Capacitação de Liderança nas Organizações
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Administração
Concluiu-se a importância em realizar um investimento na capacitação de lideranças, uma vez que os líderes podem ramificar o seu conhecimento para o resto da sua equipe fazendo com que o funcionário sinta-se parte integrante da cadeia organizacional. Isso o torna engajado, motivado e traz benefícios individuais e para toda a empresa como um todo. Palavras-chave: Liderança. Líder. Organização. Essas competências, em sua grande maioria, são criadas através de metodologias estratégicas de acordo com as necessidades da empresa, fazendo com que a forma de gerir as equipes seja repensada para um melhor aproveitamento delas e que essas competências sejam desenvolvidas nos líderes. O líder é quem oferece o direcionamento a sua equipe, fazendo com que todos estejam trabalhando para um mesmo objetivo em comum.
Sendo assim, ele precisa estar preparado para o enfrentamento de situações adversas que pode encontrar enquanto líder. Mas, é preciso que ele adquira habilidades e competências necessárias para estimular a sua equipe, assim como estar ciente das necessidades da empresa e o que se espera alcançar com todo o esforço laboral. Para isso, é preciso que a empresa se preocupe em investir em capacitações para esses líderes. DESENVOLVIMENTO As organizações são ambientes capazes de transformar capital intelectual em produtos e serviços. Assim, surge a necessidade em reformular esse cenário para que as pessoas se tornem um capital ativo nas empresas a fim de que se sintam estimuladas a uma cooperação constante em maximizar os resultados da empresa. É nesse cenário que as empresas ofereçam subsídios para investir em seus funcionários e não somente o reconhecer como uma mão de obra, pois grandes ideias surgem tanto da prática diária no exercício do trabalho quanto com recursos investidos pela empresa voltados para que haja excelência na execução das atividades.
Com isso, os funcionários necessitam de investimentos e treinamentos para validar um bom funcionamento da gestão de pessoas nas organizações. Nesse aspecto, a empresa precisa acompanhar as transformações que ocorrem no mundo para que haja um acompanhamento gradual quanto às expectativas que os clientes possam exigir desta. “o supervisor eficaz é aquele que possui habilidade para influenciar seus subordinados, obtendo lealdade, padrões elevados de desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização”. Isso mostra que o líder e toda a sua equipe devem trabalhar em conjunto, numa mesma direção para tanto alcançar excelentes resultados quanto alcançar os objetivos da organização. Entretanto, às vezes se torna difícil estar alinhado às novas perspectivas que o mercado moderno exige. As dolorosas revoluções que ocorreram em tantas empresas nos últimos anos refletem a incapacidade, por parte dos novos líderes do setor, de acompanhar o ritmo acelerado.
HAMEL e PRAHALAD, 1995). Investindo em programas de treinamento e desenvolvimento, a empresa oferece oportunidades para seus funcionários se destacarem e darem continuidade em sua qualificação profissional. É uma maneira deles se ajustarem às necessidades da empresa e se sentirem motivados a fazer parte da organização, além de conquistarem a valorização profissional. Esses programas devem abordar conteúdos que abrangem vários aspectos, não somente técnicos, visto que os funcionários, em sua grande maioria, se mostram vulneráveis a problemas pessoais, deixando que afetem sua produtividade no ambiente de trabalho. Isso exige da empresa uma atenção voltada para o desenvolvimento de habilidades pessoais, uma vez que elas acabam, na maioria das vezes, não sendo avaliadas pelos superiores numa contratação, por exemplo, fazendo com que eles avaliem somente as habilidades técnicas.
Quando a empresa oferece treinamentos aos seus funcionários, ela garante um melhor aproveitamento das suas competências, pois eles se sentem motivados e engajados ao executarem suas tarefas. Essa relação mútua entre líder e liderado ressalta a importância em garantir que a sua competência reflita nas atitudes dos seus liderados também, fazendo com que haja a promoção de bons resultados e experiências positivas por parte deles. Assim, é preciso que se desenvolva uma boa relação entre eles. É preciso que os liderados sintam-se tendo uma relação mútua com os seus líderes, relação essa que deve conter respeito e capacidade de ouvir e ser ouvido, assim será possível estabelecer um convívio saudável para que eles consigam atingir a satisfação durante o período de trabalho.
O investimento em treinamento e desenvolvimento nos líderes faz com que haja o reflexo diretamente em toda a sua equipe, gerando uma cadeia de valor dentro da organização. Isso faz com que cada funcionário busque pelo seu melhor desempenho a fim de conquistar as metas estabelecidas pelo líder. Sendo assim, os líderes podem ajudar a empresa a construir toda a proposta de valor a ser entregue aos clientes, pois, a partir do momento que eles são capacitados para o exercício da função de líder e têm essas habilidades desenvolvidas e estimuladas, eles maximizam o seu conhecimento a fim de construir um futuro que irá ajudar a compor a alma do negócio. Os líderes precisam sair da sua rotina e não somente se limitar a funções operacionais, eles precisam, também, ajudar a empresa a perceber as necessidades dos clientes, bem como entender os desejos deles, ou seja, adquirir habilidades críticas para ajudar a direcionar as estratégias para o sucesso.
Contudo, é válido ressaltar a importância em investir na educação profissional desses líderes, para que eles se tornem líderes de sucesso e capazes de tomar quaisquer tipos de decisão, trazendo benefícios para a organização, para o próprio desenvolvimento profissional e para o crescimento da equipe, tanto em conjunto quanto individual. Para Kouzes e Posner (2008, p. “sem educação e treinamento, as pessoas relutarão em aplicar seus conhecimentos, em parte porque não sabem como desempenhar as tarefas críticas, em parte pelo receio de serem punidas por eventuais erros”. Para tanto, é preciso, ainda, que as organizações não somente ofereçam treinamentos e programas de qualificação profissional, mas, também, saibam identificar os problemas encontrados nos perfis desses líderes para que eles possam ser acompanhados pelos profissionais especializados da empresa.
Isso é importante, pois um dos grandes problemas enfrentados atualmente são os conflitos gerados pela diversidade do mundo moderno. Logo, o líder precisa de habilidades importantes que dizem respeito ao convívio para atender as exigências dessas diversidades, bem como desenvolvê-las dentro das exigências da organização. Portanto, é necessário que haja o incentivo e promoção da capacitação dos líderes nas empresas a fim de torná-los aptos no exercício de suas funções para que, cada vez mais, as organizações sejam direcionadas ao sucesso, uma vez que esse investimento agrega valor na gestão e resultado das operações. REFERÊNCIAS BERGAMINI, C. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2005. FONSECA, Lúcia Helena Araújo.
ed. Rio de Janeiro: Campus,1995. HUNTER, James C. O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. Porto Alegre: Artmed. SENGE, Peter M. O novo trabalho do líder: construindo organizações que aprendem. In STARKEY, Ken. Como as Organizações Aprendem.
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