AS PRÁTICAS MERCADOLÓGICAS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Palavras-chave: Comunicação Integrada de Marketing. Práticas Mercadológicas. Comunicação Mercadológica. Propaganda e Marketing. ABSTRACT This article discusses the communication practices that have been used by companies in order to inform, persuade and remind consumers of products and brands marketed by companies, seeking to present differential strategies with a greater reach than their competitors. Segundo Cardoso (2006), a comunicação por si só é um fato intrínseco na organização, mesmo que os processos não sejam institucionalizados, toda organização pratica a comunicação. Nas palavras do autor, a comunicação serve para mostrar o que é a empresa, sua forma de fazer negócio, de se comunicar com os diversos públicos e de expressar sua organização. A comunicação mercadológica, ou comunicação de Marketing, por sua vez, é o caminho utilizado pelas empresas para informar, persuadir e lembrar os consumidores sobre os produtos que comercializam e as marcas disponibilizadas no mercado (KOTLER; KELLER, 2006).

E para isso, as empresas contam com uma série de atividades voltadas a atender os seus objetivos. Este artigo visa apresentar as práticas de comunicação que normalmente são usadas pelas empresas no intuito de levar até ao consumidor informações sobre os seus produtos e marcas, de forma que ao consumidor torna-se mais fácil escolher dentre tantas opções aqueles produtos e marcas que melhor atendam as suas necessidades. Designada no início para fazer cumprir as rotinas rígidas dos superiores nas empresas para com seus subordinados e como propaganda para a divulgação dos produtos frente à concorrência, é na atualidade vista como um setor estratégico dentro das organizações (KUNSCH, 2014), utilizada tanto para apresentar as questões institucionais, como para prover qualquer contato entre a empresa e seu público, de maneira que sejam consolidadas a imagem dos produtos e a marca da organização (OLIVEIRA et al.

O profissional de marketing tem entre suas funções definir a comunicação do composto, além de tomar decisões sobre os canais a serem utilizados e as especificações do preço, visando a melhor relação com os consumidores. Desta maneira, A comunicação também pode ser chamada de composto promocional. O composto promocional apresenta diferentes estratégias mercadológicas que podem auxiliar na consolidação de uma marca, de um produto e/ou serviço, visando o aumento da sua produtividade, do seu consumo e agregando valor à empresa” (SILVA; SILVA, 2010 apud PASSI; LEONÍDIO, 2018, p. Nesta nova realidade, a comunicação empresarial deixa de ser meramente de divulgação e passa a ser tratada como estratégia organizacional, pois no atual mundo globalizado e digitalizado, onde as informações são instantâneas, ela “deve ser concebida como um poder transversal que perpassa todo o sistema social global, incluindo neste âmbito as organizações” (KUNSCH, 2014, p.

AS PRÁTICAS MERCADOLÓGICAS LIGADAS À COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Para desenvolver uma comunicação de Marketing adequada para este tempo, as empresas precisam levar em conta as especificações atuais dos consumidores, bem como os canais que lhe servem de acesso (GALINDO, 2012). Segundo o autor, as mudanças ocorridas tanto na forma de consumo quanto no uso dos aparatos tecnológicos que dão suporte às buscas dos consumidores, devem ser pensados para a comunicação das empresas, de forma que não sejam desperdiçados recursos importantes. Ao levantar as interações possíveis que os consumidores têm com a marca e a empresa, é possível planejar a comunicação integrada de Marketing (KOTLER; KELLER, 2006), que na visão dos autores servem para informar, persuadir e lembrar os consumidores das empresas sobre os produtos que podem ser adquiridos, bem como lembrar da marca como um todo.

O Quadro 1 apresenta as formas de comunicação organizacional mais utilizadas na atualidade pelos profissionais de Marketing, descrevendo suas finalidades e citando exemplos: Modalidade Descrição Exemplos Tradicionais Propaganda Forma de comunicação paga com mensagem de lembrança, informação ou persuasão dirigida diretamente ao público-alvo, de forma massiva. Espera-se que faça efeitos no médio e longo prazos; impressos (on/off), encartes, cinema, outdoors, displays e outros sinalizadores; Relações Públicas São programas elaborados a fim de promover ou proteger a imagem de uma organização ou seus produtos. O artigo buscou atender os objetivos específicos delineados para o mesmo, conceituando a comunicação integrada de Marketing e também descrevendo o atual comportamento do consumidor, hoje voltado para a utilização dos aparatos tecnológicos e em busca do atendimento digitalizado.

As práticas mercadológicas ligadas à comunicação organizacional também foram abordadas, trazendo exemplos das mais utilizadas na atualidade, como a propaganda, o patrocínio, o Marketing Direto e a Promoção de Vendas como as mais tradicionais; as ações de Trade Marketing, o merchandising e o Marketing Digital como estratégias complementares; e as mais inovadoras, resultado dos ambientes digitais como o Advertainment, o Marketing Viral e o Buzzmarketing. O conceito de comunicação integrada como o nome já diz, visa apresentar diversas estratégias de comunicação para os produtos e a marca das empresas, pois quanto mais abordagens e meios a comunicação para levar a mensagem, melhor será o alcance da mesma junto ao mercado consumidor. Referências CARDOSO, Onésimo de O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos.

FONSECA. Antônio V. A. Estratégias de marketing: mix de marketing e comunicação nos distribuidores Ford de Brasília. Monografia (Graduação) apresentada ao Centro Universitário de Brasília, 2013, 25 p. Philip. Marketing Essencial. Conceitos, estratégias e casos. ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. MICHEL, Margareth et al. A Comunicação Organizacional, as redes sociais e seus desafios: afetos e emoções nesse contexto. Revista internacional de relaciones públicas, v. n. p. ROCHA, Davi. Gestão da Comunicação de Marketing, 2010. Disponível em: <https://pt. slideshare. net/davirocha/>.

181 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download