Cooperativa de embalagens sustentáveis

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Marketing

Documento 1

ETAPA 2 8 3. ETAPA 3 10 4. ETAPA 4 12 5. ETAPA 5 13 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16 INTRODUÇÃO Através desta Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI), se pretende, como discentes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, assessorar a Cooperativa Engenho, do Estado do Mato Grosso através da Wanna Assessoria em Marketing com o intuito de propor soluções estratégicas para a alavancagem dos negócios e para o enfrentamento no cenário de crise da pandemia no ano de 2020. O processo de consultoria é importante porque propõe soluções aos problemas apresentados, sugere a utilização de ferramentas e metodologias que possam ser implementadas para a melhoria das estratégias da Cooperativa negócio, e relaciona e desenvolve soluções com base nas tendências de marketing. ETAPA 1 A Logística é o processo de gestão estratégica da aquisição, movimentação e armazenamento de materiais, peças e produtos acabados (e fluxos de informação relacionados) através de uma organização e seus canais de marketing, com o objetivo de maximizar a rentabilidade atual e futura quanto à eficiência de custo das ordens de serviços.

Os principais pontos do sistema de logística integrada são o cliente, a área comercial, a fábrica, a administração, o mercado, o fornecedor, e a transportadora. Segundo Magee (1977), "logística é a arte de administrar o fluxo de materiais, da fonte de matérias-primas ao usuário". Quanto à logística empresarial, Ballou (2006) a trata como (. todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo dos produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. A cadeia de suprimentos envolve todo o processo aliada ao fluxo de informações necessárias para a eficiência de todos os processos.

Segundo Lincros (2018), falhar na entrega de pedidos é absolutamente comum quando se tem um volume grande de trabalho. No entanto, as empresas que sofrem de forma crônica com erros recorrentes devem fazer um diagnóstico para saber qual a fonte do problema. Só assim será possível solucioná-lo de forma definitiva (LINCROS, 2018, p. De posse das informações disponibilizadas, foi calculado o Índice de Pedido Perfeito de toda a Cooperativa Engenho que deu como resultado 83% de 90%, longe dos níveis satisfatórios em relação aos seus processos logísticos internos e, dessa forma, se pode identificar os motivos que tem gerado tanta insatisfação entre os clientes como falhas de registro dos pedidos, erros de separação (almoxarifados), avarias na entrega e falhas no faturamento. Compreendo tais ambientes, a Cooperativa Engenho tem diversas vantagens de ter suas vendas e sua publicidade aderida às redes sociais como Instagram e Facebook.

Em ambos, se consegue alcançar um número grande de prováveis clientes, e é possível se lançar de textos informativos, imagens e vídeos, e ainda manter o contato direto com as pessoas via chat, inclusive atrelando plataformas de pagamento e fechando pedidos. Os valores dos planos, inclusive de publicidade via Ads, são convidativos e geram muito resultado positivo. Por fim, conclui Clemente (2013) que o email marketing é, particularmente, importante para fornecer conteúdo relevante aos usuários por meio de fluxos nutricionais apropriados. O objetivo deste processo é habilitar o usuário desde a fase de descoberta dos produtos e serviços finais da cooperativa até a decisão de compra. Ao aderir à plataforma, de forma gratuita, a empresa pode utilizar atores ou influenciadores para divulgar seus produtos, gerando valor aos mesmos e atraindo clientes ao site por meio de links.

Também é possível gravar vídeos e comprar pacotes de anúncios, que serão rodados na maior rede social de vídeos do mundo, a depender da região geográfica e de pesquisas associadas ao SEO. Figura 2: Exemplo de anúncio no Youtube Fonte: Google Em relação ao contato com cliente no meio do Marketing Digital, atualmente conta-se com a plataforma do Reclame Aqui1 que busca estreitar o relacionamento entre empresa e consumidor com o foco na resolução de problemas quanto aos pedidos, estornos, pagamentos atrasados. Toda empresa deve responder adequadamente às demandas ali apresentadas para manter uma boa reputação perante todos os outros clientes e futuros consumidores. ETAPA 4 Figura 3:Etapas da Negociação Parafraseando Junqueira (1988), a negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando o melhor resultado, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.

Segundo KOTLER e KELLER (2012): Os profissionais de marketing estão capacitados para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa, mas essa é uma visão é muito limitada das tarefas que desempenham. Assim como os profissionais de produção e logística são responsáveis por gerenciar o suprimento, os de marketing são responsáveis por gerenciar a demanda. Os gerentes de marketing buscam influenciar o nível, a oportunidade e a composição da demanda para atender aos objetivos da organização. KOTLER, KELLER, 2012, p. Sabendo disso, os cooperados da Cooperativa Engenho desejam aumentar as vendas levando o nome da marca para o público consumidor. Como futuro gestor da área de Tecnologia em Marketing, a presente Produção Textual comprova que se deve reunir uma visão humanística às ferramentas digitais para que as empresas consigam vender produtos com qualidade e com preços justos, e que os clientes se satisfaçam com as facilidades das compras e com os valores que os produtos disponibilizam para consigo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARBACHE, F. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2004. p. M. P. Marketing de Conteúdo no Facebook: Um estudo sobre a marca Petite Jolie. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, Vol. n. JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta. Negociação: tecnologia e comportamento. Rio de Janeiro: COP Editora Ltda, 1988. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pioneira, 1977.

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