Apostila completa de anatomia
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Enfermagem
Tipos de tecido muscular. Eixos anatômicos. Classificação dos músculos. Movimentos do corpo humano. Músculos da face. Músculos do membro superior. Sistema cardiovascular Circulação pulmonar e sistêmica. Articulações Sangue. Articulações fibrosas. Coração. Timo. Amígdalas (tonsilas palatinas). Sistema respiratório Sistema nervoso Nariz. Sistema nervoso central. Faringe. Sistema endócrino Sistema imunológico Hipófise. Leucócitos. Tireoide. Linfócitos. Glândulas paratireoides. Esôfago. Estômago. Intestino delgado. Intestino grosso. Órgãos anexos. Perpendicular ao Plano Sagital. Eixo Longitudinal: De cima para baixo (ou viceversa). Perpendicular ao Plano Horizontal ou Transversal. Planos Anatômicos Plano Sagital: Divide o corpo em direita e esquerda. Movimentos do corpo humano Plano Frontal ou Coronal: Divide o corpo em Abdução: Afasta o membro do plano mediano.
Principais ossos do neurocrânio Occipital, Esfenoide, Parietal, Temporal, Frontal e Etmoide. Ossos do membro superior Os ossos do membro superior podem ser divididos em quatro segmentos: Ossos da face Lacrimal, Vômer, Maxila Nasal, Palatino, Zigomático, Mandíbula e Concha nasal inferior. Clavícula Localizada acima da primeira costela. Apresenta duas extremidades, duas faces e duas bordas. Coluna Vertebral A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix. Apresenta duas epífises e uma diáfise. Ossos do membro inferior Os ossos do membro inferior podem ser divididos em quatro segmentos: Tíbia Localizada na perna. Apresenta duas epífises e uma diáfise. Fíbula Localizada póstero-lateralmente à tíbia. Serve principalmente para fixação de músculos. Articulações sinoviais (móveis) As superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial.
Características básicas: cartilagem articular, cápsula articular e cavidade articular. cartilagem articular As superfícies articulares são lisas, polidas e de cor esbranquiçada. A cartilagem articular é avascular e não possui inervação. cápsula articular É uma membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial como um manguito. Cartilagem → Ossos Pneumáticos: Presença de cavidades com A cartilagem é um tecido resistente. Não tem vasos sanguíneos e nem linfáticos e não recebe nervos. ar, cuja função é atuar na fala. Exemplos: Frontal, Maxilar, Esfenóide. Ossos São estruturas rígidas e que possuem várias formas. Funções dos músculos Produção dos Movimentos Corporais; Estabilização das Posições Corporais; Regulação do Volume dos Órgãos; Movimento de Substâncias dentro do Corpo; Produção de Calor.
Tipos de tecido muscular Músculos Estriados Esqueléticos Movimentos fortes e voluntários. Músculo Liso ou Não-estriado Se localiza dentro de órgãos. Músculo Estriado Cardíaco Exclusivo do coração. Classificação dos Músculos Quanto a situação: Superficiais ou Cutâneos: localizados na cabeça, pescoço e na mão. Antagonistas: se opõem à ação dos agonistas. Sinergistas: dão estabilidade às articulações. Fixadores: estabilizam a ação do agonista. Músculos da face 11 Músculos do pescoço 12 Músculos do tórax Músculos do abdome 13 Músculos do dorso Músculos do membro inferior 14 Músculos do membro superior 15 Sistema cardiovascular A função básica do sistema cardiovascular é levar CAMADAS DA PAREDE CARDÍACA oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios às Epicárdio: células.
