Crise dos mísseis 1962
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Estatística
autor) Resumo Palavras-chave: Guerra Fria, Cuba, União Soviética, Estados Unidos, ONU, Diplomacia, Conflito Nuclear LISTA DE Figuras Ilustração 1 - Foto com identificação de objetos em solo 18 Ilustração 2 - Alcance dos mísseis 19 Ilustração 3 - mísseis R-14 (designação SS-5 Skean) 19 Ilustração 4 - Kennedy e Andrei Gromyko 20 Ilustração 5 - Kennedy assinando a ordem de quarentena 21 Ilustração 6 - Adlai na ONU 22 Ilustração 7 - U. S. destroyer Vesole e cargueiro com carga suspeita 23 LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS e acrônimos LISTA DE SIGLAS EUA Estados Unidos da América OEA Organização dos Estados Americanos OTAN Organização do Tratado do Atlântico Norte URSS União das Repúblicas Socialista Soviéticas LISTA DE acrônimos CIA Central Intelligence Agency ICBM Intecontinental Balistic Missile sumário 1 introdução 13 1.
os países envolvidos 13 1. Contexto mundial 13 2 BAÍA DOS PORCOS 15 3 Guerra Fria 16 3. º dia - vinte e cinco de outubro 21 4. º dia - vinte e seis de outubro 22 4. º dia – Sábado negro 22 4. º dia - vinte e oito de outubro 23 5 repercussões 24 REFERÊNCIAS 25 1 introdução Bem pouco depois do mais popular presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, tomar posse ocorreu uma cascata de conflitos envolvendo seu vizinho, ao sul da Flórida. Cuba, país insular caribenho, era seu aliado econômico cuja exportação dependia quase exclusivamente, por causa da proximidade com os americanos, foi reformatado. surgiu o conceito de Teoria dos Mundos, categorizando os países. Os ditos de Primeiro Mundo eram os próximos ideologicamente com os EUA. As nações do antigo bloco socialista eram o Segundo Mundo.
Ou seja, além da União Soviética, os países do Leste Europeu, conforme o Pacto de Varsóvia, e também Cuba e China maoísta. As demais nações, entendidas como neutras, constituiriam o Terceiro Mundo. Desta forma, o ataque iria parecer ser de vontade do próprio pelo povo cubano. Dias antes houve dissimulações e ataques, inclindo aviões B-26 pintados com insígnea falsa da FAR (Fuerza Aérea Revolucionaria). Em 17 de abril, em noite clara, de lua cheia, cerca de 1. cubanos exilados foram desembarcados e avistados. Houve alerta e acabaram enfrentando resistência. Recém havia sido firmado, em 1 955, o Pacto de Varsóvia, tratando do compromisso de cooperação militar do bloco de países do Leste Europeu com a União Soviética.
Um contraponto à criação anos antes, em 1 949, da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que é entre os EUA e países da Europa Ocidental para defesa mútua. Mesmo com pouco tempo, os avanços de pesquisa nuclear e balística avançaram muito. Vários países, além dos EUA e da URSS, tiveram programas de pesquisa nuclear. Tanto para geração de energia como para o uso militar. Apenas com o Mar Negro entre as regiões. Cerca de 2. km até Moscou. E com alvos logísticos no meio do caminho. Isso incomodava bastante os soviéticos pela desvantagem tática. Em 12 de setembro de 1. Kennedy faz seu discurso de compromisso de ir até a Lua antes do final da década. Não porque seja fácil", disse.
Os Mísseis Balísticos Intercontinentais, (ICBMs) compartilhavam a tecnologia de foguetes. Por isso havia uma grande pressão no Programa Espacial. Com 22m de comprimento e cerca de 40ton, tem alcance de mais de 2. km. O suficiente para cobrir quase todo o território dos Estados Unidos, sobrando apenas o extremo noroeste, na região de Seatle. Ilustração 2 - Alcance dos mísseis O Presidente Kennedy é avisado e forma o Comitê Executivo (Ex-Comm) composto de líderes políticos e militares. Dentre as medidas propostas há ataque aéreo e bloqueio marítimo para que novas remessas cheguem à Cuba. Embora haja opiniões dentre o Comitê para ataque imediato. Não há garantias de que um ataque destrua totalmente os mísseis instalados. E por certo há outras remessas em curso.
º dia - vinte e dois de outubro Kennedy se dirige à nação em cadeia nacional via pronunciamento televisivo, informando ao mundo. Boa noite, meus concidadãos. Um navio, o Bucareste, carregado apenas com petróleo, é permitido que passe. Na ONU, há debates do Conselho de Segurança, onde o embaixador Adlai Stevenson conforta Valerian Zorin. Mostrando imagens dos sítios dos mísseis. Ilustração 6 - Adlai na ONU 1. º dia - vinte e seis de outubro Navios são parados para revista mas nada é encontrado. Foi o herói que evitou o conflito atômico. Uma carta de Cruschev diz que retirará seus mísseis se não houver invasão à Cuba e com a retirada dos instalados na Turquia. Ilustração 7 - U. S. destroyer Vesole e cargueiro com carga suspeita 1.
Em 1968, outros 58 países, além de EUA e URSS, aprovaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, cujo objetivo foi de conter a corrida armamentista. Países que já tivesse artefatos nucleares teriam o compromiso de limitar seus arsenais e os países que ainda não, ficavam proibidos de desenvolvê-los, mas poderiam requisitar dos a tecnologia nuclear para fins pacíficos. Atualmente, em 2017, a Coréia do Norte tem realizado testes, detectados por diversos países, em especial seus vizinhos a Coréia do Sul e o Japão. Também realiza lançamentos de mísseis não armados como testes de alcance. Índia, Afeganistão e Irã também tem sido noticiados com a realização de testes e programas nucleares. softschools. com/timelines/cuban_missile_crisis_timeline/108/ • Cuban Missile Crisis http://microsites.
jfklibrary. org/cmc/ • Every nuclear bomb explosion in history https://www. youtube.
374 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes