CULTURA ORGANIZACIONAL UM ESTUDO DE CASO DA GOOGLE

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Finanças

Documento 1

O principal objetivo deste artigo, analisar e se atentar como a cultura organizacional revolucionária Google, pode influenciar demais empresas, e questionar qual o motivo desta cultura ser tão atrativa para aqueles que observam seu crescimento exponencial. Além disso, apresentar um estudo, com base em uma pesquisa bibliográfica e observação direta onde são delineadas formas de se diminuir a lacuna existente entre teoria e prática. Palavras-chave: Cultura Organizacional; Influência; Google; Inovação; Modelo de Gestão. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 6 1. Amostra 17 4. Coleta de dados 17 4. Analise de dados 17 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18 6. REFERÊNCIAS 19 1. INTRODUÇÃO Aspectos internos, eficiência e eficácia, a postura diante da competitividade do mercado, linearidade de processos, hierarquias, estruturas físicas, missão, visão e valores são alguns dos pilares de estruturação de uma organização.

Refletiu-se como uma cultura alinhada aos valores e missão da empresa, pode motivar os colaboradores e aos demais que a cercam. O método científico para a elaboração deste artigo seguiu os passos da revisão de literatura e incluiu: identificação do tema, levantamento bibliográfico, seleção de textos, estruturação preliminar e estruturação lógica do estudo sua avaliação, análise de resultados e síntese do conhecimento obtido. Na seleção dos materiais incluídos na revisão, utilizou-se a internet para acessar as bases de dados Spell, Dedalus-Usp, Sibi-Usp, Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Os critérios de inclusão foram: materiais que reportassem, direta ou indiretamente, ligados à temática, publicados entre os períodos de 2000 a 2017. A busca dos dados e a análise dos resultados foram feitas entre período de janeiro a junho de 2018.

Hipótese A empresa do estudo de caso Google, tem características únicas pelo fato de desenvolver ferramentas inovadoras para seus usuários, o que transcende a qualidade de seus serviços e produtos, ou seja, sua posição no mercado ultrapassa esses aspectos sendo inteligente em seu modelo de gestão, irreverente na contratação e motivação de talentos. A cultura inovação produtos/serviços e modelo gestão é válida para todos os níveis da empresa. Justificativa O principal ponto é trazer os aspectos revolucionários da cultura Google, e como estes podem ser aplicados na visão de outras empresas. Observou-se como uma cultura alinhada aos valores e missão da empresa, podem motivar os colaboradores e aos demais que a cercam. REFERENCIAL TEÓRICO 2. Nesse sentido, é bastante comum encontrarmos a cultura sendo conceituada a partir dos seus próprios elementos.

Elementos esses que Schein (1992), classificou como valores (definições a respeito do que é importante para se atingir o sucesso), normas (regras que defendem o comportamento que é esperado, aceito e sancionado pelo grupo, podendo estar escritas ou não), crenças e pressupostos (geralmente usados como sinônimos para expressar aquilo que é tido como verdade na organização). Algo que difere das demais empresas e constrói sua individualidade nestes pilares. Atente-se para a figura sobre níveis de cultura. Figura 1 - Níveis de cultura Fonte: (Schein,1992, p. Ou seja, seu impacto externo transcende as normas e aceites internos. Na opinião de Catelli (1997), cultura organizacional pode exercer um efeito inibidor ou facilitador no comportamento em grupo podendo promover a eficiência através do compartilhamento das expectativas ou inibir o trabalho em grupo através das regras sociais e normas existentes para a reunião dos grupos.

Segundo Chiavenato (1999), as influências internas são as que mais impactam diretamente, os colaboradores dependem de um ambiente harmonioso para realizar suas tarefas, não apenas cumprir os objetivos da organização, mas ter motivação para ter suas realizações alinhadas com o meio. Por isso a importância de alinhamento de cultura e objetivos profissionais. Para Kahale (2003), um dos grandes desafios das organizações é ter transparência de seus valores e missão para com todos que rodeiam a empresa, pois com a transparência estabelecida fica claro e obvio que sua cultura é integra aos princípios. Cohn (2005), acredita que o Google tem sido muito cuidadoso ao recrutar e como motivar a equipe, o que de certa forma tem sido crucial para a continuação da cultura Google.

