ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: análise de suplementos alimentares - ASA

Tipo de documento:ABNT

Área de estudo:Marketing

Documento 1

INTRODUÇÃO 6 2. ANÁLISE INICIAL 6 2. Análise Preliminar do Processo Sistêmico 6 2. INPUTS 6 2. RECURSOS MATERIAIS 8 2. METAS PRELIMINARES 15 3. Definição dos Produtos/Serviços 15 3. FUNÇÃO GENÉRICA 15 3. ATRIBUTOS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS 16 3. CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS 16 3. PROCESSO DE COMPRA 24 3. INTENSIDADE DE COMPRA 25 3. COMPORTAMENTO DE COMPRA 26 3. Análise Do Ambiente De Marketing 26 3. INSTITUIÇÕES/ORGANIZAÇÕES 26 3. Análise Preliminar do Processo Sistêmico 2. INPUTS 2. Recursos Financeiros Aponta-se que os recursos financeiros da empresa eram limitados a contribuição e custeio pessoal dos três sócios da mesma, sendo nesse sentido cabível destacar aqui uma das problemáticas enfrentadas, o que ocasionou no fechamento da empresa. Investimento Ao que concernem os recursos financeiros da empresa, em especial ao aspecto do investimento apresenta-se que antes do fechamento da empresa os recursos investidos para o custeio da análise dos suplementos com o laboratório M-Cassab e também da compra dos produtos para o envio para a análise perante o laboratório eram arcados pelos três sócios da empresa.

Nesse sentido, antes mesmo da implementação de dois projetos para impulsionar os ganhos da empresa foi realizada então seu fechamento, tendo em vista a impossibilidade de custeio integral dos custos estarem centrados na responsabilidade dos sócios. Estrutura Física A atividade empresarial da ASA possibilitava que o seu exercício fosse feito remotamente, sendo que os laudos produzidos pela mesma e bem como a sua publicação na fanpage oficial da empresa no Facebook eram feitos pelos sócios de forma virtual, por vezes em suas próprias residências. Nesse sentido, a localização e estrutura física da empresa se adequava as necessidades do modelo antigo de negócio. Equipamentos Os equipamentos utilizados também atendiam ao modelo antigo de ofício das atividades da empresa, sendo utilizados os equipamentos pessoais dos sócios para a produção e publicação dos laudos, atendendo até então a demanda.

Fornecedores A relação da empresa com o laboratório responsável pela análise química dos suplementos alimentares sempre se deu de forma cordial, honesta, prática e rápida. Não existiam atrasos na entrega do serviço contratado e nada que desabonasse a relação comercial construída. Quanto a forma de condução da atividade da empresa, até o momento de seu encerramento também não haviam lucros a serem otimizados e partilhados. Por fim, a responsabilidade socioambiental da empresa centrava-se na utilização consciente dos sócios quanto aos seus recursos pessoais como utilização de papel, energia elétrica e demais itens necessários para a preparação dos laudos recebidos. Cultura Organizacional Pela ausência de colaboradores, a empresa apresentava sua cultura organizacional pelo bom relacionamento e interação dos três sócios, mas não possuindo uma cultura hierárquica específica não havia uma cultura organizacional estabelecida.

Clima Organizacional O nível de comprometimento dos três sócios era alto, tendo em vista a realização de um trabalho que ainda não possuía lucros, motivado para ajudar terceiros a obter os melhores suplementos alimentares e sanar dúvidas. Logística A logística utilizada pelos sócios da ASA apresentava otimização, tendo em vista que possuíam os resultados do laboratório, os laudos eram produzidos em tempo hábil e publicados pelo sócio responsável pelo suplemento. EMPESA 2. Potencial A ASA possui grande potencial de mercado, pois além de ter assinantes gratuitos da fanpage crescendo a cada dia, também apresentava um bom engajamento nas redes sociais com os seus clientes. Contudo, é preciso que se oferte mais do que os laudos disponibilizados de forma gratuita, tais como a intenção de implementação dos seguintes projetos: ASA Store e Clube de Vantagens - ASA.

Ambos os projetos trariam a rentabilidade para a empresa, tendo em vista o caráter oneroso de ambos. Contudo, é preciso grande investimento em diversos setores para a implementação com sucesso de ambos os projetos. Busca-se a implementação de ambos os projetos e a continuidade do oferecimento dos laudos para o contínuo crescimento da empresa para o mercado atuante. Considerações A empresa possui bom engajamento com seus clientes nas redes sociais e apresenta uma quantidade interessante de pessoas fieis que consomem seu conteúdo postado. Contudo, a ausência de uma atividade rentável levou ao fim das atividades, pois não existia capital suficiente para a evolução do negócio. A demanda que a empresa busca suprir é crescente, pois existe no mercado um alto consumo de suplementos alimentares e não há concorrência da ASA, pois não existem empresas que buscam oferecer um laudo com dados técnicos e precisos para apreciação de clientes comuns.

