Crise da democracia, representação e novos atores no cenário politico
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Ciências Políticas
La democracia parlamentaria electoral posiblemente podría ser – utilizando una frase de Juan Linz – el “único juego en la ciudad,” pero la ciudad ya está experimentando cambios radicales y muchos de sus barrios han sido infestados por bravucones políticos e ideológicos preparados para causar problemas. PAPPAS, 2018 A investigação em foco objetiva pensar a crise democrática que estamos vivendo no país atualmente, os noticiários nos releva que o sistema democrático em geral na America latina e no Brasil especificamente passar por momentos de desequilíbrio o que fez um cenário propicio para o nascimento de novos atores como veremos a seguir. O objetivo desta investigação é identificar as motivações destas duas forças e ver como a atuação destas contradições pode desencadear uma crise no sistema representativo e fazer surgir novos atores neste cenário Nossos estudos nos mostraram que existem varias interpretações sobre a questão democrática e o quanto pode variar em regimes democráticos algumas questões relativas a participação de todos no poder.
Porém persiste um desafio central na apreciação de muitos pensadores, existe a necessidade da existência concreta de um poder para administrar a sociedade, constatada o imperativo desta existência e principalmente a crise enfrentada para levar adiante o cumprimento dos direitos e o avanço democrático. Poderíamos dizer o país enfrenta uma crise institucional deste a proclamação da republica com sucessivas rupturas institucionais. El capitalismo es enemigo de la patria y los capitalistas son agentes de poderes exteriores, no forman parte del pueblo, sino que son los enemigos del pueblo, la quinta columna de los poderes depre-dadores. RIVERO, 2018, p. Há dois tipos de crises no capitalismo: crises cíclicas e crises estruturais do capital. De maneira que, as primeiras citadas são efeito das demarcações que dizem respeito ao sistema capitalista; e assim, possíveis de serem corrigidas pela política liberal, até darem origem ao um novo ciclo de crescimento.
Já as crises estruturais são produto de um acúmulo de contradições sociais e políticas que coloca as engrenagens mais destrutivas do sistema. A acusação de partidocracia; a exaltação da sociedade civil como lugar de trabalho duro e empreendedorismo saudável contra os “políticos mantidos”; a vontade de “destruir” o velho para dar lugar ao novo Não teríamos espaço suficiente para fazer uma retrospectiva do Brasil colônia, império, da republica velha (a republica da espada) e as crises institucionais que abalaram a república nova. O comprometimento com os poderes econômicos e mais noviços quando vem acompanhado de roupagem populista, pois este poder e aceito cegamente, muitas vezes sem nenhum questionamento critico. Quando as crises são ocasionadas por rivalidades dos grupos que visam defender seus interesses, não espaço para avanços democráticos.
As crises democráticas muitas vezes são ocasionadas por interesses econômicos e isto foi assim durante muitos séculos na America latina e no poder. A América Latina siguió un camino diferente que condujo a formas de acción política “desintegradas”, de las cuales el populismo era el tipo principal. En América Lati-na, a pesar de la firma de los tratados internacionales y el reconocimientode los derechos fundamentales en la legislación nacional, la aplicaciónefectiva aún se enfrenta con las actuaciones de grupos armados ilegales,y los organismos oficiales de seguridad a veces quedan fuera del controlde los gobernantes electos. BONOMETTI; SEISDEDOS, 2010, p. Nestes movimentos socais significaram uma mudança muito grande em termos de avanços democráticos, pois a existência dele está relacionada à entrada de forças que lutam por melhorias para segmentos tradicionalmente excluídos.
Ou seja, novos atores que tiveram uma participação muito pequena na historia do Brasil marcada por lutas geralmente travadas entre segmentos da própria elite. Eram forças que procuram torcer situações históricas. Por isso, a restauração do governo civil não significou um rompimento com a elite dominante. Muito pelo contrário, os representantes da oligarquia se perpetuaram nas novas estruturas de poder, exercendo práticas clientelistas sobre grupos locais e preservando acordos patrimonialistas entre os segmentos privilegiados. SANTOS JUNIOR, 2016, p. A crise e rupturas democráticas geram violações de direitos humanos. Mesmo em períodos ditos democráticos estas violações permanecem como denunciam as entidades nacionais e internacionais. Referências AICHHOLZER, Julian; ZANDONELLA, Martina. Psychological bases of support for radical right parties. Personality and Individual Differences, 96, 185-190, 2016 96, 185-190, 2016.
Disponível em: https://www. sciencedirect. LA DEMOCRACIA EN AMÉRICA LATINA Y LA CONSTANTE AMENAZA DE LADESIGUALDAD. Andamios, Volumen 7, número 13, mayo-agosto, 2010, pp. Disponível em: http://www. scielo. org. Vol. Julho 2018, pp. Disponível em: http://politicacomparada. com/ediciones_anteriores/Revista%20latinoamericana%20de%20politica%20vol14. pdf RIVERO, Ángel ¿Qué es Podemos? Revista Latinoamericana de Política Comparada. Disponível em: http://bibliotecadigital. tse. jus. br/xmlui/handle/bdtse/4068.
59 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes