Como começar um texro

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Sendo assim, separe uma folha totalmente em branco. Ela servirá como um espaço especifico para você soltar a imaginação. Nesse momento, não existem regras. Se você quiser, escreva por tópicos, faça um esquema, desenhe, etc. Coloque nesse papel tudo o que você sabe ou consegue lembrar sobre o tema. Essa tipologia será a estrutura padrão desse material, pois é a mais solicitada em provas e concursos. Todavia, não esqueça de se informar sobre o tipo textual solicitado pelas provas que você vai fazer, além de, quando houver, ler os editais dos concursos para se certificar que o dissertativo-argumentativo é o tipo solicitado. O que é um texto dissertativo-argumentativo? É um texto que tem um caráter tanto dissertativo: (Explicações, exemplificações, análise ou interpretação de aspectos do tema).

Quanto argumentativo: (Defesa ou refutação de ideias dentro da temática solicitada). ou seja, é um texto organizado na defesa de um ponto de vista, a partir de argumentos, sobre um tema determinado. º Parágrafo ARGUMNETAÇÃO DESENVOLVIMENTO 1 (5 A 6 LINHAS) Os desenvolvimentos têm a função de defender o ponto de vista, apresentando suas ideias por meio de estratégias argumentativas. O desenvolvimento é a parte mais extensa do texto dissertativo. Compreende os argumentos (evidências, exemplos, justificativas etc. que dão sustentação à tese – ideia central apresentada no primeiro parágrafo. º Parágrafo DESENVOLVIMENTO 2 (5 A 6 LINHAS) 4º Parágrafo DESENVOLVIMENTO 3 (5 A 6 LINHAS) 5º Parágrafo CONCLUSÃO (5 A 6 LINHAS) Tem a função de concluir, ou seja, atribui um efeito de fechamento ao texto. Note que todas essas unidades têm um aspecto em comum: a unidade de sentido.

O que isso quer dizer? Quer dizer que toda a frase, parágrafo e texto deve conter um começo, meio e fim. Assim, uma frase não se forma apenas com começo e meio, ou começo e fim, ou com meio e fim. É necessário sempre (ou, pelo menos, quase sempre!) evidenciar as três partes que compõem a unidade frasal. São elas o sujeito, o verbo e o complemento. ” Como resolver: “[A partir das recentes discussões política (,) o Brasil tem recuperado sua imagem. ” • Frases siamesas: são duas frases colocadas uma ao lado da outra no texto, sem nenhum elemento que as ligue. Exemplos: “[É um exelente período de renovação] – [as discussões políticas estão disponíveis a todos. ” Como resolver: “[É um exelente período de renovação, (pois) as discussões políticas estão disponíveis a todos.

” Algumas vezes, esses problemas podem ser resolvidos com o uso de conjunções ou mesmo de pontuação adequada, o que os transforma, de frases fragmentadas ou siamesas, em períodos. Utilize, no mínimo, dois períodos em cada parágrafo. Já deu para ter uma noção geral do que vai ser o seu texto? Então mãos à obra! INTRODUÇÃO Você viu tudo o que precisa ser feito antes de aproximar a caneta da folha de redação? Não se esqueça de repetir esse processo sempre, pois ele assegurará que suas ideias sejam apresentadas de forma organizada. Ficou com medo de começar a escrever? Não deveria! A introdução é a parte menos complicada da redação! Ela é a matriz do texto. A única coisa que você precisa fazer é apresentar o seu plano de texto de forma organizada, ou seja, apresentar o tema, ponto de vista e uma síntese dos argumentos.

Por exemplo: para o tema “Será verdade que o jovem de hoje não se interessa por política?” (PUCRS 2011), a introdução da redação poderia ser: DESENVOLVIMENTO Fez a introdução? Agora vamos ao desenvolvimento! Esse é o momento de apresentar os dois argumentos que você definiu lá no seu plano de texto (e que já foram apresentados sinteticamente na introdução). são múltiplas, mas o que você precisa ter em mente é que deve apresentar a sua ideia de forma clara e algum mecanismo argumentativo que a confirme, pois essa será a estratégia que irá assegurar ao seu texto o caráter dissertativo-argumentativo. Além disso, é necessário também levar em conta que a organização da argumentação deve ter uma progressão temática, ou seja, um aprofundamento do tema.