É amplamente declarado que a organização é fonte de um resultado dos valores e visão dos fundadores. Estudo de caso Google O Google, formado por Larry Page e Sergey Brin, é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. Além de criar o buscador mais famoso do mundo, dentre seus serviços destacam-se o Gmail, o Blogger, o GTalk, o Google Earth, o Google Translate o Orkut, o YouTube, e também serviços de publicidade na internet como AdWords e AdSense. A autonomia individual, a circulação livre da informação e a liberdade de comunicação e debate, independentemente de hierarquia são itens favoráveis da cultura. Outro aspecto interessante, Google acredita na democracia e faz questão de criar uma atmosfera casual, uma forma de organizar hierarquicamente, criando um ambiente para que os funcionários possam se expressar.

Duas dimensões da cultura organizacional Google Conforme Schein (1992), existem três níveis da cultura organizacional, artefatos (estrutura e processo visíveis da organização), valores de suporte (estratégias, metas e filosofias) e pressuposições básicas de suporte (inconscientes, crenças mais significativas, percepção, pensamento e sentimentos). Estes níveis são classificados como uma observação da cultura, de acordo com a visão que o investigador pode ter do fenômeno cultural. Diante dos níveis de cultura, podemos classificar a cultura Google como duas dimensões, físico/objeto e padrão de comportamento. Categorizando físico/objeto pelo espaço informal que a empresa disponibiliza para os funcionários, informalidade na maneira de se vestir e se comportar, um índice favorável a flexibilidade.

Esse tipo de pesquisa é o mais adequado quando estamos lidando com problemas pouco conhecidos, que têm a finalidade descritiva os quais a busca tem base no entendimento do fenômeno como um todo. Segundo Bonoma (1985,) "quando um fenômeno é amplo e complexo, onde o corpo de conhecimentos existente é insuficiente para permitir a proposição de questões causais e quando um fenômeno não pode ser estudado fora do contexto no qual ele naturalmente ocorre". Os objetivos do Método do Estudo de Caso não são a quantificação ou a enumeração, " mas, ao invés disto: (1) descrição; (2) desenvolvimento teórico; e (3) o teste limitado da teoria. Em uma palavra, o objetivo é compreensão". Amostra Foram selecionados livros com o tema descrito. De acordo com Merriam (1998) estudos qualitativos interpretativos podem ser encontrados em disciplinas aplicadas em contextos de prática.

Os dados são coletados por meio de observações e/ou análise de documentos. O que é perguntando, o que é observado, que documentos são relevantes dependerá da disciplina teórica do estudo. O método qualitativo difere do quantitativo não só por não empregar instrumentos estatísticos, mas também pela forma de coleta e análise dos dados. A metodologia qualitativa preocupa-se em analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano. Ao mesmo tempo deve estabelecer ambiente favorável para discussões e surgimento de ideias inovadoras, através de adequado monitoramento do ambiente externo e participação dos envolvidos. A cultura forte traz benefícios significativos, o que acaba estabelecendo um ambiente fértil para que os resultados ocorram. Os benefícios são observados através de equipe engajada, pessoas felizes e satisfeitas, índice maior de produtividade, diminuição de turnover.

Classificar os artefatos principais de uma empresa trará o interior dela, ou seja, tudo o que for Pode-se notar todo o diferencial de cultura organizacional na empresa Google, uma organização plana com falta de hierarquia e uma cultura orientada para a equipe colaborativa que incentiva os funcionários a pensar de maneira não tradicional. O segredo da cultura é incentivar os funcionários a desafiar burocracia e incentivar a sua inovação. Case Research in Marketing: Opportunities, Problems, and Process. Journal of Marketing Research, Vol XXI, 05/1985. CATELLI, Armando. Notas de aulas da disciplina “Análise de Custos” do curso de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade, do Departamento de Contabilidade. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. The New Society: The Anatomy of Industrial Order.

Londres. Reviews. FLORES, J. F. B. Godoy, C. K. KAHALE, Flávia. Pesquisando a Motivação: A Pesquisa de Clima Organizacional. L. J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. São Paulo: Atlas, 2004. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. linkedin. com> Acesso em: 16 fev 2018. OGBONNA, Emmanuel; HARRIS, Lloyd C. Exploring Service Sabotage: The Antecedents, Types and Consequences of Frontline, Deviant, Antiservice Behaviors. Estados Unidos, 02/2002. Disponível em: <http://article. sapub. org> Acesso em: 10 jan 2018. SCHEIN, E. Organizacional culture and leadership.

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