ATENÇÃO FARMACÊUTICA: IMPACTO DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NA EQUIPE DE SAÚDE
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Farmácia
O objetivo do estudo foi levantar dados de estudos que mostram o impacto do profissional farmacêutico inserido na equipe de saúde. Realizou-se uma busca nas bases de dados com os descritores “impact pharmaceutical care”. A busca realizada referente a estudos quanto ao impacto da atuação do farmacêutico mostrou este ser um profissional indispensável na busca de qualidade de vida do paciente. Foi analisado estudos com pacientes idosos, hipertensos, com doença pulmonar obstrutiva crônica, e diabéticos, em que todos artigos trazem que houve benefício quando os pacientes recebiam a atuação do farmacêutico. Outro estudo comprovou que conhecimento dos pacientes sobre os medicamentos não está relacionado ao nível de escolaridade, mas sim com a existência ou não do profissional que presta a assistência e a atenção farmacêutica.
Another study showed that the patients' knowledge about medicines is not related to the level of schooling, but to the existence or not of the professional who provides care and pharmaceutical care. There are also studies that demonstrate the pharmacist's significance in reducing costs for both the institution and patients. Based on all the reviews and studies demonstrated, the insertion of the pharmacist in the health team brings benefits in the health and quality of life of the patient. Regardless of disease or comorbidity, whether heart failure, diabetes, hypertension, dyslipidemia or asthma, pharmaceutical care has been shown in several studies to be significantly impacting on patient understanding and adherence. INTRODUÇÃO Assim como ocorre em outras profissões, a farmácia passou e ainda passa por constantes modificações quanto a sua área de atuação.
A OMS também reconhece que o profissional farmacêutico tem participação relevante na equipe de saúde na prevenção de doenças e promoção da saúde. Em 1999 os autores Dader&Romero classificam a Atenção farmacêutica em duas modalidades: global e para grupos de risco. Na modalidade global as atividades são direcionadas aos pacientes que querem participar do programa, e na modalidade de grupos de risco envolve os pacientes com doenças crônicas ou em situações especiais que requerem medicamento por longo período. O farmacêutico pode trabalhar com atenção farmacêutica em âmbito hospitalar, dentro de instituições de saúde ou dentro da comunidade. Para isso, é necessário estar ciente das doenças mais comuns encontradas nessa população e das condições pré-determinantes para o agravo de suas doenças, sempre com o intuito de conscientizar para que ocorra o aumento do bem-estar da população e diminuindo a incidência ou diminuindo suas complicações decorrentes de uma terapia farmacológica.
Também foi analisado sobre a atuação do farmacêutico em paciente e, tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Esta revisão mostrou que os farmacêuticos comunitários podem ter um impacto positivo no manejo da DPOC, especialmente na educação da técnica inalatória e na adesão à medicação. Em um estudo realizado em 2013 teve como principal objetivo estudo foi avaliar o impacto de intervenções de cuidados farmacêuticos no controle glicêmico e outros resultados clínicos relacionados à saúde em pacientes com diabetes tipo 2 na 5 Jordânia. Após o seguimento de seis meses, a média dos exames laboratoriais dos pacientes no grupo de intervenção diminuiu significativamente em comparação com os pacientes do grupo controle. Além disso, os resultados indicaram que o conhecimento dos pacientes sobre medicamentos, conhecimento sobre diabetes e adesão a medicamentos e atividades de autocuidado em diabetes dos pacientes do grupo de intervenção aumentou significativamente em comparação ao grupo controle.
Verificou-se que 80% dos pacientes necessitaram agendar mais visita para esclarecer possíveis dúvidas decorrentes do 6 tratamento prescrito. Além de que, 33% das pessoas entrevistadas relataram dificuldade em manter corretamente o tratamento devido a muitas medicações prescritas e 66% não conseguiam compreender o receituário médico. A primeira visita teve como objetivo a orientação do paciente, na segunda visita já se observou boa aceitação as orientações prestadas e na 3ª visita o paciente referia melhor entendimento quanto sua doença e tratamentos realizados. Comprovando então, que a atenção farmacêutica e acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes é necessário para que os mesmos se mantenham aderindo ao tratamento proposto. Outros estudos realizados também relataram melhoria na qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca, diabetes, hipertensão e dislipidemia quando recebiam orientações do profissional farmacêutico, fortalecendo os dados demonstrado nos estudos citados anteriormente.
Portanto é importante a realização e publicação de pesquisas bem delineadas analisando a relevância da atenção farmacêutica para os sistemas de saúde Baseado em todas as revisões e estudos demonstrados, nota-se que a inserção do farmacêutico na equipe de saúde traz benefícios na saúde e qualidade de vida do paciente. Independente da doença ou comorbidade, seja insuficiência cardíaca, diabetes, hipertensão, dislipidemia ou asma, a atenção farmacêutica tem 8 sido demonstrada em vários estudos significativamente impactante no entendimento e adesão do paciente. E para que todo esse impacto na saúde dos pacientes ocorra com a inserção do farmacêutico na equipe de saúde, é necessário ter claro o conceito de Atenção Farmacêutica, que é a atividade específica do farmacêutico, sendo ele responsável pelo tratamento farmacológico do paciente e tendo como objetivo principal alcançar resultados satisfatórios na saúde, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Os resultados satisfatórios que se espera obter é a diminuição do processo da enfermidade, a cura da enfermidade e/ou a diminuição ou eliminação dos sintomas. A Atenção Farmacêutica é um serviço que abrange mais do que somente a orientação ao paciente, sendo então um modelo que abrange a consulta com o farmacêutico, a verificação do tratamento medicamentoso em uso e a checagem do problema e promoção de soluções. BMC Health Services Research. p. MEROLA, et al. Atenção Farmacêutica como instrumento de ensino. Infarma, 2015. Atenção Farmacêutica domiciliar à pacientes idosos e hipertensos em um bairro de São Paulo. Conic, 2013. p. HESSO, et al. Impact of community pharmacists in COPD management: Inhalation technique and medication adherence.
67 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes