APLICABILIDADE DA MOTIVAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DE UM GRUPO FRENTE AOS OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Finanças

Documento 1

 Compreender como à aplicabilidade é executada por administradores e psicólogos nas organizações, como atingir bons níveis de satisfação fazendo os colaboradores mais entusiasmados e otimistas em relação sua atividade. Esta pesquisa demonstrará o quão é importante ter pessoas motivadas em sua empresa, maximizando as chances de sucesso e sobrevivência num mercado altamente competitivo. A análise foi feita por diversos livros e sites onde se buscou os principais fatores que somam para a motivação dos funcionários dentro das empresas, diante de um mundo corporativo altamente disputado é fundamental ter em sua empresa pessoas motivadas para alcançar as metas estipuladas, a fim de superar todas as expectativas. Essa filosofia é a descoberta sobre as necessidades e desejos de cada colaborador e que a organização será melhor quando o homem que nela atua for cada vez mais valorizado e motivado.

Palavras-Chaves: Motivação, Resultados, Organização. As de segurança são direcionadas à proteção contra alguma ameaça real ou, até mesmo, imaginária, como o salário, casa própria, emprego. As secundárias são as sociais, a estima e autorrealização. A necessidade de permanecer em um grupo, ser reconhecido, ter prestígio. Esta teoria está ligada ao próprio potencial do ser humano, pois muitas vezes enfrenta tarefas desafiadoras para chegar ao topo da hierarquia O estudo direcionado à motivação teve início há décadas, pesquisadores estudaram e estudam o comportamento do ser humano nas empresas, sendo que o sucesso ou fracasso da organização dependerá exclusivamente da motivação de seus colaboradores. Falar de motivação para alcançar resultados nos dias atuais é muito comum e entende-se que esta deve partir inicialmente do líder.

Poderá ser útil para que os lideres aprimorem seus atributos e consequentemente motive seu grupo a fim de alcançar objetivos pré-estabelecidos, o estudo dessas teorias beneficia o trabalho no sentido de melhorar o desempenho. Um funcionário motivado tende a desenvolver melhor suas funções, ao ser reconhecido e valorizado pela organização onde trabalha. Para Bergamini (2008), a motivação é constante, infinita, flutuante e complexa. Buscar o comprometimento de seus funcionários não é uma tarefa fácil, jamais poderá ser comprado, isso dará pela força de vontade do mesmo, com a sua dedicação, suas metas pessoais, seus objetivos de vida. Portanto, A realização pessoal, o desejo de atingir seus objetivos, ser reconhecido e valorizado são alguns sinais mais conhecidos que motivam o ser humano.

A palavra motivação tem origem na palavra latina movere, que significa mover. De acordo com Bergamini (1997), “essa origem da palavra encerra a noção de dinâmica ou de ação que é a principal tônica dessa função particular da vida psíquica”. A autora acredita que “O caráter motivacional do psiquismo humano abrange [. os diferentes aspectos que são inerentes ao processo, por meio do qual o comportamento das pessoas pode ser ativado”. A motivação, que antigamente se dava somente através de remuneração para os funcionários e lucros para a empresa, é um dos fatores motivacionais mais estudados na atualidade e conceituada por vários autores. Já reparou quando você entra no seu carro e liga seu aparelho de som como a sua motivação será estimulada pela música, isso é um exemplo de estímulo.

David McClelland(1961) desenvolveu a teoria das necessidades sociais, nela o autor descreve que nós seres humanos somos motivados por três necessidades básicas, são elas: a necessidade de realização, necessidade de poder e necessidade de associação. Essas necessidades são desenvolvidas pelo indivíduo a partir da sua experiência de vida e de suas interações com outros indivíduos e com o ambiente. Essas necessidades existem, em graus diferentes, em todos os indivíduos, de forma que a hierarquia das necessidades seja individual. Assim, a forma de atuação de um indivíduo no trabalho será determinada pelo quanto o indivíduo é forte ou fraco em cada um desses três tipos de necessidades. REGO & JESUINO, 2002); (SOUZA, 2001). A necessidade de poder vem do desejo de ter impacto, de ser forte e influenciar as pessoas (McCLELLAND, 1997), em outras palavras, vem da necessidade de fazer os outros se comportarem de uma maneira que não fariam naturalmente.

As pessoas, as quais possuem essa necessidade em alta, gostam de estar no comando. Buscam a influência sobre os outros, preferem estar em situações competitivas e de status e tendem a se preocupar mais com o prestígio e a influência do que propriamente com o desempenho eficaz (ROBBINS, 2002) e sentem-se atraídos por riscos elevados (REGO & JESUINO, 2002). E por fim a necessidade de afiliação que vem do desejo de possuir relacionamentos interpessoais agradáveis e estar bem com todo mundo. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico. A análise motivacional procura identificar determinados objetivos para cujo atendimento o ser humano gasta suas energias e esforços. As pessoas são diferentes no que diz respeito a motivação: as necessidades variam de indivíduo para indivíduo, produzindo diferentes padrões de comportamento; os valores sociais também são diferentes; as capacidades para atingir os objetivos são igualmente diferentes.

Existem três suposições inter-relacionadas sobre comportamento: O comportamento é causado: existe uma causalidade do comportamento. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos; O comportamento é motivado: o comportamento não é casual nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo; O comportamento é orientado para os objetivos: subjacente a todo comportamento existe sempre um ‘impulso’, um ‘desejo’, uma ‘necessidade’, uma ‘tendência’, expressões que servem para designar os ‘motivos’ do comportamento. A motivação pode ser conceituada, também, como “o desejo do inconsciente de obter algo” ou como “impulso para a satisfação, em geral visando o crescimento e desenvolvimento pessoal e, como consequência o organizacional”. Assim, o grau de satisfação e motivação de uma pessoa é uma questão de que pode afetar a harmonia e a estabilidade psicológica dentro do local de trabalho.

BATISTA, 2005). Frederick Irving Herzberg elaborou a teoria relacionada com o nível de rendimento dos colaboradores, defendeu a tese que iria variar de acordo com sua satisfação no trabalho. Sua motivação ou desmotivação iria influenciar nos resultados.  Assim sendo, os fatores motivacionais estão sobre controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Os fatores motivacionais envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de autorreavaliação e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho. FATORES HIGIÊNICOS São fatores que estão ligados ao que a empresa pode oferecer no ambiente físico e corporativo. Se ausentes, causam insatisfação, mas quando presentes, apesar de satisfatórios, não causam necessariamente a motivação do funcionário.

Segue alguns deles: salário, relação dos superiores com os demais funcionários, os benefícios, às condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima de relações entre a empresa e as pessoas que nela trabalham, os regulamentos internos, etc. O estudo mostrou que a motivação e a liderança estão ligados, um depende do outro, uma organização que tem um bom líder consequentemente terá funcionários satisfeitos, terá bons resultados. Isso se dá pela boa gestão de um líder que tem como objetivo motivar seus liderados seja financeiramente ou com reconhecimento pessoal. O treinamento e o desenvolvimento de pessoal nas organizações deve ser atitude contínua da empresa e ser utilizado como meio de render à empresa benefícios qualitativos e quantitativos.

Os programas de capacitação realizados de maneira esporádica não mostram bons resultados quanto ao desenvolvimento do ser humano e consequentemente da organização. A política de recompensa motiva não somente a um colaborador, e sim, toda a equipe fazendo assim um fator motivacional para conquistar a recompensa, cada membro daquela equipe vendo àquela premiação, promoção, ou seja, qual for o incentivo trará mais motivação aos demais trazendo a competitividade e, consequentemente mais produtividade gerando mais lucros para a empresa. As empresas sempre colocam líderes com essas habilidades de motivar pessoas, esse profissional terá responsabilidade de mantê-los motivados e também estar motivado, daí surge à necessidade de bons incentivos oferecidos pelas empresas. Com este estudo ficou claro e certo: o indivíduo motivado traz melhores resultados, produz mais, certo disso identificou-se que a motivação exerce mesmo uma grande influência nos resultados organizacionais.

Percebe-se que até agora com tantos estudos em diversas áreas nada se provou, com tantas pesquisas, ainda não encontram um modo certo de usar a motivação nas pessoas, porque cada ser humano é diferente um do outro, isso se dá pela diversidade de etnias, culturas e a história. Sendo que para alguns motivação é o dinheiro já para outros à religião é predominante para motivá-los, dificultando em muito a definição exata da motivação para os seres humanos. Cada ser humano manifesta sua forma de ser, cada um tem uma motivação diferente uma do outro, não somos iguais, isso é o grande desafio de estudiosos e pesquisadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. ed. Barueri, SP: Manole, 2009. Fundamentos de metodologia científica.

Ed. São Paulo: Atlas, 2010. MAXIMIANO, A. C. scielo. gpeari. mctes. pt/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000200005&lang=pt - Acesso em 10 Nov.

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