Logo, um mercado com demanda alta e inexplorado apresenta uma oportunidade imperdível, contudo, é preciso que a empresa com o início de uma nova atividade busque implementar atividades rentáveis para que seus projetos obtenham crescimento e, assim, a empresa como um todo. A empresa também oferece o serviço da publicação dos laudos de suplementos para os seus clientes. FASE DO CICLO DA VIDA Os produtos a serem vendidos na ASA Store passarão pelo ciclo completo da vida do produto, contudo, os atendimentos e consultas com desconto estão classificados até a fase da maturidade, tendo em vista a incapacidade de perecimento desses produtos. MATRIZ GE Abaixo apresenta-se a tabela com as considerações acerca da atratividade do mercado: TABELA 1: Atratividade do mercado. FATORES DE MERCADO PESO SUBFATORES NOTA 0,2 VOLUME ATUAL 8 0,2 POTENCIAL 9 0,1 TAXA DE CRESCIMENTO 7 - DISPONIBILIDADE DE CANAIS - 0,05 GRAU DE VULNERABILIDADE 4 0,1 POTENCIAL DOS SEGMENTOS 8 0,05 SENSIBILIDADE A PREÇO 6 0,15 PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES 7 0,15 PODER DE BARGANHA DOS CLIENTES 7 NOTA PONDERADA FATOR DE MERCADO = 7,5 CONCORRÊNCIA 0,25 NÚMERO DE CONCORRENTES 7 0,15 TIPO DE CONCORRÊNCIA 8 0,25 GRAU DE CONCENTRAÇÃO 8 0,35 GRAU DE CONCORRÊNCIA INFORMAL 6 NOTA PONDERADA FATOR CONCORRÊNCIA = 7,05 FATORES FINANCEIROS E ECONÔMICOS 0,05 EXISTÊNCIA DE DUMPING 3 0,2 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 9 0,05 CONTRIBUIÇÃO PARA ECONOMIA DE ESCALA 7 0,25 NECESSIDADE DE INVESTIMENTO 8 0,25 TAXA DE RETORNO 9 0,1 TAXA DE UTILIZAÇÃO DE CAPACIDADE 7 0,1 DEPENDÊNCIA DE POLÍTICAS ECONÔMICAS 8 NOTA PONDERADA FATORES FINANCEIROS E ECONÔMICOS = 8,05 FATORES TECNOLÓGICOS – NÃO SE APLICAM FATORES DO AMBIENTE MERCADOLÓGICO 0,25 GRAU DE REGULAMENTAÇÃO 8 0,20 INFLUÊNCIA DE GRUPOS DE PRESSÃO 9 0,15 GRAU DE ACEITAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA 8 0,25 COMPATIBILIDADE COM TENDÊNCIAS SOCIAIS 8 0,15 ADEQUAÇÃO À CULTURA LOCAL 7 NOTA PONDERADA FATORES AMBIENTE MERCADOLÓGICO = 8,05 TOTAL ATRATIVIDADE DO MERCADO = 7,54 Fonte: Elaboração própria (2019).

A tabela abaixo é responsável por trazer a avaliação dos produtos a serem oferecidos pela ASA, sendo o Clube de Vantagens ASA e a ASA Store para o mercado segmentado a que pertence: TABELA 2: Análise da posição no mercado FATORES DE MERCADO PESO SUBFATORES NOTA 0,1 PARTICIPAÇÃO NO MERCADO 5 0,2 POTENCIAL DE CRESCIMENTO 8 0,1 TAXA DE CRESCIMENTO ATUAL 6 0,05 SINERGIA COM CANAIS DE VENDA 4 0,15 VULNERABILIDADE A FATORES EXTERNOS 8 0,15 COMPATIBILIDADE COM SEGMENTOS DE OUTROS NEGÓCIOS 8 0,05 INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE NA POLÍTICA DE PREÇO DA EMPRESA 6 0,1 BENEFÍCIO EM RELAÇÃO À MARCA 7 0,1 APROVEITAMENTO PROMOCIONAL 7 NOTA PONDERADA FATOR DE MERCADO = 7,3 FATORES DE CONCORRÊNCIA 0,2 PARTICIPAÇÃO NO MERCADO 4 0,4 DIFERENCIAL COMPETITIVO 8 0,2 MONITORAMENTO DA CONCORRÊNCIA 8 0,2 VULNERABILIDADE EM RELAÇÃO À CONCORRÊNCIA 6 NOTA PONDERADA FATOR CONCORRÊNCIA = 6,8 FATORES FINANCEIROS E ECONÔMICOS 0,05 COMPATIBILIDADE DE POLÍTICA DE PREÇOS COM OUTROS NEGÓCIOS 5 0,25 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 7 0,3 CONTRIBUIÇÃO PARA ECONOMIA DE ESCALA/UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE ADMINISTRATIVA DA EMPRESA 8 0,2 NECESSIDADE DE INVESTIMENTO 8 0,2 TAXA DE RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO 9 NOTA PONDERADA FATORES FINANCEIROS E ECONÔMICOS = 7,8 FATORES TECNOLÓGICOS – NÃO SE APLICAM FATORES DO AMBIENTE MERCADOLÓGICO 0,25 CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO DO MERCADO 8 0,2 HABILIDADE DE NEGOCIAÇÃO COM CLIENTES 9 0,15 RELACIONAMENTO COM OS STAKEHOLDERS DO SETOR DE SUPLEMENTOS 8 0,2 COMPATIBILIDADE COM TENDÊNCIAS DO MERCADO 8 0,2 CAPACIDADE DE ADEQUAÇÃO ÀS CONDIÇÕES VOLÁTEIS DA ECONOMIA 7 NOTA PONDERADA FATORES AMBIENTE MERCADOLÓGICO = 8,0 TOTAL ANÁLISE DO PRODUTO = 7,54 Fonte: Elaboração própria (2019).

