Apostila de Pompagem

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Engenharia de produção

Documento 1

Recobre toda a face externa corporal. De espessura e textura variáveis está presente em todas as regiões do corpo humano”. neuroses Topografia da Fáscia Aponeuroses do Tórax “Como em todas as regiões do corpo humano, no tórax encontra-se também a aponeurose superficial”. se nas clavículas O Diafragma “O diafragma é o tabique musculotendíneo que separa as duas cavidades: torácica e abdominal. É constituído por oito músculos digástricos cujos tendões centrais entrecruzam-se para formar o centro. E na hora de tirar, tem que tirar lentamente até perder o contato. Outra forma pra pompagear Você pega no musculo e leva o quadril dela pra uma rotação e uma adução e mobiliza com o dedo fazendo uma rotação e dor vai diminuir.

Se o musculo tiver contraturado é como se você sentisse o musculo “dissolver na sua mão “ Quanto mais encurtado o musculo estiver mais relaxado ele vai está , pq aumentando a flexão e a rotação , você leva o musculo pra sua insuficiência ativa. Piriforme Ele bate na sacro ilíaca e se prende na borda lateral do sacro, e se insere no trocanter ele é um musculo pélvico trocanteriano Como você vai fazer? Vai localizar a linha do trocanter (fazer uma rotação interna e externa como já sabemos, n é mesmo?) quando você localizar o trocanter , você vai pegar um pouco acima dele e depois vai fazer uma força comprimindo pra baixo afastando a inserção (EMPURRA PRA BAIXO, ABRINDO) Outra forma pra pompagear Perna em flexão a 90 graus , roda externamente , quando você roda você percebe a eminencia querendo sair da pelve do outro lado.

Então você pega coloca a mão e aperta (faz o stret – sei la como é o nome) traciona e empurra Pode fazer tanto no lado contra lateral como no msm lado 6- Isquios Estender o membro , daria um apoio com o ante braço supinado e você gira o braço pra uma pronação Estabiliza o seguimento e vai fazendo devagar (FICA PRONANDO E SUPINANDO) com isso consegue gerar uma transmissão de tensão 7- Região lombar Mão apoiada na dobradiça lombossacral e na dobradiça toraco lombar Você apoia a região carpal nas duas dobradiças, você pede ao paciente que inspire e expire e você vai acompanhando o ciclo respiratório depois devolve lentamente (3 CICLOS) 8- Sacro Estabiliza o segmento, (MÃO NO PESCOÇO) pede ao paciente uma inspiração e ai você empurra sua mão no sacro e mantem A sensação do paciente é que a coluna toda esta sendo alongada 9- Mobilizar fáscia Na mulher a gente boleia a mama por baixo e usa a mobilidade do gradil costal e você fa um movimento em diagonal para o outro lado, a outra mão vai no ombro como aquela pegada global e com essa mão você vai fazer um desenrolamento , como se quisesse rodar o ombro Esse é o movimento - AFASTANDO Pode fazer tbm acompanhando a respiração.

Postura do mergulhador ou bailarina Precisa estar em uma “rampa” pra conseguir deformar a cadeia posterior , a fáscia superficialis É como se fosse uma prancha de alongamento A RPG melhora muito a posição do joelho É UMA POSTURA COM CARGA Posição do pé Tem que ter cuidado pra o paciente não fazer garra com o dedo, deixar sempre os dedos estendidos. Pede pra ela se inclinar e colocar a mão em cima da maca Da o contato da cabeça dela na sua mão , por as costas pra dentro E empinar o bumbumxinho, e fletir o joelhos Se os joelhos estiverem muito juntos é pra Pedir pra afasta-los. Essa é a preparação , agr vamos começar ! Agora você vai pedir pra o paciente tirar a mão da maca e se manter na posição Respira, joga a barriga la pra dentro , pede pra o paciente fletir o tronco como se fosse sentar numa cadeira Postura muito boa pra corrigir escoliose de até 32 graus , escoliose desgraçadona não.

Inclina mais e empina o bumbuxinho, Inspira e expira , haaaaaaaaaaaaaaa Joga o ar pra onde ta doendo, roda Externamente o joelho (afasta eles) Depois disso começa a estender o joelho sem parar de empinar o bumbumxinho, e respira AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH Fica algum tempo assim, depois gradualmente tira o paciente dessa postura Vai sentir o alongamento (e vai perceber o encurtamento) esse da resultado 4-Rã no ar Sempre começa com a pompagem E você pede pra fletir os joelhos e afastar um pé do outro Pede pra levantar o bumbumxinho da maca, você enfia a mão la, o paciente deixa o peso na sua mão, você pede pra ele inspirar , quando ele expirar e você puxa a sua mão Passado isso você pede pra o paciente juntar os pés e trás o membro em flexão e dai ela faz uma dorsiflexão e afasta um pé do outro E ai você cresce O pé fica preso na haste O comando que vai dar pra o paciente é pra ele imaginar que está segurando uma bandeja com os pés e que não pode deixar virar.

Respira e cresce em direção ao teto Quando o paciente começa a perder o contado da bunda na maca , você vem com uma bolinha de espuma coloca e pede pra ela apertar a bolinha la pro chão. Você em cima o seu paciente espera o ponto de pressão, pede pra ele inspirar e expirar e manipula COTOVELO ÚNICO Você coloca a mão na espinosa fecha como na dog , mas depois abre e deixa espalmada, puxa o braço e fica com o tronco em cima do braço do paciente. Pede pra o paciente inspirar e quando ele soltar o ar , você manipula usando o peso do seu corpo MANIPULAÇÃO EM ABERTURA OUTRA MANIPULAÇÃO PRA AUMENTAR A FLEXÃO DO PACIENTE Pede pra o paciente abrir os pés, faz cotovelo único , você trás o paciente pra o seu tronco e força uma flexão e ai ele vai fazer um movimento como se quisesse sentar.

Você mobiliza a o tronco pra ele relaxar (leva o tronco de um lado para o outro) pede pra ele inspirar e na hora que soltar o ar você tracionar pra cima VARIANTE Pode ser feito na parede A espinhosa do paciente entra nessa região ai da mão Paciente coloca as mãos no pescoço, faz uma flexão da cervical e abre as pernas e chega as pernas um pouco pra frente, você pede pra o paciente inspirar e na hora que ele expirar você manipula pra cima PISIFORME CRUZADO Coloca o dedo na espinhosa, ai você coloca a mão ao lado da espinhosa dele e a outra mão pra baixo Você faz o tispur rodando a mão , pede uma inspiração e expiração, faz três ciclos na ultima expiração você manipua, faqzendo uma pressão e soltando Manipulação pra baixo 8- Lombar No meio da espinhosa, vai por lado e tenta ver se tem posterioridade e se tem dor.

Localizar os espaços interespinhais pra ver se tem dor MOVIMENTO ATIVO VAI SER – FLEXÃO , EXTENSÃO, INCLINAÇÃO, ROTAÇÃO E UMA TRANSLAÇÃO LATERAL 9- Avaliar movimento acessório da lombar PA coloca a eminencia Hipotenar nessa região e deixa a mão como se fosse uma concha, a outra mão repousa sobre a outra mão, abduz os braços no plano horizontal, e mobiliza com os cotovelos INICIA COM O GRAU 3, OSCILA 8 VEZES, PERGUNTA AO PACENTE SE DOI, SE ISSER QUE NÃO AVANÇA PRA O GRAU 4, OSCILA 8 , PERGUNTA SE DOI Paciente perdeu a curva lombar , lordose retificada , dor na região lombar, aumentar mobilidade. PAU – N USA PT Coloca o dedo ao lado da espimhosa e mobiliza (EMPURRA) ROTAÇÃO DESPRESIVEL, MAS EXISTE TECNICAS DE ROTAÇÃO – MÃO PELUDA GRAU I II III E IV MÃO PELUDA POSICIONAMENTO Colocar a mão na maca, paciente encosta a barriga na mão o fisio, essa é a distancia q o paciente tem q ficar, uma mão do paciente na cabeça.

Se o ilíaco n aceitar descer pode ser uma lesão em anterioridade da asa do ilíaco Depois você faz de sota pra o paciente, pra ver se o ilíaco vai gostar de ir pra frente No fim tem uma lesão de posterioridade a esquerda e uma de anterioridade na direita E para saber como tratar você faz o downing teste Lesões no ilíaco e vê se tem membro curto anatômico Aproxima as panturrilhas onde elas se encontram e fazem torção capsular, identifica e marca Depois faz o abdique posterior - cruza a perna em tração e depoma 6 a 8 seg depois volta sem tirar a pressão que estava. Depois faz a adela anterior – deixa a perna pendente e puxa pra trás O QUE ESTÁ REGISTRADO NA PERNA DIREITA É DA ESQUERDA E O QUE TA REGISTRADO NA ESQUERDA É DA DIREITA.

Olha pra ver se é assimétrico o que tiver assimetria é onde está a lesão. Ponto zero , de neutralidade Abdique posterior (marca na outra perna ) E ai você faz a ponte novamente pra deixar a pelve neutra Adela anterior (marca na outra perna ) Deixa a peve neura e faz do outro lado Demora uns 8 segundos pra deformar a cartilagem Depois de fazer o abdique posterior você marca Depois de você fazer o abdique anterior você marca O q usar pra corrigir ? tem duas técnicas 1—técnica articulatória Volante posterior de ilíaco Você fica por dentro da pelve da pessoa Uma mão vai no ilíaco e a outra vai em cima da tuberosidade isquiática E ai você mobiliza com seu tronco (pra frente e pra trás) como se fosse um volante por 30 a 90 segundos 2 – técnica de musculo energia Se o ilíaco esta em anterioridade é pq ou o ilio psoas ta puxando o ilíaco pra frente ou ela tem um membro curo anatômico Pra saber se é mebro curto anatômico você coloca seus dois polegares abaixo do maléolo e ve se eles ficam na msm linha Se o ilhio psoas puxa pra anterioridade os isquio sural q vai puxar pra posterioridade, então é nele que vai mexer VAMOS COMEÇAR???? MISERCORDIA! Paciente em decúbito lateral, O paciente apoia o pé em no seu quadril , e você vai pedir pra o paciente fazer força pra baixo , te emburrando , mantem, mantem, mantem e relaxa, quando ela relaxar você ganha, ou seja você chega mais pra frente com o membro dela Nisso você pede mais força, mantem, mantem, mantem e ai você ganha mais E faz isso pela terceira vez , mantem, mantem,mantem e de novo você ganha levando o membro em posterioridade Depois disso você volta coloca a pelve em neutro e mede e mensura os dois ilíacos 3- Manipulação do ilíaco Bomerang Deita o paciente na maca, só q mais afastado de você , com os pes cruzados E você vai puxar até o paciente sentir que a tensão chegou no ilíaco, ai você pergunta ao paciente se ta sentindo tencionar Pede pra colocar a mão em baixo da cabeça , juntar os cotovelos a frente Ai você apoia a mão em baixo do ombro dela em cima da escapula e ai você gira o paciente pra cima da sua mão e traciona (puxa) pra reduzir o slec da parte superior Ai você volta o paciente e pede pra ele fazer cotovelo único e ai você trás ela pra perto de você Você faz um vetor de força apontando pra essa sapatilha rosinha ai Inspira e solta o ar e maniipua empurrando a parte do iliaço pra a sapatilha você faz a força com seu ombro 4- Para corrigir lesão em posterioridade do ilíaco Posição do paciente Você pega nas fossetas de micaely na região do suco sacral O joelho da pessoa vai ficar em sua perna e você segurando vai tensionar (vai empurra a perna dela ) até sentir a tensão Quando sentir a tensão você para, com isso você já reduziu o slec da parte inferior Pra reduzir em cima, o paciente coloca a mão na sua escapula, levanta a cabeça e você coloca a mão por baixo dela e você puxa Você tira sua mão, e o paciente coloca as mãos na mama Você coloca o joelho em cima da coxa do paciente Ai você coloca a mão no peito dela apresenta ela a você , como se você quisesse derrubar ela , depois você vai parafusar a sua mão no ialiaco e vai manipular pra você Inspira, Solta o a ar e vaaiiiiiiiiiii 5- Musculo emergia pra corrigir rotação de curva lombar Pra avaliar você faz o mitchel teste DD pega nas cristas ilíacas e trás sua mão como se tivesse puxando elas, vai cair no espaço Inter espinhal, sobe a espinhosa e desloca o dedo pra o lado mobiliza de um lado e do outro coloca em esfinge depois em Maomé (vai pra trás do paciente) Quando você encontrar a posterioridade você faz insfinge e mobiliza Depois Maomé e mobiliza Onde aceitar mais é a lesão - se tem uma posterioridade pra direita você roda pra esquerda Paciente senta e deita sem tirar as pernas da posição e coloca o braço fora da maca Você aciona o musculo pra ele trazer a vertebra para anterior , você se coloca na frente dela de lado, sentado , colocar os membros em cima de você, colocar o dedo onde está a posterioridade Pede pra o paciente fazer força pra cima , mantem, mantem, mantem, relaxa e você ganha (coloca o membro pra baixo ) Pede força novamente, mantem, mantem, mantem relaxa e ganha E pela terceira vez força pra cima , mantem, mantem, mantem e ganha Isso vai pegar a vertebra que ta rodada em posteriodade e levala para pra anterioridade.

2776 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Documentos semelhantes

Sucessão Testamentária RESUMO

Palavras: 3025

Páginas: 11

PIM II - Vivo SA Unip

Palavras: 4125

Páginas: 15

PIM I - Turismo

Palavras: 3850

Páginas: 14

PIM VII - GESTÃO PÚBLICA

Palavras: 4950

Páginas: 18

PIM III - GESTÃO PÚBLICA

Palavras: 4950

Páginas: 18

HISTÓRIA - A LEI DO VENTRE LIVRE

Palavras: 11000

Páginas: 40