Boas práticas de Gestão de Projetos aplicados em projeto de gestão de resíduos alinhado ao Guia PMBOK

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharia de produção

Documento 1

Titulação ou função ou departamento. Endereço completo (pessoal ou profissional) – Bairro; 00000-000 Cidade, Estado, País *autor correspondente: nome@email. com Título da monografia Resumo O desenvolvimento de processos de qualidade e planejamento estratégico voltado para os serviços públicos são de extrema importância, pois o aprimoramento da administração pública resulta no aumento da qualidade de vida do cidadão e diminuição de gastos desnecessários do dinheiro do contribuinte. No decorrer dos últimos anos alguns projetos governamentais foram desenvolvidos para facilitar e simplificar os processos e serviços prestados, através de inovações tecnológicas e novos sistemas de atendimento alguns setores puderam redefinir suas metodologias de trabalho. O sistema de coleta de resíduos sólido é um dos serviços essenciais prestados a população, necessitando de uma gestão de qualidade eficiente para organizar e direcionar de forma correta a coleta e destinação final dos resíduos.

Todos mesmo – do operário de chão de fábrica ao consumidor final do produto, passando pela alta administração da empresa e por seus fornecedores, sem esquecer, inclusive, o meio ambiente e a sociedade. Nesta temática, o desenvolvimento de uma logística eficaz dentro das empresas de serviço de limpeza e coleta urbana é muito necessário, um processo que vise à rapidez, organização, qualidade e agilidade torna a prestação destes serviços mais produtiva e eficiente, modernizar todo o processo é fundamental para que a equipe trabalhe de forma mais ágil. Uma forma de aprimorar o processo de coleta e limpeza é o planejamento antecipado das rotas de cada equipe através de Centros de Controle Operacionais (CCO) com utilização de ferramentas de geoprocessamento, que serviriam levantar dados importantes e realizar o mapeamento das áreas, auxiliando no processo de gerenciamento das rotas.

O aprimoramento de processos de serviços públicos é de grande importância, pois além de ser essencial, a qualidade do serviço público tornou-se ferramenta de desenvolvimento econômico e social, a máquina pública deve acompanhar o crescimento econômico e tecnológico para atender as necessidades da população. Para manter um padrão de qualidade e produtividade nos serviços de coleta de resíduos, a empresa responsável realiza a organização e gerenciamento das rotas através de um padrão semanal, cada região possui sua escala com horários e dias pré-determinados. Portanto uma pesquisa só existe quando ocorre um levantamento de dados, pois se trata de um estudo aprofundado em busca de novas descobertas, com o objetivo fundamental de descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos (HOUAISS; VILLAR; 2001, p.

A pesquisa realizada trata-se de uma revisão bibliográfica sendo a mesma disposta por meio de artigos, trabalhos acadêmicos, livros e notícia de fácil disponibilização com o intuito de averiguar a importância que se dá à temática pesquisada. A pesquisa se classifica como descritiva, pois será descrito a situação social e legislativa sobre o tema. Segundo Andrade, “nesse tipo de pesquisa, os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles” (ANDRADE; 2010, p. Para a realização das análises a respeito dos procedimentos desenvolvidos visando à gestão de resíduos por meio do emprego dos pressupostos do guia PMBPOK. A qualidade é justamente uma ferramenta que irá prevenir futuros problemas e garantir que o planejamento seja executado de forma correta, garantindo sucesso e lucratividade.

A gestão de qualidade tornou-se, ao longo do desenvolvimento industrial e econômico, ferramenta essencial para que todas as empresas solucionassem os problemas de produção antes de possíveis erros de processo, diminuindo assim os custos de produção e aumentando a lucratividade, outro fator importante é o nível de satisfação do cliente, que passou a procurar produtos e serviços com baixo custo e alta qualidade. Segundo Mello (p. É fácil concluir que, partindo do âmbito restrito ao produto, chegou-se a uma aplicação mais holística, em que se coloca em foco não a relação do cliente com o produto, mas a relação do cliente com a empresa e, portanto, da empresa com a sociedade. Em resumo a qualidade envolve todos os âmbitos dentro de uma organização, seja ela pública ou privada, é necessário desenvolvê-la desde a administração até os níveis operacionais, atualmente seu conceito mostra um mercado competitivo produzindo o que os consumidores precisam, com preços viáveis, de forma sustentável e justa para todos, pois além do significado tradicional, a qualidade atualmente deve abranger também os custos ambientais e sociais, que são imprescindíveis para o crescimento econômico.

Para que todos os pontos possam ser satisfeitos é necessária à empregabilidade de uma gestão de produção que atendam a estas características. Fonte: Santos 2015, p. Observa-se então que o gerenciamento na área produtiva condiz com os aspectos de planejamento, organização, liderança e controle. Dessa forma verifica-se que o gerenciamento do sistema produtivo conseguirá atingir suas metas por meio do planejamento, organização execução e controle aliado com uma liderança eficaz. SANTOS, 2015). O guia do PMBOK é um manual que possui com intuito orientar em relação às práticas de gerenciamento de projetos, visando um gerenciamento eficaz e eficiente, ajudando na diminuição dos problemas aumentando as chances de sucesso. No guia do PMBOK possui cinco grupos de processos abrangendo dez áreas de conhecimento, fazendo com que seja formado um conjunto de boas práticas que auxiliem e contribuem na construção de projetos mais eficientes.

O emprego de cada grupo dependerá da disposição do projeto ao qual o mesmo está inserido. Fonte: Cruz 2013, p. Os grupos de processos que estão dispostos acima seguem as seguintes orientações, segundo os estudos desenvolvidos pelo autor Cruz (2013): - Grupo de Processos de Iniciação: neste momento são definidos os novos parâmetros para a construção de um novo projeto, onde o principal objetivo é conseguir a autorização para que seja possível colocar em prática o novo projeto. Gerenciamento do Tempo do Projeto: neste momento são incluídas as informações de término de cada etapa do projeto, por meio da realização de um cronograma de planejamento que contém todas as atividades que devem ser desenvolvidas até um determinado prazo.

Gerenciamento dos Custos do Projeto: o conteúdo pertinente a está área envolve uma estimativa de orçamento para o desenvolvimento do trabalho a fim de que todas as atividades possam ser desenvolvidas dentro do orçamento inicialmente aprovado. Gerenciamento da Qualidade do Projeto: com o desenvolvimento desta etapa é possível elaborar as políticas pertinentes a qualidade, objetivos e as responsabilidades que estão inertes ao desenvolvimento do projeto. Sendo possível implementar melhorias, metodologias que estão envolvidas com a realização bem como o gerenciamento dos projetos. Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto: neste momento são incluídas as atividades que a equipe que desenvolverá o projeto irá desenvolver, sendo atribuído para cada grupo as suas orientações. Tal prática contribui para a obtenção de resultado positiva, criando assim um conjunto completo de gerenciamento eficiente e eficaz.

Serviços de Coleta de Resíduos Todas as cidades possuem sistemas de coleta e destinação de resíduos, que são essenciais para sua organização e desenvolvimento. Ao longo do tempo, a quantidade de resíduos produzida cresceu consideravelmente, acompanhando o crescimento da população mundial. A destinação correta destes materiais tornou-se então um fator primordial, buscando soluções inteligentes e desenvolvendo novas tecnologias que visam minimizar os impactos ambientais e assim, aumentar a qualidade de vida e preservar o planeta, muitos países passaram a investir e desenvolver leis de gestão de resíduos. Além da criação de leis protetivas, muitos métodos de coleta e destinação do lixo são desenvolvidos pelo mundo, uso de tecnologias como centros de tratamento e incineração, que transformam o lixo em energia, reciclagem de materiais e compostagem das matérias orgânicas são alguns projetos desenvolvidos por países como Alemanha, Japão e Suécia, que há várias décadas desenvolvem medidas que visam reduzir, reciclar e reaproveitar os resíduos gerados pela população.

A empresa é responsável pelo aterro sanitário CTL, pelo gerenciamento da Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus e a primeira Unidade de Tratamento de Resíduos da Saúde da cidade. A empresa Loga também foi criada em 2004, seu objetivo é fornecer serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e serviços da saúde na região noroeste de São Paulo. O planejamento de coleta de resíduos sólidos é realizado através de um estudo gravimétrico do lixo produzido pela cidade, que determina a quantidade e os locais onde são produzidos, após esta análise, a empresa desenvolve um planejamento para recolhimento destes materiais, indicando quantos caminhões e funcionários serão responsáveis por cada área.

Depois da coleta, é necessário que a empresa dê a destinação correta a este lixo, encaminhando para centros de tratamento e de disposição de resíduos. A coleta e destinação correta do lixo produzido pela população são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, uma medida que visa melhorar a qualidade de vida é a coleta seletiva, conceituada pela separação de materiais recicláveis dos materiais orgânicos, é essencial para o processo de preservação do meio ambiente, pois todo material separado é encaminhado para centros de reciclagem evitando que ocorra o descarte incorreto e reutilizando os materiais, além disso, é fonte de renda de muitas famílias. Após a análise e desenvolvimento do trajeto, é realizado o start do programa na criação do traçado ideal, posteriormente a essa compilação os dados são inseridos no sistema de monitoramento e são visualizados e fiscalizados pelos Centros de Controle Operacional de cada região.

Além de investimentos em inovações, para desenvolver um roteiro eficaz, com o menor percurso possível, é necessário também analisar a capacidade de cada veículo utilizado, o volume de demanda de cada região e os zoneamentos e suas particularidades. Reiterando que a utilização de ferramentas tecnológicas como programas de geoprocessamento são muito importantes para auxiliar o desenvolvimento de planejamentos logísticos. Outro facilitador são Centros de Controle Operacionais, que seriam responsáveis pelo desenvolvimento dos roteiros de cada região, analisando o tempo de percurso, trânsito local, trajetos disponíveis e periodicidade de coleta em cada via. Também seria responsável pelo acompanhamento e fiscalização dos serviços realizados diariamente, revisão dos veículos da frota e atendimento aos funcionários.

Hoje com a implantação do Centro de Controle Operacional obtivemos uma melhor adequação da logística operacional na fiscalização, com a chegada de novas tecnologias e processos de qualidade houve uma redução de colaboradores na fiscalização e ganho de mais eficiência e qualidade no acompanhamento das rotas de coleta, antes existiam aproximadamente trinta fiscais entre os períodos de coleta diurna e noturna, hoje com a implantação do Centro de controle Operacional, houve o redirecionamento das funções para quinze fiscais de controle operacional, realizando o monitoramento em tempo real, cada fiscal tem sua área de monitoramento para tomadas de decisão, só necessitando ir a campo quando existem ocorrências de cunho emergencial. Os sistemas de monitoramento e análise que tem como objetivo tornar mais eficiente o serviço de coleta de lixo.

Utilizando para posicionamento de veículos a tecnologia GPS e a rede de comunicação GSM/GPRS para transmissão de dados e voz. No Centro de Controle Operacional é possível monitorar e controlar os veículos de coleta, bem como analisar as operações com o objetivo de compreender e otimizar os processos. Conclusão O desenvolvimento de gestão estratégica e utilização de ferramentas de qualidade são essenciais para que todas as instituições, sejam públicas ou privadas, realizem seu trabalho com eficiência e atendam a demanda de forma ágil. Acesso em: 17 fev. AMLURB. Disponível em: https://www. prefeitura. sp. COSTA, Marlucia Dias. COSTA, Robson AntonioCosta. A política de qualidade na prestação de serviços: um estudo de caso na companhia de água e esgoto do amapá (caesa).

Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. n. mai. Disponível em http://www. reveduc. ufscar. br. Gestão da qualidade. Pearson Education do Brasil: São Paulo, 2011. LOPES, André L. F. Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação. VARGAS, Ricardo Viana. Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide. ed. Rio de Janeiro: BRASPORT, 2013. VERGARA, Sylvia Constant.

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