Isso indica quanto aos índices de crescimento variável de mercado, tendo em vista o atendimento a um mercado de consumo esquecido como que está inserido a empresa ASA e também a participação em um mercado que não possui muitos concorrentes e ainda está em ascensão e vasta evolução. Definição Da Concorrência 3. SIMILARES Conforme apontado anteriormente a empresa ASA está inserida em um mercado onde não há concorrência, logo, até o momento ainda não se possui análise quanto a esse quesito. SUBSTITUTOS Os concorrentes que podem ser considerados como substitutos são as empresas que vendem suplementos, contudo, a ASA oferece o diferencial de ser uma empresa voltada para a avaliação dos suplementos alimentares com base nas normas da ANVISA para a averiguação da qualidade do produto, o que se torna um ponto a mais quando comparada a eventuais lojas que apenas comercializam os suplementos.

FATORES DIFICULTADORES A eventual dificuldade de comercialização do produto da empresa é apenas centrada na divulgação, tendo em vista a amplitude do alcance que a empresa possui com a implementação de loja física em São Paulo capital, bem como a e-commerce com atendimento para território nacional. Influenciador O fator influenciador também estará na divulgação das marcas parceiras sobre os serviços e produtos da ASA, mas também pela indicação dos seguidores da fanpage que acompanharam a primeira existência da empresa no mercado. Decisor O papel do decisor aqui será influenciado tanto pela propagação do serviço da publicação dos laudos quanto pelos valores e produtos de qualidade oferecidos pela empresa. Comprador Tendo em vista a amplitude do perfil demográfico dos clientes, muitos compradores são adolescentes e adultos pessoas que deseja realizar a compra de produtos sem medo de está adquirindo produtos de qualidade duvidosa.

Pagador Para influenciar essa fase do processo de compra serão disponibilizadas o maior número de informações para fomentar a credibilidade. Usuário Aqui os usuários podem ser diretos e indiretos, para casos diretos além de total transparência também serão oferecidas as melhores condições para influenciar a fidelização do cliente, já para os casos indiretos, serão utilizados os indicadores da transparência e as melhores condições de pagamento. VARIÁVEIS 3. Econômicas A oscilação econômica e político do país pode afetar de forma negativa ou positiva o consumo dos produtos da empresa, pois afeta diretamente o poder aquisitivo da população. Socioculturais O fator sociocultural que pode impactar quanto ao consumo dos produtos e serviços oferecidos pela empresa é a fomentação de maior cuidado com a saúde e busca de melhor alimentação em conjunto com a prática de exercícios físicos.

Políticas A movimentação política do país, estritamente política e não econômica, não apresenta nenhum fator que possa prejudicar ou trazer efeitos positivos para a ASA e seus produtos e serviços. Tecnológicas A variável tecnológica que pode afetar a propagação dos serviços e dos produtos da ASA está centrada em eventual serviço de acesso à internet que não apresente qualidade, o que pode influenciar diretamente na execução das atividades diárias da empresa. Essa facilidade é inovadora no mercado, sendo inexplorado ainda e, portanto, uma excelente oportunidade para a empresa. Em termos da viabilidade econômico-financeira a empresa apresenta uma realidade promissora por igual. Isso porque estima-se que os três sócios busquem um prazo para integralizar o capital de investimento inicial.

Estima-se que com o levantamento dos dois projetos supracitados a empresa de fato passará a ser rentável, apresentando boas projeções até mesmo para os seus meses iniciais de lançamento dos projetos do Clube de Vantagens - ASA e ASA Store. Quanto a viabilidade patrimonial, está inserida também neste nicho, tendo em vista que a empresa terá que reabrir e começar do zero, partindo desde o estoque até mesmo maquinário necessário para a execução de suas atividades.

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