, devem-se buscar materiais que são duradouros à construção a ser feita, para não acarretar detrimentos à construção. CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS A área da Engenharia Civil carece procurar fontes do qual não acarretem estragos ao meio ambiente, ou caso ocasionem, que possa ser menor possíveis. Quanto aos agravos ambientais, é plausível achar opções que consigam aperfeiçoar a construção no âmbito de deixá-la mais sustentável.

Segundo Couto et al. É indispensável envolver a performance de profissionais variados: engenheiros, arquitetos. Ou seja, a prática de profissionais do campo ambiental ajuda muito no que se menciona o uso dos recursos naturais. EMISSÃO DE CARBONO O desafio de administrar os envios dos gases de efeito estufa durante o desenvolvimento econômico tem sido o alvo de vários governos e diversos países, incumbindo ressaltar que um dos campos da economia que mais geram gases poluentes como (CO2) é precisamente o da construção civil. Gases poluentes e maléficos ao meio ambiente são espalhados para a atmosfera durante todo o processo de construção, compreendendo o transporte dos materiais, o gasto de energia das máquinas frequentes no processo e a produção de materiais de construção.

IMPLANTAÇÃO E DESEMPENHO DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL Conforme definido na Estratégia Mundial para a Conservação (1991), desenvolvido em conjunto com a The World Conservation Union (IUCN), Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), e World Wide Fund for Nature (WWF), um dos nove princípios para se alcançar uma sociedade sustentável é a mudança de atitudes e práticas. Recentemente, vários estudos contribuíram para metodologias que relacionassem as dimensões econômica, social e ambiental coletivamente ao desempenho do projeto da construção. Entre tanto, um dos principais problemas na aplicação destes métodos é que eles não consideram os impactos das interações dinâmicas entre os vários fatores sobre o desempenho do projeto. Na verdade, é essencial levar em consideração os impactos dinâmicos de vários fatores sobre o desempenho da sustentabilidade nos processos produtivos da construção civil.

Assim, após apresentar os fatores que influenciam na implantação e desempenho da sustentabilidade nos processos produtivos da construção civil e os atuais problemas relacionados a ele, torna-se evidente a necessidade de se criar novos e mais eficientes sistemas de gestão ambiental. AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA Avaliação do ciclo de vida (ACV) é um dos métodos de avaliação dos impactos ambientais mais utilizado e detalhado na literatura recente em comparação com outras ferramentas de avaliação. Esta etapa identifica problemas significativos, avalia resultados para chegar a conclusões e formular recomendações. O relatório final é o último elemento para completar as fases do ACV de acordo com a ISO 14040. Por fim, ACV é reconhecido como uma metodologia inovadora que melhora a sustentabilidade na indústria da construção civil em todas as fases do ciclo de vida do edifício.

Porém, esta ferramenta não é perfeita e apresenta alguns limites e desafios a serem superados. Pode ser visto a partir da literatura que tem havido um grande número de estudos de ACV que lidam com uma parte específica do ciclo de vida de um edifício, mas poucos deles lidam com toda a vida útil. Por fim, intranquilidades ambientais podem ter decorrências graves como falta de recursos ambientais tais como a água, uma ampla poluição, dentre outras diversas. Uma maior conscientização no ensino da engenharia, pode cooperar para o desenvolvimento sustentável. REFERÊNCIAS Cianciardi, G. Bruna, G. C. Nosso Futuro Comum. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991. Corrêa, L. R. B. Couto, J. P. Teixeira, J. C. Sato, N. M. N. Agopyan, V. Sjöström, C.

pdf>. Acesso em: 07 ago. Mariano, L. S. Gerenciamento de resíduos da construção civil com reaproveitamento estrutural: estudo de caso de uma obra com 4. Avaliação da sustentabilidade da construção: desenvolvimento de uma metodologia para a avaliação da sustentabilidade de soluções construtivas. Anais do I Congresso sobre Construção Sustentável, Leça da Palmeira, Portugal, 2004. Disponível em: <http://hdl. handle. net/1822/7333>. Mendonça, P. Gervásio, H. Eds. Livro de Atas do Seminário reVer 2015: contributos da arquitetura vernácula portuguesa para a sustentabilidade do ambiente construído. Porto, 2015. uminho. pt/handle/18 22/35978>. Acesso em: 30 maio 2020. Pinheiro, M. D. Anais do III Congresso Nacional, Coimbra, Portugal, Universidade de Coimbra. Disponível em: <http://www. altercexa. eu/test/images/ archivos/2ROCPra. pdf>. Acesso em: 30 maio 2020. Solano, R. B. P.

A importância da arquitetura sustentável na redução do impacto ambiental. ed. Minho: TecMinho, 2010. Disponível em: <http://hdl. handle. net/1822/28852>. J. Construções mais sustentáveis: alternativas para uma habitação de baixo custo econômico. Disponível em: <http://www. uniedu. sed.

84 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download