Dito de outra forma, o texto não pode se limitar a um nível argumentativo superficial em que todos concordam e compartilham das mesmas reflexões, o senso comum, embora seja possível partir dele para uma reflexão mais ampla. COMO APROFUNDAR A ARGUMENTAÇÃO? É possível ultrapassar o seno comum fazendo dois movimentos: Primeiro movimento Cotidiano → Abstrato É o movimento de sair do lugar cotidiano, que parte daquele olhar que vê apenas o óbvio para perceber o abstrato. Por exemplo: quando pensamos em um local como uma praça, o óbvio desse espaço é o seu uso como área de lazer. CONCLUSÃO A essa altura do campeonato você já aprendeu a introduzir e desenvolver os argumentos para comprovar seu ponto de vista, não é? Se ficou em dúvida, é só dar uma olhada nas páginas anteriores! Agora vamos para a parte final do texto: a conclusão.

A conclusão é a parte do texto que normalmente gera maior desconforto ao autor, pois parece complicado concluir coisas sem parecermos, de certa forma, reducionistas ou generalistas. Assim, a conclusão é a retomada de uma ordem de pensamento, que contém uma certa lógica e que, por isso, nos leva a determinados resultados. Portanto, tenha sempre em mente o tema e os argumentos utilizados no texto (o plano de texto), pois a conclusão refere-se exclusivamente ao percurso do seu texto e não a tudo o que você pensa ou sabe sobre o tema/assunto. Muita atenção para não se perder e buscar uma conclusão para o assunto em geral! A conclusão, assim como a introdução, é um efeito do texto: a introdução, como vimos, é um efeito de abertura, e a conclusão é um efeito de fechamento textual.

Coesão e consistência valem pontos nesta hora. Elementos da proposta de intervenção Sua proposta de intervenção precisa ter 5 elementos: Ação (o que?), Agente (quem?), Modo (como?), Efeito (para quê?), Detalhamento (explicação e exemplos). Portanto, não é suficiente citar uma intervenção de maneira genérica, sem explicar quem seria o responsável ou de que forma seria colocada em prática. Ação A sua proposta de intervenção deve partir de uma ação concreta para intervir no problema. Para isso, pergunte a si mesmo: “o que é possível fazer para intervir no problema apresentado no tema?”. É muito comum que a responsabilidade seja de órgãos governamentais, como ministérios, prefeituras e secretarias. Outras possibilidades de agentes são as famílias, escolas e ONGs.

Modo Também é necessário deixar marcado de que modo a ação será colocada em prática. No caso da criação de campanhas, por exemplo, para apresentar o modo você poderia escrever que elas se efetivariam por meio da divulgação na televisão e rádio. Uma dica para você indicar o modo é utilizar a expressão “por meio de…”. ” Pronto! Sua proposta já estará mais detalhada. Bastaria acrescentar o modo e o efeito. Exemplo de proposta de intervenção Para que você entenda melhor, trouxemos o exemplo de uma proposta de intervenção que recebeu a pontuação máxima de 200 pontos. A redação é do Enem 2018, que teve como tema “a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Lembre-se que este trecho não é a conclusão inteira, é somente a proposta de intervenção.

Ganhe a banca com a sua conclusão Lembre-se de que no parágrafo final, a solução apontada deve estar relacionada à esfera social. Uma dica para imprimir a sua marca no texto é partir de sua própria experiência de vida. Lembre-se também que a conclusão da redação do Enem é uma das partes mais importantes. Lembre-se de que este será o último contato do corretor com o seu texto, então manter uma boa impressão é fundamental. A coesão será especialmente analisada neste item. Somente assim você será capaz de tomar as decisões necessárias para a escrita do seu texto dentro do padrão solicitado. SUGESTÕES DE LEITURA GRAMÁTICAS BAGNO, Marcos. Gramática de bolso do português brasileiro. São. Paulo: Parábola Editorial, 2013.

GUEDES, Paulo Coimbra. Da Redação Escolar ao Texto: um Manual de Redação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002. MORENO, Cláudio. Guia Prático do Português Correto. org/ Guia de Produção Textual (PUCRS): http://www. pucrs. br/gpt/ Melhores Redações FUVEST (2013): http://www fuvest. br/vest2013/bestred/bestred. html/ Nova Gramática Online: http://www. inep. gov. br/educacao_basica/enem/downloads/2020/Situacoes_nota_zero. pdf. Acesso em 23. Lucas%20Felpi. pdf. Acesso em 23. Redação: preparatório para enem / Abnízia Pontes de Barros. Leal.

355 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download