Consiste em: Sangue, coração e vasos sanguíneos. Margens Margem Direita; Margem Inferior; Margem Esquerda; Margem Superior. Coração O lado direito do coração é maior, porém menos calibrado. O lado esquerdo é menor e mais calibrado. Interior Sístole e Diástole Câmaras: A sístole é o movimento de contração. A diástole é O coração possui quatro câmaras: dois átrios o movimento de relaxamento. Sistema Linfático Os órgãos linfáticos são responsáveis pela produção dos linfócitos. Baço Localizado atrás do estômago. É responsável pela defesa do organismo e exerce as seguintes funções: produção linfócitos e hemácias, armazenamento de sangue e liberação de hormônios. Funções → Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais; → Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório; → Produção de células imunes.
Timo É um órgão localizado na cavidade torácica, próximo do coração. Traqueia Localizada abaixo da laringe. É formada anéis cartilaginosos que a mantêm aberta. Brônquios São duas ramificações da traqueia que se ramificam e dão origem aos bronquíolos. Nariz É por onde o ar entra no corpo. Os pelos no interior do nariz filtram o ar. Promove os movimentos respiratórios. Localizado acima do estômago. Funções da laringe: Atua como passagem para o ar durante a respiração; Produz som; Impede que o alimento entre nas estruturas respiratórias. Sistema Imunológico Sistema de desefa do corpo. Representado pelas Os órgãos do sistema imunológico são divididos em: células brancas, os leucócitos. produzir anticorpos. → Basófilos: combatem alergias.
→ Fagócitos: realizam fagocitose de patógenos. Sinais flogisticos: → Monócitos: penetram os tecidos para os defender dos patógenos. Linfócitos Existem os linfócitos B e linfócitos T. O estômago é divido em: Cárdia, Fundo, Corpo e Piloro. Intestino delgado É onde ocorre a principal parte da digestão. Se divide em três partes: duodeno, jejuno e íleo. Boca Nela acontece a primeira parte do processo digestivo. Transforma os alimentos os em bolo alimentar. Ceco O bolo fecal passa pelo cólon ascendente, depois pelo transverso e depois ao descendente. Colo É o segmento que se prolonga do ceco até o ânus. Reto Vesícula Biliar Localizada na fossa da vesícula biliar. É a parte final do intestino grosso. Pâncreas Órgãos Anexos Dividido em cabeça, corpo e cauda.
Rim Localizados acima da cintura, um de cada lado da coluna vertebral. Ureteres São dois tubos de aproximadamente 20 cm de comprimento. Conduzem a urina para a bexiga. Bexiga Reserva temporáriamente a urina. O esfíncter fica na parte inferior da bexiga e fecha a uretra e controla a micção. Dividido em duas partes: Córtex (externo): sustância cinzenta Região interna: substância branca • Regulador da homeostase corporal • Temperatura • Apetite • Balanço hídrico • Controle da hipófise e outras glândulas Tronco encefálico Dá sustentação ao corpo. É dividido em 3 partes: Bulbo – Controle dos batimentos cardíacos, controle dos movimentos respiratórios e controle da deglutição (engolir). Ponte – Manutenção da postura corporal, equilíbrio do corpo e tônus muscular. Mesencéfalo – Recepção e coordenação da contração muscular e postura corporal.
Neurônios sensoriais: levam informações externas para o sistema nervoso central (percebem a Cerebelo Responsável pelo equilíbrio do corpo, tônus e vigor muscular, orientação espacial e coordenação dos movimentos. Dura-máter (mais externa); 2. Aracnoide; 3. Pia-máter (mais próxima do cérebro; mais fina). Sistema nervoso periférico (SNP) Constituído por nervos, gânglios e terminações nervosas. Nervos Formados pelo corpo celular, dendritos e axônios. Produzem a adrenalina. Os efeitos da adrenalina no organismo são: → Taquicardia; → Aumento da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue; → Contração dos vasos sanguíneos da pele; Pâncreas Localizado na parte superior do abdome. Produz hormônios (insulina e o glucagon) e também o suco pancreático. Gônadas As gônadas são os ovários e os testículos.
Essas gônadas produzem os gametas (óvulos e espermatozoides) e também secretam hormônios. Na idade adulta diminui de tamanho, pois tem suas funções reduzidas.
100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes