CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Matemática

Documento 1

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 5 2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO 6 3. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA 6 4. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS 7 4. Foi fundada em 1906, por intermédio do vigário Monsenhor Lamartini, contudo, somente 32 anos após a sua fundação, o colégio foi reconhecido oficialmente pelo Estado como uma instituição de ensino, o Projeto Político Pedagógico (PPP) afirma que: “em 1938 o Estado reconheceu a escola como estabelecimento de ensino com o nome de Colégio São José”. Trataremos aqui, através do estudo comparativo entre a teoria presente no documento e a realidade prática vivida na instituição, assuntos referentes ao cotidiano escolar. Após identificar devidamente a instituição, abordaremos a função social da escola, em seguida, trataremos dos conceitos e significados do Projeto Político Pedagógico, discutindo sua nomenclatura, que além de ser político, é também pedagógico.

Após realizarmos as devidas análises, trataremos também do Seminário de Estágio, nesta atividade, podemos discutir e entender criticamente a realização do estágio, e sua importância para a formação discente. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO Instituição de ensino: (nome da escola) Endereço: nº: Bairro: Cidade: estado: Fone: E-mail: Representada por: Cargo/Função: 3. De acordo com essa realidade, os pais nem sempre conseguem dar o suporte necessário para a vida escolar de seus filhos, muitos deles trabalham o dia todo. Contudo, a escola sempre promove eventos com o intuito de aproximar os pais para a realidade escolar. O PPP registra ainda os recursos materiais que a escola possui, bem como a importância do uso desses equipamentos, tais como os computadores, projetor de mídia e televisores.

A escola, enquanto formadora de cidadãos, dispõe de todos os recursos para a formação do seu aluno, esta formação por sua vez, não está ligada simplesmente ao aprendizado direto de conteúdos, como citado anteriormente. Também está ligada a importância do ser, de estar em comunhão com o próximo, da socialização, e boa vivência em comunidade. É fácil entender que a construção do ambiente escolar, é alvo da influência de diversos grupos, tanto do estado, através de suas diretrizes educacionais, quanto dos pais, e ninguém menos que os próprios funcionários da escola. Daí, surge a necessidade democrática de direção do processo pedagógico, isso, só pode ser feito através de políticas, que em sua etimologia, podemos definir a grosso modo, como ato de governar.

Logo, surge o termo Políticas Educacionais. Contudo, não basta apenas termos políticas, devemos ainda entender, que estas, necessitam estar inseridas no contexto pedagógico, fazerem parte do cotidiano escolar do aluno. Uma vez que, estamos cercados de política, é necessário delimitar que estamos falando de políticas-pedagógicas. O colégio, oferece os 3 últimos anos da educação básica, e cursos profissionalizantes nas áreas de Técnico em Administração e Recursos Humanos. Em sua concepção de proposta pedagógica, o PPP, ressalta que: “[. as propostas de trabalho para o aluno devem dar condições para que ele exerça a tomada de decisões, desenvolva a capacidade de colaborar e trabalhar em equipe e a capacidade de desenvolver projetos, agindo eticamente. ” (PPP, p. Os princípio pedagógicos relativos a proposta de trabalho para o aluno, defendem que o aluno seja autônomo, capaz de colaborar e trabalhar em equipe, essas ações, servem de suporte para a ação docente fundamentada em princípios primordiais da educação básica.

O primeiro deles, é que é possível entender o PPP como um registro que relata informações importantes tais como: Etapas da educação básica oferecidas pela escola; localização da mesma; contexto social, político e econômico no qual estão inseridos os alunos recebidos pela instituição, sendo estes, de bairros centrais e periferias da cidade, e a organização pedagógica que a compõe. O documento lido e analisado, segundo a supervisora escolar, é atualizado anualmente, contudo, edição atual ainda não havia passado por atualização até a conclusão deste estágio. É importante lembrar, que a construção do PPP e tudo o que consta no mesmo, é decidido pelo colegiado, que conta com a participação de todos os setores da escola com a participação da comunidade, assim sendo, há representantes docentes, discentes, pais, auxiliares e secretários, de forma que a construção do documento seja feita com base em sugestões de todos os membros do órgão, pela qualidade de uma educação melhor.

Seminário de Estágio A experiência do discente estagiário, que também já foi aluno, é a de que os tempos mudaram. Tudo está em constante transformação. Uma das saídas apontadas por um dos professores, e observadas através da realização do estágio supervisionado, trata-se da fuga do ensino tradicional para o ensino através da interdisciplinaridade, ou seja,os professores tem mostrado através de exemplos que ensinar um aluno a calcular a área de um cubo, não envolve apenas matemática, envolve a noção de espaço, pode-se abordar ainda a história por trás daquele objeto, é possível contextualizar o mesmo, ao formato das paredes das salas de aula. Enfim, ensinar matemática, não pode ser um fim, em apenas ensinar a fazer contas, mas pode também significar que os conhecimentos de áreas afins representam um importante meio de construção do conhecimento.

Considerações finais O Estágio Supervisionado, demonstrou ser uma importante ferramenta na formação do licenciando do curso de graduação em matemática, visto que, nele foi possível atentar-se a situações as quais não se aprendem em sala de aula, foi possível observar as relações entre funcionários e alunos, e a forma como se dá cada uma dessas relações. Estar mais próximo dessa realidade, possibilita-nos um “abrir de olhos” para encarar com competência o momento de adentrar os portões de um educandário como um docente. A grande proposta de interesse nesse Estágio, foi a análise feita a respeito do Projeto Político Pedagógico. Ed 2001. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível.   14ª ed. Campinas: Papirus.

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