Artigo - Planejamento Estratégico Público de Segurança
Este é um assunto que altamente preocupante pelos brasileiros, pois, o futuro incerto da criminalidade violenta, envolvendo a política pública e privada, o ambiente instável da corrupção do alto escalão, apresentada a cada dia por uma imprensa sensacionalista. Isso amplia ainda mais a violência. Essa sensação leva a população a acreditar que a impunidade de menores e a aceitação da sociedade pode deixar essa situação sem solução, mas o planejamento nas projeções atuais pode trazer benefícios, precisamos ficar atentos aos cabimentos e ser criativo para observa-los. Neste contexto o Livro, “A Segurança Pública no Brasil em 2023” onde muitos especialistas participaram e os desafios são muitos, mas todo estudo mostra que pode ser mudado para melhor. Palavras-chave: Elaboração; Planejamento; Futuro; Brasileiro; Segurança.
Gestão e Planejamento estratégico; Da forma que nos foi passado, tivemos que fazer a divisão de área, por prioridades em três níveis ou seja: Prioridade 1 – auto índice de ocorrências; Prioridade 2 – médio índice de ocorrências; Prioridade 3 – baixo ou nenhum chamado de ocorrência. Assim foi possível montar uma sequência semanal de vigilância para coibir a ação prevenir a atuação dos meliantes nos pontos de maior aglomeração de pessoas ao redor das instituições de ensino, a tabela de planejamento deve ter uma alteração dos nomes dos agentes e suas posições para que desta forma toda possam atuar em suas atividades e horários funcionais burocráticos e de descanso também. Nos demais horários os funcionários públicos farão serviços burocráticos na unidade policial, desta forma o planejamento estratégico tem como objetivo fornecer para as unidades escolares e seus gestores, seus alunos e famílias a tranquilidade normalizada dos professores darem aulas, dos alunos estudarem nos três turnos, e dos pais a tranquilidade de que precisam para deixar seus filhos na escola.
A necessidade do sentimento de segurança dentro e fora das unidades de ensino deve ser apreciada e voltar a ser acreditada pela população. • Abordar uma situação suspeita, sem o uso da restrição ou força policial, apenas a conversa e dissipação da aglomeração; • Direcionar viatura oficial com oficiais para maiores incursões; • Direcionar viatura em casos e estrema necessidade, para maior afinidade com a comunidade; • Fazer as rondas acompanhadas nos horários de maior incidência de violações, e nos pontos com maior índice de dados; • Manter o funcionamento da vigilância adequada, onde houver as câmeras em funcionamento e as rotas executadas; • Todas as ações e os relatórios enviados para central de polícia; • Respeitar a comunidade e adquirir o respeito da mesma.
No quarto passo, procura-se esquadrinhar o desenvolvimento da importância e a incerteza. Nesta etapa classificam-se as forças motrizes de acordo com seu o grau de importância e incerteza em relação ao ambiente futuro, é sugerido selecionar duas variáveis como as mais incertas e mais importantes, ou seja, os furtos às unidades nos finais de semana e a venda de drogas ilícitas ao redor das instituições. “O SUCESSO”: para alcançar este cenário de estagnação da criminalidade e violência e ainda aumento do orçamento destinado a segurança pública, constata-se que o conjunto de decisões a serem implementadas nessa suposição tem um impacto baixo, para administração da cidade já que esse cenário tem uma expectativa de utilizar pessoas da comunidade e reativar os aposentados da polícia ou de cargos públicos, colocando uma situação ideal para a normalização da segurança das escolas.
Referências; http://bibliotecadigital. fgv. pdf > Acesso em 12 nov. justica. gov. br/news/plano-nacional-de-seguranca-preve-integracao-entre-poder-publico-e-sociedade > Acesso em 12 nov. ipea. eds. Rio de Janeiro: FGV, 2005. Acesso em 18 nov.
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